E-commerce em nuvem: Vertis oferece plataforma na Amazon com apoio da ilegra

case-destaque-Vertis

 A Vertis, empresa de serviços e soluções em e-commerce, migrou seus programas e aplicações para o modelo Software as a Service – SaaS na nuvem na Amazon Web Services com a ilegra, empresa de negócios e TI. O projeto da migração durou 6 meses, com uma migração transparente para a empresa. Como estratégia, a companhia pretende levar a solução para os nichos diferentes de clientes.

O mercado de e-commerce brasileiro está cada vez mais aquecido – em 2014 houve um crescimento de 24% na comparação com o ano anterior, com faturamento de R$ 35,8 bilhões – o volume de pedidos feitos via internet chegou a 103,4 milhões, resultado 17% superior ao de 2013*. Neste panorama, as plataformas de comércio eletrônico necessitam de sistemas que tenham alta disponibilidade, devido à quantidade de vendas que podem ser perdidas para concorrentes, se o sistema/site estiver indisponível. Para suportar alto número de acessos, os sistemas devem ter boas plataformas, e a proposta da nuvem atende esta demanda.

A Vertis oferece seus sistemas na nuvem, em formato de SaaS, para grandes e-commerces de varejo e também empresas de B2B (empresas que vendem para empresas). Como vantagens, a cloud computing oferece uma alta disponibilidade a um custo que representa uma fração da solução semelhante utilizando servidores dedicados. Para Christian Vidigal Guimarães, diretor da Vertis, entre outras vantagens, pode-se citar a escalabilidade, suporte a picos de demanda, flexibilidade, redução de custos e prevenção de problemas ativa, arquiteturas de alta disponibilidade a preços acessíveis e segurança para os dados.

A aposta nesse serviço começou com a percepção do mercado da empresa. A parceria com a ilegra foi devido à uma indicação de um cliente da Vertis. “A ilegra operou um tuning de banco de dados no nosso cliente demonstrando competência. Trabalhamos com empresas que solucionam problemas de forma efetiva e foi a capacidade técnica que a ilegra mostrou. Decidimos por ela para implementar e gerir o novo serviço, o sistema de e-commerce em nuvem”, afirmou Guimarães. A parceria com a ilegra apoia na operação e sustentação, com a disponibilização da infraestrutura dos sistemas na nuvem. Como futuro da parceria, há expectativa de evoluir o produto com as melhores tecnologias disponíveis. “Há a necessidade de criar a cultura da nuvem nos ambientes corporativos de TI para que as empresas também enxerguem as vantagens deste produto.” finaliza Guimarães.

A empresa ajuda seus clientes através do “ilegra cloud services” a otimizar os investimentos com infraestrutura computacional por meio de soluções de cloud computing. O serviço compreende vários níveis no processo de uso de recurso na cloud: consultoria, transição, sustentação e monitoramento, implantação/ deploy e administração e gestão. O case Vertis é apenas mais uma de nossas experiências em que além da parte técnica, o negócio do cliente é otimizado com soluções que geram economia proporcional a utilização e performance por demanda.

*(Relatório WebShoppers, realizado pela E-Bit, 2015)