Dimed investe em performance para vendas on-line

02-12-13-DimedPara garantir o sucesso do lançamento de seu site de vendas on-line, a Dimed, distribuidora de medicamentos na região Sul, apostou em um projeto de tuning realizado pela ilegra, empresa especializada em soluções de TI, com duração de 2 semanas. Devido ao grande volume de acessos esperados no site após sua estreia, foi necessária a otimização da performance para viabilizar a venda de produtos aos mais de 9 mil clientes de varejo em média. A ilegra foi escolhida pela sua expertise na área e também por administrar o banco de dados da Dimed há quase 3 anos.

O novo projeto do e-commerce da Dimed partiu do existente, portal que continha apenas serviços para os clientes. A atualização possibilitou a busca de dados dos produtos, ver em tempo real o estoque e fazer uma solicitação única para todas as lojas, além de acompanhar o status do pedido. A otimização do sistema foi essencial para o lançamento, segundo Geovani  Scalcon, Coordenador de TI da Dimed. “O portal tem o objetivo de aumentar em 10% os atuais 80% de volume de pedidos eletrônicos da empresa. O objetivo é agregar facilidades aos clientes garantindo e superando o nível de serviço atual”completa Scalcon.

Rodrigo Schinoff Oliveira, supervisor do atacado, comercial e logística, responsável pelo projeto, relata que a otimização teve como procedimento pesquisas diretas com usuários, utilizando a percepção dos clientes que já conheciam o site. Após a atualização para o portal e-commerce, foi necessário o mapeamento dos pontos críticos em questão do tempo de resposta. O resultado em ganho total de tempo, na performance de alguns processos do site resultou em melhora de até 5 vezes maior. A intenção é que o e-commerce da Dimed passe a ser referência de venda eletrônica da empresa e os ganhos percebidos, segundo Scalcon, são o aumento de venda, a facilidade de navegação e a satisfação do cliente.

A ilegra é parceira da Dimed em suporte de banco de dados há anos. “Já trabalhamos com a ilegra e conhecíamos o potencial de otimização de tuning” finaliza Scalcon. Estes tipos de projetos, que impactam no negócio do cliente e na experiência final do usuário são satisfatórios para a ilegra, pois é possível ver o resultado convertido em resultados (vendas).