ilegra firma parceria com mestrado da Universidade de Bologna

case-destaque-MIEX

Esse ano a ilegra está dando mais um passo importante no seu relacionamento com o meio acadêmico. Fomos convidados pelo Master in International Management – MIEX – para integrarmos o roll de empresas parceiras do curso promovido pela Universidade de Bologna, na Itália, A ilegra se tornou a primeira empresa brasileira a contribuir com os projetos mercadológicos desenvolvidos pelos estudantes, que já conta com organizações mundialmente conhecidas como Siemens, Ferrero, MaxMara, BMW, Barilla, Pirelli e muitas outras.

O primeiro ano do mestrado é ministrado entre a França e a Itália. Já no segundo ano, os alunos tem a possibilidade de escolher um terceiro país para fazerem sua dissertação de mestrado e um projeto prático. O Brasil acaba de se tornar uma das escolhas do programa, através da Escola de Administração EA/UFRGS, Porto Alegre. China, Suécia, México e Rússia já eram opções de mobilidade acadêmica dentro do MIEX.

Além de terem a oportunidade de realizar os semestres letivos do curso em diversos países do mundo, os alunos têm a oportunidade de contar com professores de diversas nacionalidades, como China, Índia, Canadá, Dinamarca, França, África do Sul, Suécia, Inglaterra, entre outros. Essa estrutura de ensino possibilita que os estudantes percebam assuntos atuais sob uma ótica cultural e geográfica muito rica e diversa. Aliado às aulas, o programa proporciona visitas empresariais e projetos em parceria com empresas de diversos ramos, o que torna a aplicação prática do conhecimento muito dinâmica.

O coordenador do programa, Cino Francioni, entende que a contribuição das empresas no processo de ensino cria um ambiente de trocas entre a academia e o mercado, o que faz com que os conhecimentos atuais e boas práticas sejam passíveis de compartilhamento. Segundo Francioni, “Esse é o cenário onde novas oportunidades e desafios podem aflorar dentro do que há de mais atual no mundo acadêmico e profissional, que é o que estamos buscando na nossa recente empreitada no Brasil através da parceria com UFRGS e ilegra”.

Ao avaliar a perspectiva dos estudantes, nota-se que essa experiência contribui muito para o desenvolvimento do perfil profissional dos indivíduos. Lina Krafta – Líder Comercial Sul da ilegra – tem seu título de mestre pelo programa MIEX e comenta que o ambiente proporcionado pelo curso agrega pela “riqueza cultural de viver em três diferentes países, interagir com novos idiomas e aprender sobre culturas muito diferentes da nossa”. Além disso, Lina comenta que o mestrado MIEX “é uma experiência pessoal e profissional que amplia enormemente os horizontes dentro e fora da sala de aula”.

A ilegra entende que o público universitário possui importantes particularidades que demonstram sua importância na sociedade atual. Com mentes abertas, sempre procurando novas formas de olhar diferentes assuntos, serão eles os responsáveis por emplacar no competitivo mercado de trabalho. É por isso que há sete anos a ilegra se relaciona com esse público de forma voluntária, pois acredita no compartilhamento de experiências e na troca de conhecimentos. Através de iniciativas como os Diálogos Unilegra, Pegando Carona e o próprio Blog Unilegra, o programa ilegra nas universidades já impactou mais de 5000 estudantes universitários.