ilegra é uma das Melhores Empresas para Trabalhar no RS

destaque_site_GPTW RS-01-01

A ilegra, empresa de TI e Negócios, foi considerada uma das ‘Melhores Empresas para Trabalhar’ do Rio Grande do Sul, premiação concedida pelo Great Place to Work (GPTW) e Revista Amanhã. Esta é a 11ª vez que a empresa conquista o prêmio, somando as categorias Nacional, regional Rio Grande do Sul e Tecnologia da Informação.  

Estas premiações são resultado de uma estratégia de investimento constante na qualificação e motivação dos cerca de 190 colaboradores, na qualidade do ambiente de trabalho e nas soluções desenvolvidas para os clientes. Na última pesquisa interna de clima, realizada anualmente, o índice de satisfação geral alcançou 86% e os principais pontos positivos destacados pelos colaboradores incluem a qualidade de vida, a flexibilidade de horários e o ambiente descontraído e amigável.

O estudo feito pelo instituto GPTW e Revista AMANHÃ identifica as 40 companhias que oferecem os ambientes de trabalho mais atrativos do Estado com base no nível de confiança dos funcionários em cinco dimensões: Credibilidade, Respeito, Imparcialidade, Orgulho e Camaradagem. Os critérios de avaliação são os mesmos que o GPTW aplica em outros 52 países e se orientam pelos questionários respondidos pelos próprios colaboradores de cada empresa. O resultado permite entender como funciona a rotina dentro das organizações e seu modelo de gerenciamento em recursos humanos.

As principais ações da ilegra são pensadas com foco no colaborador, com o objetivo de promover o engajamento das equipes. De acordo com a gestora de Recursos Humanos da empresa, Cláudia Klamt, a companhia quer que seus funcionários tenham qualidade de vida e também que eles sintam que estão em uma empresa preocupada com seu desenvolvimento profissional.  

Na ilegra, destacam-se ainda os programas internos como o Souilegra, Sou deBoa e Seja +.  O primeiro dissemina a vivência e os valores da empresa. Dentre as ações realizadas em 2015, estão a realização das Reuniões Gerais interativas e colaborativas facilitadas pelos diretores, promovendo a integração de todos, o aniversário da companhia, quando foi desenvolvido o conceito “A nossa vibração que nos faz crescer”. Os colaboradores também foram estimulados a deixar suas marcas e mensagens pela sede da ilegra, através de pintura nas paredes, mostrando o que ela significa para cada um.

O Souilegra trouxe para 2015 também a iniciativa do Let´s Talk, palestras e bate-papos rápidos, que proporciona aos colaboradores saber em primeira mão sobre os novos serviços e produtos desenvolvidos pela empresa, numa imersão nas diversas diretrizes estratégicas da ilegra.

Já o programa Sou deBoa foi desenvolvido para incentivar o bem estar físico, psíquico e social dos colaboradores e o equilíbrio entre o pessoal e profissional. O objetivo é que cada profissional possa refletir sobre suas ações e melhorar o engajamento. Para isso, eles formam um comitê, através dos representantes de área, que contribui e define as principais atividades a serem desenvolvidas. Já foi criado, por exemplo, o Mês do Chopp. Também foram oferecidas massagens terapêuticas e videogames.

Ações de treinamento, desenvolvimento e capacitação técnica permeiam os programas de Aprendizagem Organizacional. O Friday Talk, por exemplo, são palestras que trazem temas de tecnologia ou de interesse dos colaboradores com facilitação da área de desenvolvimento de software. Também há o English For Fun, programa semanal que estimula o reforço do idioma inglês por meio de jogos, músicas ou dinâmica de grupo. De forma presencial ou online, o programa também une os colaborares de São Paulo.

E o incentivo à liderança foi fortalecido no programa Seja+ Líder, que estimula o desenvolvimento comportamental e propicia a construção colaborativa de ferramentas de gestão para os líderes. Já os gestores e diretores participaram do processo de coaching individual e em equipe, além de encontros sobre culturalização e de gestão estratégica.  

“Estar entre os melhores ranqueados no GPTW gera um retorno muito positivo para a empresa. Buscamos consolidar a cultura empreendedora dentro da ilegra  e continuamos investindo forte em capacitação e na integração de todos os níveis da equipe. Acreditamos que a satisfação dos nossos colaboradores gera satisfação de nossos clientes”, finaliza Cláudia.

 

Great Place to Work

Criado no início da década de 1980 nos Estados Unidos, o Instituto Great Place to Work atua em 53 países e, em 2015, realizou a pesquisa com 7 mil empresas em um total de 12 milhões de funcionários consultados. A primeira lista lançada em todo o mundo foi realizada no Brasil (hoje na revista Época), em 1998 nos EUA (na Fortune) e atualmente em mais de 50 países. O principal objetivo da instituição é divulgar os bons exemplos e estimular outras empresas a melhorar seu ambiente de trabalho. O Great Place to Work, presente no Brasil há 19 anos, também oferece serviços de consultoria e treinamento.  Mais informações, acesse o site http://www.greatplacetowork.com.br