Rede Bourbon Hotéis & Resorts migra para o Google Apps

24-06-13-BourbonGoogleO jeito brasileiro de hospedar da Rede Bourbon Hotéis & Resorts, rede de hotéis com 50 anos de existência, ficou ainda melhor com a implantação do projeto de colaboração Google Apps for Business. Durante os meses de março e abril a Rede migrou para a ferramenta colaborativa do Google suas 650 contas, englobando as 13 unidades hoteleiras. A migração contou com o apoio da ilegra, certificada da Google Enterprise para a venda de Google Apps no Sul do Brasil.

A iniciativa para a migração surgiu de uma demanda percebida pela TI e apoiada pela presidência da Rede Bourbon, visto a necessidade de aumentar a capacidade de armazenamento dos e-mails, melhorar a satisfação dos usuários, além de atender a outras demandas internas, como ferramentas de chat e videoconferência. Segundo Tiago Dutra, diretor de TI do Grupo Bourbon Hotéis & Resorts, a decisão pelo Google Apps foi tomada pelo conjunto de ferramentas ofertadas, que solucionava as demandas que eram mais críticas para o grupo, além de proporcionar outras ferramentas úteis como calendário, rede social interna, repositório de documentos, aplicação web para construção de sites, entre outras.

Inicialmente o projeto teve foco na substituição do sistema atual de e-mails, proporcionando melhor experiência e resultados otimizados, ainda possibilitando o uso de chat corporativo, agendas compartilhadas, videoconferências, contatos globais, bem como a utilização de colaboração através do Google Docs. Já está avaliada a possibilidade de migração da intranet para o Google Sites, a integração com fornecedores através do Google Drive, treinamentos com Google Videos e Hangouts, fóruns de discussão internos com o Google Groups, além de proporcionar integração das unidades através do Google+.

“A adesão do nosso público interno foi muito rápida, em uma pesquisa recente, 95% dos colaborares respondentes se declararam satisfeitos com a ferramenta. Apesar de a experiência com a plataforma colaborativa da Google ser recente, já percebemos uma maior produtividade, mais qualidade e disponibilidade no fluxo de informações”, declara Dutra. Felipe Santos, membro do conselho administrativo da ilegra e certificado da Google Enterprise na mesma, diz que para a ilegra este foi o primeiro passo de um relacionamento que levará a Rede Bourbon a atingir um novo patamar tecnológico, proporcionando aos seus clientes mais valor e uma nova visão sobre redes de hotelaria. “O que nós sentimos durante todo o processo era que todos estavam engajados na mesma causa, que existia um único time pensando na Rede Bourbon, a ilegra estava conosco trabalhando como se fossem da equipe. O que nós esperamos é manter este mesmo nível de excelência nos projetos que virão”, finaliza Tiago Dutra.

Sobre a Rede Bourbon Hotéis & Resorts

Idealizada há 50 anos pelo empresário paranaense Alceu A. Vezozzo, a Bourbon Hotéis & Resorts é a melhor empresa 100% brasileira do segmento hoteleiro. Possui 13 empreendimentos – onze corporativos e dois resorts – nos estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro e em Assunção, no Paraguai, onde está localizada sua primeira unidade Internacional. Atualmente, possui duas Unidades na categoria Resort, cinco na categoria Business, duas na Express, três na Convention e uma em Residence. A Bourbon tem o maior espaço de eventos em hotéis do país (11 mil metros quadrados), no Bourbon Atibaia Convention & Spa Resort, que também é o quinto maior hotel em número de apartamentos no Brasil.