Hoepers turbina recuperação de crédito com Oracle RAC on Extended Distance Clusters

noticia-hoepers28-05-13Projeto executado pela ilegra reduz em 50% o tempo total de execução de realocação e importações de dados.

Está em operação na Hoepers S.A, uma das maiores empresas de recuperação de créditos e ativos financeiros do país, desde o final de abril a solução de alta disponibilidade conhecida como Oracle RAC on Extended Distance Clusters. O projeto foi implementado pela ilegra com o intuito de atualizar a tecnologia do ambiente de banco de dados, reforçar a contingência e aprimorar a performance de aplicações da empresa. A solução se deu por meio da atualização do hardware e mudanças na estrutura física e virtual do ambiente tecnológico.

Segundo Paulo Retamozo, gerente de TI da Hoepers, como os principais clientes da empresa são instituições bancárias, o investimento em segurança e tecnologia é constante. As 13 unidades da Hoepers fazem a cobertura operacional em todo o Brasil e conectam-se por rede ao sistema localizado na sede de Porto Alegre. Segundo Retamozo “No negócio de cobrança as transações não podem parar, se os núcleos de cobrança tiverem perda de execução, a entrada de lucros é prejudicada”. O projeto desenvolvido em parceria com a ilegra beneficia a performance destas aplicações, que chegam a ter acessos simultâneos de 1.300 usuários.

A solução implementada pela ilegra contempla um Oracle RAC distribuído entre dois datacenters distintos, utilizando um storage em cada garantindo leitura e escrita de ambos durante a operação. Os resultados em um mês de implantação são positivos e estão expressos em ganhos de performance de aplicação como: redução em 50% no tempo total de execução de realocação e importações; redução em 65% no tempo de execução do backup full (Backup Base Oracle) e redução em 70% no tempo de extração dos dados da base operacional. Além destes ganhos há melhoria na produtividade dos usuários do sistema.

Tiago Fontoura, gerente de infraestrutura da Hoepers, satisfeito com a melhoria, diz que como o ambiente está mais complexo, a área de TI está se adaptando com as mudanças. A expectativa é que periodicamente seja feita uma atualização de servidores a fim de acompanhar a evolução da empresa.  “A ilegra, na condição de parceira desde 2004, acompanha as transformações e fornece o serviço completo para que a Hoepers possa alcançar novos patamares mercadológicos”, finaliza Fontoura.