14 Coisas que não faziam parte da sua vida há 14 anos atrás

Você se lembra como era sua vida em 2002? Se você acha que as coisas não eram tão diferentes de hoje porque já existiam computadores e internet, acredite, você está muito enganado! E se agora você não consegue imaginar a sua vida sem o Google, a gente está aqui pra te lembrar como as coisas mudaram nos últimos anos!

 

 

1) HD de 1 Tera

O tamanho máximo de um HD vendido comercialmente no Brasil em 2002 era de 40GB e o valor chegava a até R$ 1.231.

rsWZsq0VqCiTm

 

2) Gmail

O Gmail, lançado em 2004, revolucionou o mercado de webmail existente na época. Oferecia em seu início, 1GB de espaço de armazenamento, enquanto O Yahoo! Mail e MSN Hotmail ofereciam 6MB e 2MB. Hoje o Gmail comporta 30GB para usuários de conta pessoal.

2

 

3) Facebook

A rede social mais popular do mundo foi fundada em 2004. Há 14 anos, para falar com seus amigos você usava Mirc, ICQ, MSN, Chat do Terra e ligações do telefone fixo. Quem aí já deu toque no celular pra se comunicar ou usou os famosos 3 segundos sem pagar?

3

4) Smartphone

Em 2002 o primeiro modelo de Blackberry foi lançado, junto com o Sanyo SCP-5300 PCS, o primeiro celular com câmera fotográfica, que em sua maior resolução capturava imagens em VGA (640 por 480 pixels). Atualmente celulares possuem câmeras integradas que ultrapassam 24 Megapixels de resolução, com funções como High Definition e Slow Motion.

4

5) Netflix no Brasil

Acredite, em 2002 ainda era comum frequentar vídeo locadoras. Substituto das hoje finadas fitas VHS, surgidas na década de 1970 (e que também têm menos de 50 anos!), o DVD aumentou significativamente a capacidade de armazenamento dos CDs e passou a ser adotado como principal mídia de distribuição doméstica de vídeos e filmes.

5

6) Wifi

Em 2002 o Wi-Fi (Internet banda larga sem fio) se tornou disponível para a população, mas eram raras as pessoas que tinham acesso à tecnologia no Brasil na época.  Quanta gente não esperava até a meia noite pra se conectar por internet discada?

6

7) Youtube

Lançado em 2005, o youtube que foi adquirido pela Google e transformou o mercado visual e de produção de videos mundialmente. Mas se popularizou mesmo no Brasil alguns anos depois e nos presentou com algumas pérolas que guardamos na memória.

8SS0MSoBHa8la

8) GoPro

Um jovem surfista de 27 anos, em 2002, teve a melhor ideia de sua vida: decidiu inventar uma câmera portátil que fosse capaz de registrar seus momentos no mar. Nascia, então, a GoPro, precursora das câmeras de ação e um dos produtos tecnológicos de maior sucesso do mercado atual.

8

9) iPod

Em 2001, ano do lançamento do primeiro modelo do iPod, poucos poderiam imaginar o impacto que o aparelho teria no modo como as pessoas escutam música e na imagem geral da Apple. Afinal, naquela época reprodutores de MP3 eram dispositivos com pouca capacidade, preço alto e sofriam com métodos pouco práticos de transferência das músicas do computador.

9

10) E-reader

Você provavelmente sabe que o Kindle, popular modelo de leitor de livros digitais, não surgiu há tanto tempo assim – foi só em 2007 que a gigante Amazon lançou o aparelho.

10

11) Kinect

Há 14 anos, o console mais popular e moderno era o PlayStation 2 (oficialmente abreviado como PS2), o segundo videogame produzido pela Sony Computer Entertainment, após o PlayStation original. Foi inicialmente lançado em 2000  e hoje possui o título de console de videogame mais vendido na história: foram mais de 150 milhões de aparelhos comercializados no mundo. O Kinect foi lançado apenas em 2010!

11

12) GPS/Waze

Apesar de existirem GPSs para carros desde os anos 80, até o início dos anos 2000 o dispositivo ainda era um luxo para poucos. Para não se perder, o velho mapa de papel ou perguntar as direções para desconhecidos eram a solução. Hoje, graças aos nosso smartphones podemos utilizar os bons guias Waze (que surgiu apenas em 2008) e Google Maps, por exemplo, que nos dizem até o caminho mais rápido para chegar aonde queremos.

12

13) Blogger

Fevereiro de 2002 é um ano importante para todos que já construíam seus blogs web afora. O Google adquire mais uma empresa, dessa vez a Pyra Labs, responsável pelo desenvolvimento da ferramenta Blogger.

13

14) Buscadores / Google

Yahoo e Cadê já faziam parte do cotidiano de alguns internautas, porém em 2001 o buscador Google teve o primeiro boom de sua expansão mundial. Ainda era comum fazer pesquisas escolares em enciclopédias virtuais como Barsa, quem lembra?

14

E você, lembra de algo mais que hoje não vivemos sem mas que não existia há poucos anos atrás?

E nos próximos 14 anos, como você imagina que será nossa vida? O que teremos acesso com tanta facilidade que sequer lembraremos que não existia em 2016? Conta aí pra gente!

 

footer_blog

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

CAPTCHA
Change the CAPTCHA codeSpeak the CAPTCHA code
 

captcha service