Prefeitura de Canoas aprimora a comunicação com os cidadãos usando Google for Work

case-destaque-canoas

 Uma das primeiras Prefeituras gaúchas a adotar softwares em nuvem para a gestão.

 

A empresa de TI da Prefeitura de Canoas, CANOASTEC, migrou o sistema Via-rs para Google Apps com apoio da ilegra. A execução do projeto teve duração de 2 meses, em que foram migradas 3 mil contas das secretarias e autarquias da administração do município.

Ganhadora do Troféu Inovação 2014, reconhecimento máximo do Prêmio Inovação do Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade (PGQP), o Prefeito de Canoas, Jairo Jorge, aposta em soluções colaborativas de gestão e administração. Com as ferramentas Google, o movimento de inovação na Prefeitura vem crescendo e incentivando a colaboração na administração pública. Inicialmente, o foco do projeto foi email corporativo para todos os servidores, portal web de colaboração com Google Sites, rede social corporativa com G+, incluindo todas as ferramentas que permitem gerenciar comunicações, compartilhar e publicar informações, sempre primando agilidade e segurança.

Os aplicativos Google também facilitam a comunicação entre o prefeito e a população no Portal Ágora em Rede, através de recursos como a ferramenta Hangout on Air (que possibilita a realização de videoconferências e seu armazenamento para posterior visualização). Além disso, com os novos recursos tecnológicos, a transmissão de eventos e a realização de pesquisas com a comunidade foram facilitadas. Para José Bueno, Presidente do CANOASTEC, “o projeto de democracia participativa precisava de uma atualização tecnológica na ferramenta. Utilizamos Hangout e agora o Prefeito conversa através da ferramenta com os cidadãos.”

Na visão de Bueno, a prefeitura tem uma característica que é voltada para buscar INOVAÇÂO. “É uma convergência de estratégia e valores da prefeitura e da Google que também é voltada para este objetivo. Canoas busca inovar nas ferramentas de participação do cidadão nas decisões da cidade, nas tecnologias de construção de obras, na gestão e nos serviços públicos. Assim, acreditamos que essas ferramentas vêm para somar na gestão e beneficiar o cidadão canoense” finaliza Bueno.