Terra Networks Brasil atualiza bancos de dados com a ilegra

A ilegra, empresa global de soluções de negócios e tecnologia com sede em Porto Alegre e unidades em São Paulo e Estados Unidos, realizou uma atualização de tecnologias para o Terra Networks Brasil. A empresa precisava modernizar a versão do banco de dados Oracle e desejava fazer uma revisão de toda a política de uso dos bancos. A ilegra foi a escolhida para tocar o projeto em função da parceria bem-sucedida entre as duas organizações que tem mais de 12 anos e diversos projetos em conjunto.

A demanda consistiu em fazer o upgrade da versão Oracle 10g (mais antiga) para a 12c (mais atual e completa). O principal risco era a grande quantidade de alterações na estrutura do ambiente de uma só vez. Pela natureza de sua atuação, o Terra utiliza muito todas as funções de seu banco de dados, que sustenta todas as principais aplicações, como o Portal e os Sistemas de Gestão de Assinantes e Financeiros. Sendo assim, é de extrema importância para ele ficar menos suscetível a bugs e falhas. Segundo Gustavo Belissimo, líder técnico na ilegra e gestor do projeto, “esta atualização proporcionou mais segurança e reduziu significativamente as chances da empresa ter problemas com seu banco de dados no futuro. Além disso, agora a compatibilidade com novas plataformas é maior devido a versão ser mais recente, o que possibilita ao cliente fazer atualizações com maior facilidade”.

O projeto envolveu a atualização de 11 terabytes de dados, atualizou as principais bases corporativas para a versão mais recente do Oracle (12.1.0.2) e colocou a massa de dados dentro da padronização que a empresa precisava. A virada em produção ocorreu de forma 100% transparente para as aplicações e usuários do Terra. O trabalho, que teve início ainda em 2015 e foi concluído em junho desse ano, passou por longas etapas de planejamento e homologação. Belissimo considera que este envolvimento foi um dos diferenciais para o sucesso do projeto.