Escrito por ilegra,

5 minutos de leitura

4 tendências para o sucesso do seu negócio em 2024 e como implementá-las

Saiba quais são os temas que moldarão os negócios em 2024. Aprenda a implementá-los e destaque-se no competitivo cenário tecnológico com estratégias inovadoras.

Compartilhe este post:
pessoas mexendo no computador

Em um cenário empresarial dinâmico e em constante evolução, a busca pelo sucesso demanda uma adaptação contínua às mais recentes tendências e práticas do mercado. Em 2024, o ambiente de negócios estará repleto de desafios e oportunidades que exigirão uma abordagem estratégica e inovadora de ponta a ponta

Este artigo explora a importância desses temas e oferece insights sobre como implementá-los de maneira eficaz, proporcionando uma visão abrangente para aqueles que buscam prosperar no competitivo mundo dos negócios neste ano.

Tendências para 2024

Compreender as tendências do mercado é uma escolha estratégica vital para empresas que buscam alcançar seus objetivos de forma ágil. Neste contexto, quatro temas emergem como impulsionadores que podem moldar o destino de qualquer operação: proporcionar uma experiência focada no cliente, promover a inovação, embasar decisões em dados e adotar a computação em nuvem.

Para uma compreensão mais aprofundada desses elementos fundamentais, explore cada tema a seguir:

Negócios e estratégia do cliente (business & customer strategy) 

Sua empresa já coloca o cliente no centro das operações? Se a resposta for não, este ano é o momento ideal para pensar sobre isso. Atualmente, ter um negócio focado no consumidor é fundamental para o sucesso e a sustentabilidade de qualquer operação. Segundo pesquisa da Deloitte, corporações centradas no usuário são 60% mais lucrativas. 

A estratégia voltada para o cliente impulsiona a capacidade de inovação do negócio, pois as organizações estão constantemente buscando maneiras de se reinventar e aprimorar seus serviços para atender às necessidades dos consumidores.  Dessa forma, investir em soluções que estruturam e aceleraram iniciativas de customer experience permite que você entenda novos mercados, obtenha resultados superiores e lance produtos digitais inovadores. Com isso, a sua empresa pode se posicionar à frente da concorrência, destacando-se como referência no setor.

Laboratório de inovação (innovation lab)

O futuro dos empreendimentos depende da capacidade constante de inovar. Independente do segmento de atuação, o desenvolvimento econômico e a produtividade estão entrelaçados com a evolução tecnológica e o contínuo desdobramento de novos produtos e processos. Por isso, ter um laboratório de inovação desempenha um papel crucial na geração e implementação de ideias, tecnologias e estratégias, promovendo a criatividade e sustentando a vantagem competitiva de uma empresa.

Entretanto, apesar de ser uma tendência em ascensão, muitas organizações encontram obstáculos para incorporar essa cultura, como resistência interna à mudança e falta de métodos claros para estabelecer um laboratório de inovação. 

Dentro desse cenário, buscar uma solução que auxilie o gestor na revisão e estruturação de processos, além de fornecer insights para o desenvolvimento e identificar tendências alinhadas às iniciativas inovadoras, emerge como um caminho a ser explorado.

Data solutions 

As soluções em dados consistem em estratégias, processos e ferramentas criados para lidar com os desafios relacionados ao gerenciamento e uso eficaz de informações em organizações. Segundo um estudo da McKinsey, empresa global de consultoria de gestão, negócios que efetivamente aplicam insights baseados nesses ativos têm maior probabilidade de captar e reter clientes e serem rentáveis.

Porém, a dispersão das informações, armazenadas em várias planilhas e sistemas, é um desafio comum. Essa fragmentação dificulta a obtenção de uma visão abrangente delas e a extração de ideias valiosas.

Para superar esse obstáculo, a implementação de uma tecnologia de gestão de dados é importante, visto que ajuda a implementar processos de engenharia de dados visando sua centralização e uso estratégico.

Cloud solutions

Serviços e tecnologias em nuvem referem-se ao armazenamento, gerenciamento e processamento remoto de dados e aplicações acessíveis pela Internet. A importância dessas soluções cresceu devido a benefícios como agilidade, flexibilidade, escalabilidade e economia de custos.

Uma pesquisa da IBM, empresa americana de tecnologia da informação, revela que 83% dos líderes empresariais e de TI no Brasil optaram por uma abordagem de nuvem híbrida para impulsionar a transformação digital, superando a média global de 77%. No entanto, apenas 27% afirmaram ter controle total, destacando pontos cegos e riscos aos dados.

A solução proposta para empresas com problemas de armazenamento e gerenciamento de dados é a migração para a nuvem. Essa transição envolve a revisão da arquitetura existente para identificar vulnerabilidades e garantir uma implementação bem projetada. 

As empresas podem contar com aplicações inovadoras para migrar dados e sistemas para a nuvem, e assim aproveitar a flexibilidade e escalabilidade dessa tecnologia.

Como implementar as tendências no seu negócio em 2024

Para o sucesso da sua empresa, indicamos uma abordagem estratégica individual e adequada ao seu cenário. Na ilegra, cada cliente é capaz de construir a sua jornada de forma personalizada, de acordo com a sua necessidade e nível de conhecimento no assunto. Não acreditamos em fórmulas pré-prontas e sim na flexibilidade para atender suas demandas. Nossas soluções são distribuídas em etapas, explicadas a seguir:  

  • Descoberta e estratégia: nesta fase, a ilegra realiza um diagnóstico da sua situação, desenvolve uma estratégia que identifica oportunidades de inovação, analisa dados e define metas alinhadas aos seus objetivos;
  • Construção: aqui, tiramos a sua ideia do papel e transformamos o seu projeto em realidade. Nosso time qualificado coloca a mão na massa para tornar sua demanda real e viável;
  • Educação: nesta etapa, auxiliamos a sua organização na capacitação de sua equipe por meio de treinamentos executivos e corporativos, visando promover a inovação e a adoção de melhores práticas;
  • Continuidade: por fim, nesta fase, as corporações já possuem o projeto consolidado, mas precisam de manutenção. Por isso, a ilegra fornece uma equipe contínua para possíveis monitoramentos, suportes e atualizações.

Antecipar-se aos desafios e explorar as oportunidades é essencial para melhorar seus indicadores, encantar seu público e obter melhores resultados. E você pode contar com a ilegra nessa jornada! 

Oferecemos soluções em estratégia e negócios, inovação, data e cloud. Escolha qual a melhor para o seu negócio e conte  com uma multiplicidade de expertises que proporcionam apoio e suporte a todas as suas necessidades.

Interessado(a) em saber mais sobre nossas jornadas? Então venha somar com a gente!

Compartilhe este post: