Escrito por ilegra,

6 minutos de leitura

Google Drive e Meet com novas funcionalidades para aumentar ainda mais a colaboração

Visualizar até 49 pessoas simultâneas e utilizar Jamboard em encontros no Meet são duas alterações que buscam ampliar a conexão em reuniões online.

Compartilhe este post:

Bem-vindos!

Recentemente, Google promoveu mudanças no Drive que facilitam ainda mais o trabalho colaborativo, permitindo inclusive que contas que não são Google editem e interajam em arquivos compartilhados, sem diminuir a segurança das informações. Além disso, melhorias no Meet aproximam ainda mais os encontros virtuais, facilitando conversação, foco e até a visualização das pessoas.

Destacamos a seguir algumas modificações importantes e que já estão sendo disponibilizados para os usuários G Suite.

Sessões de troca de ideias colaborativas, com a integração do quadro branco digital no Google Meet

Com a nova integração do Google Jamboard ao Google Meet, será possível criar ou abrir um Jam em uma videochamada do Meet. Você poderá usar o quadro virtualmente para trocar ideias com colegas de trabalho ou alunos em tempo real, mesmo quando não estiver na mesma sala.

Também será possível salvar e compartilhar o conteúdo e continuar usando o quadro branco a qualquer hora no Jamboard.

 

Importante: Você só poderá iniciar ou abrir um quadro branco durante uma videochamada do Meet se estiver usando um computador. Quem estiver usando um dispositivo móvel ou tablet receberá um link para um arquivo e será direcionado para o aplicativo Jamboard.

A integração está sendo implementada para todos os clientes G Suite, desde 22 de setembro.

Compartilhamento de pastas em drives compartilhados

Essa opção permite que equipes e organizações armazenem, acessem e colaborem em arquivos. Com esse lançamento, você pode compartilhar uma pasta específica com outros usuários ou fazer upgrade do acesso dos participantes para eles terem mais permissões em algumas pastas nos drives compartilhados.

No anúncio da versão Beta, veja mais detalhes e exemplos sobre como usar o recurso.

Algumas atualizações e lembretes da postagem sobre a versão Beta:

  • Função de comentarista disponível no Meu Drive: para alinhar o Meu Drive e os drives compartilhados, as funções de comentarista estarão disponíveis para as pastas no Meu Drive. Anteriormente, apenas as funções de leitor e editor estavam disponíveis.
  • A função de administrador é necessária para migrar pastas entre drives compartilhados: a migração de pastas entre drives compartilhados só pode ser feita por usuários que são administradores nos locais de origem e de destino.
  • Indisponível para os clientes do G Suite Basic.

 

Encontros com 49 pessoas (incluindo você) na tela no Google Meet

Sinta-se mais conectado mesmo com a distância e melhore a dinâmica das reuniões com muitos participantes com as opções de layout automático e em mosaico no Google Meet, que permite você ver até 49 pessoas ao mesmo tempo.

Você também pode incluir sua imagem como um bloco na chamada, passando o cursor sobre sua miniatura no canto superior direito, onde a opção de adicionar ou remover sua imagem do mosaico é encontrada. Acesse a Central de Ajuda e saiba como ver sua imagem em uma reunião.

Para mudar o layout, acesse Configurações > Alterar layout.

 

Desfocar o plano de fundo no Google Meet

Para limitar as distrações nas videochamadas, você pode desfocar seu plano de fundo no Google Meet. Quando esse recurso é ativado, o Meet separa sua imagem do plano de fundo de forma inteligente. Você aparece com nitidez, e o que está ao fundo aparece desfocado.

Veja como desfocar seu plano de fundo no Google Meet.

A partir de 13 de outubro de 2020, os itens na lixeira do Google Drive serão excluídos automaticamente após 30 dias

Com a nova política de retenção, qualquer arquivo enviado para a lixeira do Google Drive será excluído automaticamente após 30 dias. Antes, esses itens eram retidos por tempo indefinido até o usuário esvaziar a lixeira.

Essa mudança está alinhada às políticas de outros produtos e serviços do G Suite, como o Gmail. Assim, o funcionamento dos produtos do G Suite será consistente e previsível para os usuários, e os itens enviados para a lixeira serão realmente excluídos conforme esperado.

Observações sobre mudanças de políticas

  • Os administradores podem restaurar os itens excluídos da lixeira por até 25 dias para usuários ativos.
  • As políticas de retenção definidas pelos administradores no Google Vault não são afetadas por essa mudança, a menos que elas se tornem obsoletas ou desnecessárias. Saiba mais sobre as regras de retenção para o Drive.
  • Essas mudanças afetam os itens enviados para a lixeira de qualquer dispositivo e plataforma.
  • Os arquivos excluídos do Drive File Stream serão limpos da lixeira do sistema após 30 dias. O funcionamento do Backup e sincronização não mudará.
  • Os arquivos na lixeira dos drives compartilhados já são excluídos automaticamente após 30 dias.
  • Os itens na lixeira continuam sendo contabilizados na cota.

 

Nova interface dos apps Google Meet para dispositivos móveis

A interface do usuário (IU) dos apps Google Meet para Android e iOS está sendo atualizada. A nova IU será igual à experiência de reunião no app Gmail.

A nova interface dos apps Google Meet para dispositivos móveis.

 

Além do layout, o botão “Nova reunião” também foi incluído. Quando você tocar nesse botão, verá três opções:

  • Acessar as informações sobre como participar da reunião para compartilhar com outras pessoas
  • Iniciar uma reunião no Meet instantaneamente
  • Programar uma nova reunião no Google Agenda

 

Novas opções para reuniões nos apps Google Meet para dispositivos móveis.

 

Edição de arquivos do Office no Android com colaboração do G Suite

Google agora disponibiliza a Edição de arquivos do Office para Android. Assim, você tem acesso aos recursos de colaboração e atendimento assistido do G Suite em seus arquivos do Microsoft Office quando usa um dispositivo Android. Esse recurso já disponível na Web. A integração permite:

  • editar, comentar e colaborar nos arquivos do Microsoft Office com as ferramentas avançadas de colaboração em tempo real no Documentos, no Planilhas e no Apresentações Google;
  • melhora as opções e os controles de compartilhamento, além de reduzir a necessidade de download e envio de anexos por e-mail;
  • otimiza os fluxos de trabalho, por exigir menos conversões de tipos de arquivos.

 

A Edição de arquivos do Office substituirá o QuickOffice (também chamado de Modo de compatibilidade com o Office), que tem funcionalidades e recursos de colaboração mais limitados. Veja mais informações sobre a Edição de arquivos do Office no nosso anúncio na Web.

Visualização de confirmações de leitura nas mensagens diretas do Google Chat

Você também poderá ver quando as mensagens diretas do Google Chat foram visualizadas. Essa mudança só aparecerá nas janelas de chat ativas de conversas com uma única pessoa nas versões para Android, iOS e Web. Nessas mensagens, você verá o avatar da pessoa com quem está conversando à direita da última mensagem que ela visualizou.

Veja quando sua mensagem do Google Chat foi lida.

 

Colaboração no Drive, Documentos, Planilhas, Apresentações e Sites com pessoas que não têm uma Conta do Google

Compartilhe itens com contas que não são do Google, e essas contas poderão ver, comentar ou editar conteúdo no Drive, Documentos, Planilhas, Apresentações e Sites usando um código PIN seguro. Assim, os usuários na sua organização poderão enviar convites de compartilhamento, facilitando a colaboração sem colocar a segurança em risco.

O compartilhamento com visitantes será controlado por novas configurações em Admin Console > Apps > G Suite > Drive e Documentos > Configurações de compartilhamento.

Vantagens:

  • Colaboração avançada, incluindo comentários, edições e outros itens, com qualquer pessoa com quem você precise trabalhar, mesmo que essa pessoa não tenha uma Conta do Google.
  • Registro de auditoria da colaboração com visitantes, para monitorar e gravar todas as interações
  • Possibilidade de revogar o acesso e remover colaboradores conforme necessário.
  • Redução da necessidade de fazer downloads, enviar e-mails ou criar arquivos separados para trabalhar com usuários externos que não tenham uma Conta do Google.
  • Se o visitante criar uma conta do G Suite com o endereço de e-mail, a colaboração e o histórico de atividade serão preservados.

Disponível para os clientes do G Suite Business, G Suite Enterprise, G Suite for Education, G Suite Enterprise for Education, G Suite para organizações sem fins lucrativos e G Suite Essentials.

 

Esperamos que as notícias deste mês ajudem você e sua equipe a levar o melhor das ferramentas G Suite para toda a empresa durante sua jornada de transformação digital. É possível acompanhar estas e muitas outras novidades pelo blog oficial G Suite Updates, clicando aqui.

Caso tenha interesse em treinamentos, serviços ou simplesmente queira conhecer mais sobre o que o G Suite pode fazer por você, entre em contato conosco.

Até a próxima!

Compartilhe este post: