Thomson Reuters e ilegra: desenvolvimento cooperado

10:07:13-ThomsonA ilegra, empresa especializada em soluções de TI, presta serviços há mais de 5 anos na área de desenvolvimento e infraestrutura de software para a Thomson Reuters, maior fonte mundial de informação inteligente para empresas. Em uma das sedes da multinacional, localizada em Barcelona, o trabalho feito em parceria com a ilegra contribui para o ramo de Life Sciences Information, área que possibilita importantes decisões nos mercados farmacêutico e químico. Ao atender às demandas de desenvolvimento do cliente a ilegra promove a troca de conhecimento e experiência por meio de diferentes projetos.

O negócio de Life Sciences Information fornece informação, ferramentas e experiência para apoiar a descoberta de medicamentos, sendo de extrema importância o desenvolvimento do serviço que serve de base. A ilegra está envolvida em três frentes, Serviços, API & Manufaturamento e GUI  (sistema próprio da Thomson, que é um front-end web consumido pelo serviço). O trabalho feito em parceria gera resultados satisfatórios. Devido a cultura de colaboração e aprendizado é possível acompanhar as mudanças do mercado e manter foco na excelência em execução.

A equipe multifuncional de desenvolvedores é composta de forma dividida,  o time da ilegra no Brasil atua conjuntamente com o time da Thomson na Espanha. Com profissionais da ilegra alocados periodicamente em Barcelona é possível ter uma correspondência real com o cliente e suas necessidades. Gerard Chiva Erill, gerente da área de serviços de desenvolvimento da Thomson Reuters, afirma que “a interação presencial permite que o conhecimento técnico e metodológico seja passado adiante, além de facilitar a relação”.

A transferência de conhecimento e tecnologia entre as equipes se dá por meio de treinamentos, Lightning Talks, Dojos, Pair Programming e Code Review. No projeto é utlizado um mix de metodologias ágeis como Scrum, Kanban, XP e Lean. Segundo Gerard Chiva, a pró-atividade e vontade de compartilhar o conhecimento, aliada a excelente capacidade técnica formam a postura dos profissionais da ilegra que passaram pela Thomson. “Essa mentalidade de melhoramento contínuo é o que eles realmente nos ensinaram e também a forma de enxergar e fazer as coisas de forma diferente, pensar além” finaliza Gerard Chiva.