10 Dicas para ajudar na busca do primeiro emprego

Por Camila Figueiredo*

Você já parou para pensar no que o estágio representa na sua formação? Pois é, no início, meio ou fim do curso universitário, vez ou outra, surge a necessidade de colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula. É vendo como a coisa acontece na rotina das empresas e se experimentando nesse ambiente que competências importantes do seu perfil profissional vão se desenvolver. Ter uma boa experiência nesses primeiros contatos com o mundo organizacional pode fazer toda a diferença na sua formação.

pessoas trabalhando

Então, você tem pensado em como está formando o seu perfil profissional? Já parou para identificar como você tem se aproximado do mercado ou até mesmo o que você está buscando nesse momento importante da sua carreira?

 

Separei 10 dicas que vão dar aquela mão na busca da primeira experiência profissional

1 – Exercite o autoconhecimento!

Ter clareza sobre os seus valores, pontos que lhe destacam e características que estão carentes de desenvolvimento lhe ajudará muito na busca de oportunidades, bem como, na hora de falar de si, batalhar a vaga ideal e encarar o desafio de entrar no mercado de trabalho (dica da dica: muita sinceridade nessa hora).  

2 – Busque entender mais o que lhe faz feliz em um ambiente.

Oportunidades de estágio existem aos montes, mas é fato que o ambiente faz toda a diferença e pode ser decisivo para uma experiência positiva ou frustrada, logo ali em frente.

3 – Mapeie perfis de empresas que sugerem estar de acordo com o que você busca e acredita.

Cuide para não se limitar, mas tente também não sair jogando cópias do seu CV pelas janelas da cidade! Olhe com atenção quem é o destinatário e o que ele pode lhe oferecer.

4 – Crie um currículo com amor e cuidado.

Pode parecer exagero pedir amor e cuidado para com um currículo, mas acreditem… isso é fundamental! O currículo é o seu cartão de visitas e ele deve representar você.

5 – Fique atento aos canais de comunicação que você estabeleceu.

Manter-se atento ao telefone e e-mail é super importante!

6 – Tente estar disponível.

Processos seletivos para vagas de iniciantes muitas vezes tem data e hora pré definidas e a sua disponibilidade pode ser de cara um fator decisivo para uma aproximação ou não.

7 – Antecipe-se e muna-se de informações.

Busque saber mais sobre a empresa – Investigue mesmo! Olhe o site, redes sociais e todos os acessos que podem lhe dizer mais sobre a empresa, o que ela faz, quais são as suas bandeiras, etc.

8 – Organize-se para o momento da dinâmica de grupo ou entrevista.

Que é importante chegar um pouco mais cedo, estar bem disposto e tentar manter a calma, não é novidade, né? Pois então! Relaxe e tente fazer isso e tudo o que vier a favorecer um momento agradável.

9 – Seja você e busque analisar na prática, que empresa é essa de fato.

O momento de avaliação por si só mexe com as pessoas, porém é importante lembrar-se que esse é nesse momento que a empresa visa conhecê-lo melhor. Aproveite também para analisar e perceber mais sobre a empresa a qual está interessado.

10 – Decida com maturidade e segurança.

É fundamental que ao aceitar uma oportunidade, você tenha convicção de que é nessa empresa e contexto que você quer trabalhar.

 

Good luck 😉

Camila Figueiredo  * Camila Figueiredo é Tecnóloga em Gestão de Recursos Humanos pelo Senac e atualmente atua no cargo de Analista de Recursos Humanos na ilegra.
—————————————————————————————————————————————————————————-

JT 2017 Cabeçalho

As inscrições para a turma de 2017/1 dos Jovens Talentos está estão abertas, os currículos devem ser enviados até o dia 23 de fevereiro para jovenstalentos@ilegra.com

Saiba mais sobre o programa clicando aqui

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

CAPTCHA
Change the CAPTCHA codeSpeak the CAPTCHA code
 

captcha service