Nova era da TI na Embraco: 6 mil contas globais migradas para Google for Work com apoio da ilegra

17-12-14-Embraco-HCM

Projeto integrou as unidades da empresa no Brasil, Estados Unidos, Itália, China, Eslováquia, México e Rússia

 A Embraco, líder mundial em inovação no mercado de compressores herméticos para refrigeração, migrou em 2014 para a ferramenta colaborativa Google Apps for Work. A transição da plataforma de e-mails contemplou 6 mil contas em todos os setores da Embraco na matriz e nas filiais dos Estados Unidos, Itália, China, Eslováquia, México e Rússia. O projeto, que levou quatro meses para ser concluído, foi gerenciado pela equipe de tecnologia da Embraco em parceria com a ilegra, empresa de soluções de negócios e TI.

O objetivo da empresa com a mudança era ter uma ferramenta atual de gestão de e-mails que acelerasse ações e decisões, simplificasse os processos, coletasse recursos para melhorar a eficiência, promovesse agilidade e crescimento, além de manter o nível de segurança, com disponibilidade mais abrangente a qualquer hora em qualquer lugar.

Inicialmente as contas foram migradas para o serviço de mensageria Gmail, utilizando ferramentas como Calendar, agenda on-line, e Hangouts, conversas e vídeo-chamadas por chat online. Estas facilitam a comunicação, colaboração e integração na rotina dos colaboradores. O Human Change Management (HCM), metodologia adaptada pela ilegra, auxiliou a Embraco na mudança e facilitou a integração dos colaboradores.

“O diferencial de todo o projeto foi a comunicação. O Human Change Management utilizando a contínua distribuição de informações para os colaboradores sobre as mudanças que estavam ocorrendo e os próximos passos que seriam dados fez com que a implementação do Google for Works ocorresse de uma maneira tranquila, sem transtornos ou dúvidas entre os funcionários. O HCM fez o que esperávamos dele e até um pouco mais, criando uma atmosfera de expectativa das pessoas pela mudança”, afirma Raul Moreira, diretor de Tecnologia da Informação da Embraco.

O treinamento de mais de 600 funcionários, o auxílio de 350 google guides (funcionários treinados para auxiliar os demais colaboradores na mudança técnica) e a criação de mais de 250 comunicados em diversos idiomas para os colaboradores possibilitaram um go live (dia da migração) de sucesso. Toda a estrutura utilizada proporcionou baixa incidência de problemas que foram rapidamente solucionados, sem nenhum alerta vermelho.

“Além da recomendação da ilegra pela Google, nós selecionamos a empresa por ela ter entendido o desafio que seria realizar a implementação de mais de 6 mil contas de e-mail distribuídas entre funcionários de sete países e idiomas diferentes”, complementa Raul.  

A Embraco, juntamente com a ilegra e Google, tem agora planos para ampliar o uso das ferramentas Google for Work.