TI e negócios, imersão antes do software é diferencial

02-10-13-Ti-NegociosA ilegra está investindo cada vez mais no aprimoramento de sua expertise em design estratégico, tecnologia e negócios para auxiliar seus clientes na criação de soluções, tais como novos produtos, descoberta de novos negócios, exploração de mercados e  criação de softwares. Entre os segmentos em que a empresa atua com esta abordagem estão empresas das áreas financeira, telecom e informação, entre outras. O diferencial deste novo modelo, que pensa em diferentes soluções integradas com a parte técnica, é ter a entrada também em novos clientes através de áreas como marketing, inovação, recursos humanos, ao contrário dos demais serviços que em geral iniciam pela área de TI.

O processo de inovar pode ser definido como o fenômeno em que se recria modelos de negócio e se constrói um novo mercado, que atende necessidades humanas e mercadológicas não atendidas. A forma como se dá esse processo, ao selecionar e executar as ideias certas e o tempo em que se entrega isto ao mercado é também diferencial de uma empresa. O melhoramento de produtos e processos é um movimento contínuo, porém o caminho que a ilegra busca hoje é criar novas formas de contato com o cliente e novos caminhos para ir além da demanda. Tanto empresas de pequeno porte, quanto de grande porte buscam se adequar a esta realidade visto que no cenário de competição global a busca por novos caminhos existe não só para garantir o sucesso das empresas, mas a continuidade delas no mercado.

Este processo permite interações e aprendizados constantes, estar aberto a novas alternativas e fazer uestionamentos a partir das informações coletadas por observação do cliente e do mercado através da imersão, ideação e prototipação. O produto que vai chegar ao cliente final não precisa ser necessariamente um software. Um sistema, aplicativo ou produto usa a TI como um meio, para suprir a necessidade do cliente, a grande diferença é que a expertise da área técnica permite desenvolver as melhores soluções pensadas desde o início do processo e a empresa já tem o conhecimento de negócio. A conquista de grande parte dos novos clientes da ilegra se deve justo à forma de abordagem e trabalho que possibilitou essa abertura.  Daqui para a frente novos produtos e linhas da empresa seguirão este movimento de negócio para ampliar cada vez mais a atuação no mercado.

O diretor de inovação, marketing e comercial da ilegra afirma “Estamos nos propondo a pensar a idéia, o conceito, o que vem antes do software – o que dá sustentação e diferenciação ao negócio –. Entendemos o valor de nos concentrarmos primeiramente na estratégia e o o que vai fazer a diferença para o cliente do nosso cliente, antes de pensarmos em soluções tecnológicas, antes de fazermos algo que logo aí vai ser descartado, substituído e que não irá gerar uma experiência diferenciada, seja qual público for”. Há mais de dois anos a ilegra trabalha desta forma e atualmente atua em mais de oito projetos que envolvem pesquisa e co-criação de novos produtos e conceitos. Assim é possível atingir o target almejado de mercado, com o posicionamento que se prepara para o futuro, a ilegra visa se encontrar em um ponto privilegiado do mercado em breve e está trabalhando para isto.