Como crescer e engajar consumidores com apps mobile?

Convencer consumidores a baixarem seu aplicativo é difícil, mas perder o engajamento com essa ferramenta é fácil. Segundo pesquisa da Flurry, depois de realizar o download de um app, 25% das pessoas o utilizam somente uma vez e mais da metade encerra o uso depois de três meses.

Se um app para dispositivos móveis faz parte do seus planos de negócio, é importante estabelecer um caminho para a conversão – uma que seu público adote em poucas semanas. Usuários que não se engajarem ao seu serviço de forma rápida provavelmente irão desinstalar o app e esquecê-lo para sempre. Confira algumas dicas:

1. Construa confianças
Novos usuários de dispositivos móveis precisam entender o valor do app. Por que preciso baixá-lo? Entregue uma boa impressão com uma página informativa (uma tela extra na primeira vez que o usuário abrir o app). Envie notificações informativas que destaquem as vantagens em obter o app.

2. Entregue valor para encorajar engajamento
Cultive o engajamento e retenção do usuário ao mandar mensagens de marketing com conteúdo relevante. Recomendações personalizadas oferecem valor para os consumidores e tornam a experiência mais rica.

Para isso, utilize demográfico combinados com comportamento para segmentar a audiência.

3. Provoque urgência para direcionar a conversão mobile
Uma vez que os usuários estejam engajados com sua marca, comece a encorajá-los a efetuar uma compra. Dados da Mobile Marketing Watch mostram que 48% dos usuários globais consideram o mobile como um ponto fundamental para as decisões de compra.

Desenvolva uma estratégia robusta que incorpore o comportamento do consumidor em tempo real e invista no push e mensagens in app para encorajar essas decisões.

4. Ofereça provas sociais para cultivar a lealdade

Encoraje os usuários a compartilhar conteúdo da marca nas redes sociais. É uma ótima maneira de transformar esse público em advogados da marca, e gerar crescimento orgânico em sua comunidade. Considere uma campanha VIP ou uma promoção para encorajar os consumidores a divulgarem a mensagem aos amigos.

5. Encontre o ritmo certo para reter usuários
Conforme você continuar a engajar os consumidores no mobile, invista em mensagens personalizadas para acomodar de acordo com o horário de preferência dos usuários. Veja o número de desinstalações e compare com a receita resultante de cada mensagem enviada – então você terá certeza de que as mensagens por push não estão aborrecendo seus consumidores.

Fonte: Proxxima