Arquitetura e Tuning no e-commerce da Dimed/ Panvel

case-destaque-dimedCliente:

O Grupo Dimed Panvel é composto por uma das maiores distribuidoras de medicamentos e perfumaria do Brasil e a maior rede de farmácias da Região Sul.

Desafio:

Administrar mais de 6Tb de informações compreendendo as bases corporativas que suportam todos os negócios da Dimed/Panvel, além da base central usada nas vendas online e nas 300 farmácias da rede.

O que foi feito:

-Implantação do modelo “DBA as a Service” para administração dos bancos de dados do Grupo DIMED/Panvel, com equipe e processos prontos para atendimento 24x7x365 e SLAs que atendessem os requisitos do negócio, ambos garantidos através da utilização de processos formais baseados em ITIL (Boas práticas para serviços de T.I.). O serviço é realizado de forma ininterrupta e com escalabilidade transparente.

– Avaliação e otimização de licenciamento Oracle e trabalho na estabilização e melhoria de performance. Realização de projeto de atualização tecnológica com a migração do banco de dados da versão 9i para 11g, cujo fabricante é a Oracle.

– Realização de um projeto de contingência em nível de storage, etapa anterior ao projeto Real Application Cluster (RAC).

Resultado:

Diminuição nos custos operacionais de administração do ambiente; aumento na disponibilidade de funcionalidades na camada de banco para as aplicações; estabilidade dos serviços pelo uso de uma plataforma toda homologada e certificada pelos fabricantes; melhoria de performance com melhor uso de cachê.