ATP incrementa ambiente tecnológico com ilegra

04-02-14-ATP

Resultados impactaram positivamente no sistema TRI de bilhetagem eletrônica de Porto Alegre

O ano de 2014 começou com novidades na Associação dos Transportadores de Passageiros de Porto Alegre (ATP). A ilegra participou do projeto de incremento tecnológico no ambiente de TI da ATP, realizando atividades relacionadas à base de dados Oracle. Esta etapa, executada entre setembro e dezembro de 2013, faz parte do planejamento da empresa para que o sistema TRI possa evoluir ainda mais nos próximos anos. As melhorias geraram resultados positivos para passageiros regulares, funcionários de empresas de transporte, trabalhadores, idosos e estudantes.

Como parte do projeto, realizou-se a migração de plataforma RISC para CISC, upgrade da base Oracle e migração de storage, que geraram ganho de performance do sistema usado por mais de um milhão de pessoas. O TRI engloba também o sistema de bilhetagem SIM do Trensurb. O sistema suporta todo processo de vendas de créditos para os cartões, bem como seu uso nos equipamentos dos ônibus, lotações e estações da Trensurb, e estas atividades utilizam a mesma base de dados e infraestrutura de informação. Um diferencial que garante a segurança das informações foi a criação de um banco de dados de contingência, no qual todas as transações são replicadas. No caso de um problema grave no sistema de produção, que já possui uma grande tolerância a falhas, as informações estarão salvas e os sistemas continuarão em operação.

Segundo Paul Kullack, gerente de infraestrutura de TI da ATP, agora as operações que dão conta das cargas unitárias nos terminais de vendas  e os processos de recarga das empresas para os funcionários estão mais rápidas e seguras. As atividades internas do TRI, como processamento de dados dos pedidos, obtiveram ganho de performance e impactaram na agilidade dos colaboradores. Desta forma, a geração de créditos nos últimos dias do mês, momento de pico, que antes durava em torno de 7 horas agora leva menos de 2 horas.

Paul Kullack participou da implantação do sistema TRI desde o início em 2006, da modelagem de negócio, escolha de fornecedores, tecnologias e definição de processos, até a operação iniciada em 2008. “Além desse projeto outras melhorias  estão previstas para o ano e o ambiente de TI agora está mais estruturado para suportar  grandes evoluções futuras. Desde o início sempre contamos com a parceria da ilegra e o projeto veio coroar esta relação”. Hoje a ATP conta com a ilegra nos serviços de monitoramento 24×7, suporte e infraestrutura.