ilegra realiza projeto scagil para o iba, empresa do Grupo Abril

30-04-13-ibaA ilegra, empresa especializada em soluções de TI, realizou no primeiro trimestre de 2013, um trabalho de diagnóstico e soluções escaláveis (scagil) para o iba, loja online de conteúdo digital que faz parte do Grupo Abril. O trabalho realizado pela ilegra contemplou testes de performance e estresse para identificação de gargalos e pontos de melhoria no sistema. O objetivo do projeto foi aprimorar a estabilidade do ambiente de forma que o iba fosse capaz de atender um volume maior de transações, acompanhando o crescimento exponencial previsto para o negócio.

Segundo Tiago Henrique Bona, Manager Technology iba & e-commerce no Grupo Abril,  havia a necessidade de avaliar o desempenho da arquitetura do iba, a fim de preparar o ambiente para picos de acesso de usuários, que ocorrem com frequência com o lançamentos de novos conteúdos. Atualmente, o acervo da loja conta com aproximadamente 15 mil e-books, 30 revistas e 40 jornais, disponíveis nos aplicativos de leituras gratuitos para iPad, tablets e PC.

A equipe multidisciplinar DevOps (Desenvolvimento e Infraestrutura) da ilegra, analisou e identificou melhorias em cenários críticos de aplicações, servidores e banco de dados. “Os gargalos identificados, as soluções criadas e a metodologia utilizada pela equipe scagil da ilegra impactaram positivamente nas áreas de TI e de negócio do iba”, afirma Bona.  A melhoria no ambiente tecnológico possibilitará o crescimento esperado para a plataforma no mercado nacional e internacional.

“Apresentamos um relatório à Abril com conclusões de alto nível – tanto técnicas quanto sob o ponto de vista de negócios”, afirma Ivã Boesing, sócio fundador e diretor de Infraestrutura e Desenvolvimento da ilegra. Essa união de expertises do nosso time em servidores, banco de dados e aplicações permitem que aceitemos desafios como esse do iba, pois acreditamos que a TI deva ser propulsora dos negócios, finaliza Boesing.