Analfabetismo Corporativo

analfabetismo corporativo

Um relatório divulgado pelo Fórum Econômico Mundial aponta que 65% das crianças em desenvolvimento escolar possivelmente atuarão em áreas que ainda não existem. Nove anos no ensino fundamental, segundo o novo currículo, e três anos no ensino médio nunca foram suficientes para a formação de profissionais capacitados ao ambiente corporativo. Daí a importância de as novas gerações estarem preparadas a partir de dinâmicas téorico-práticas, além de desenvolverem a capacidade comportamental e de adaptação.

É válido questionarmos o fato de que hoje a educação básica é a única oferecida deliberadamente e muitas vezes não cumpre o princípio crucial de preparar os futuros profissionais. Então, para o que a escola prepara? Seguido disso, algumas empresas atentas para inovação já veem como uma solução alcançável a capacitação a partir do momento em que o funcionário é contratado – já que a mudança do currículo de ensino formal seria praticamente inviável. O presidente da Inova Business School, Marcelo Veras, apresenta o Guia Temático Sobre Competências Socioemocionais onde cita exemplos em que é possível desenvolver, na infância, competências que atuam diretamente na vida adulta. Ainda apontando as deficiências do ensino, curiosamente as empresas destacam que nem mesmo as universidades entregam formandos prontos para atuações corporativas, e que a técnica e o conhecimento tornam-se insuficientes diante das atividades diárias de uma corporação.

Para o fim do analfabetismo corporativo, existem empresas que atuam em soluções educacionais inovadoras, como a TuttoLabs,  sempre levando em consideração que as pessoas possuem diferentes formas de absorver conhecimento. O novo mercado acredita que a educação é o princípio dos resultados, o que indica uma necessidade de que as empresas prestem cada vez mais atenção ao formato de desenvolvimento de seus colaboradores, mas também ao apoio que podem prestar e incentivar ao meio acadêmico.  

 

Saiba como a TuttoLabs inova em aprendizagem:

http://www.tuttolabs.com.br/estrategia.html

Por Amanda Cabreira

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

CAPTCHA
Change the CAPTCHA codeSpeak the CAPTCHA code
 

captcha service