Escrito por Felipe Schütz,

6 minutos de leitura

Aprimoramento da interação entre equipes no Google Workspace

Google divulga melhorias que serão disponibilizadas ao longo do mês de janeiro e que deverão evoluir trabalhos colaborativos e compartilhamento seguro.

Compartilhe este post:

Olá, sejam bem-vindes!

Nesta edição, vamos ver as melhorias mais relevantes que a Google fez em seus serviços no mês passado e que estarão disponíveis ao longo do mês de janeiro. As mudanças têm foco em aprimorar a interação entre equipes e compartilhamento de conteúdos com segurança.

Abaixo, está a seleção que fiz para você. Boa leitura!

 

Mais informações na ferramenta de investigação de segurança

A ferramenta de investigação de segurança é um recurso da Central de segurança do Google Workspace para identificar, filtrar e resolver problemas de segurança e privacidade no seu domínio. Google está adicionando melhorias à ferramenta, como Novos registros do Google Chat, Google Meet, Grupos do Google, Google Voice e Google Agenda, além de Filtros por unidade organizacional (UO) para que as consultas sejam limitadas a UOs específicas.

Com isso, o Google espera ajudar você a usar a ferramenta de investigação para entender atividades importantes no seu domínio e tomar as medidas cabíveis.
Para administradores, essas melhorias já estarão disponíveis por padrão. Acesse a Central de Ajuda para saber mais sobre a ferramenta de investigação de segurança.

Agora, você pode usar os registros do Chat, Meet, Grupos, Voice e Agenda como fontes de dados na ferramenta de investigação de segurança.

 

Você pode filtrar por UO na ferramenta de investigação de segurança.

 

Melhorias disponíveis para os clientes do Google Workspace Enterprise Plus.

 

Mais opções de idioma nas legendas instantâneas do Google Meet

O recurso irá auxiliar a interação entre os participantes de videochamadas no Meet. As legendas instantâneas do Google Meet agora contemplam alemão, espanhol (Espanha e América Latina), francês e português. Antes, o recurso só estava disponível em inglês.

Durante uma videochamada no Meet, cada participante poderá selecionar o idioma falado na reunião quando ativar as legendas.

 

Para escolher o idioma das legendas, basta ir em “Mais opções” (três pontos no canto inferior direito da tela) e selecionar “Ativar legendas”. Se você ativar ou desativar essa configuração durante uma videochamada, ela será salva com o idioma escolhido para futuras reuniões.

Esse recurso será lançado na América do Norte e na América Latina (Latam) e nos apps para dispositivos móveis iOS e Android no início de 2021.

 

Criação e uso de arquivos com diferentes orientações de página no Documentos Google

Ficou mais fácil criar e usar arquivos com diferentes orientações de página no Documentos Google. Assim é possível inserir conteúdo que ocupa mais espaço, como tabelas e imagens, que são melhor visualizadas com mais espaço horizontal. Também será possível editar, importar e exportar arquivos do Microsoft Word que contém tanto páginas na orientação retrato quanto na orientação paisagem.

 

Abertura de anexos do Office no Gmail com um clique

Outro lançamento que veio para facilitar nosso dia-a-dia foi o de ver, editar e colaborar em arquivos do Microsoft Office enviados e recebidos no Gmail usando o Documentos, Planilhas e Apresentações. Sem precisar salvar um arquivo no Drive para utilizar os recursos de edição do Office no G Suite, agora eles poderão abrir arquivos de forma rápida e responder a conversas de e-mail com arquivos do Office mais facilmente. Foram adicionados os seguintes recursos:

  • Abertura de arquivos do Office no Documentos, Planilhas ou Apresentações com um clique: ao enviar ou receber e-mails com um arquivo do Office anexado, você verá um ícone de edição para abrir o arquivo diretamente no Documentos, Planilhas ou Apresentações, preservando o formato original.
  • Possibilidade de responder ao e-mail no próprio arquivo: após abrir o arquivo, você verá novas opções para responder à conversa de e-mail no menu “Arquivo” do Documentos, Planilhas ou Apresentações.

 

Quando você receber um arquivo do Office no Gmail, clique no ícone de edição e abra o arquivo rapidamente para ver, editar e colaborar.

 

Ao abrir um arquivo do Office no Gmail, você verá novas opções no menu “Arquivo” do Documentos, Planilhas ou Apresentações para responder a um arquivo ou abrir a mensagem original.

 

Disponível para os clientes do Google Workspace Business Starter, Business Standard, Business Plus, Enterprise Standard, Enterprise Plus, G Suite Basic, Business.

 

Melhoria da pesquisa no Google Drive para Android e iOS

A Google está lançando novos recursos nos apps Google Drive para dispositivos móveis que nos ajudarão a pesquisar com mais rapidez e eficiência. Agora, os usuários com as versões mais recentes do app Drive para Android e iOS poderão:

  • Ver e refazer pesquisas recentes em computadores e dispositivos móveis;
  • Ver e selecionar sugestões inteligentes enquanto digitam, inclusive sugestões de pessoas, pesquisas anteriores, palavras-chave e arquivos acessados recentemente.

 

 

O lançamento acompanha as mudanças na forma de trabalho devido à COVID-19, já que mais pessoas estão precisando trabalhar a partir de vários locais. Com a possibilidade de encontrar arquivos de forma rápida e fácil no dispositivo móvel, é possível compartilhar, conferir, colaborar e criar onde estiver.

Disponível para os clientes do Google Workspace Essentials, Business Starter, Business Standard, Business Plus, Enterprise Essentials, Enterprise Standard e Enterprise Plus, G Suite Basic, Business.

 

Fim do suporte ao IE 11 em todos os apps do Google Workspace

Recentemente, a Microsoft anunciou que não oferecerá mais suporte ao Internet Explorer 11 (IE 11). Por isso, recomendamos que seus usuários adotem outro navegador assim que possível, para evitar interrupções no serviço, problemas de desempenho e vulnerabilidades na segurança. O Google Workspace encerrará oficialmente o suporte ao IE 11 em 15 de março de 2021.

Acesse a Central de Ajuda para ver mais informações sobre os navegadores compatíveis com o Google Workspace.

 

O Vault para Google Voice agora tem disponibilidade geral

O Google Vault agora é compatível com o Google Voice. Isso significa que você pode usar o Vault para reter, guardar, pesquisar e exportar dados do Google Voice, como mensagens de texto, registros de chamadas, correios de voz e suas respectivas transcrições.

Assim, você tem maior controle dos dados da organização e cumpre obrigações regulamentares ou legais quanto aos dados do Google Voice.

Exemplo de como criar uma regra de retenção personalizada para o Google Voice na interface nova do Vault.

 

Exemplo de como criar uma regra de retenção personalizada para o Google Voice na interface clássica do Vault.

 

Exemplo de como pesquisar dados do Google Voice na interface nova do Google Vault.

 

Exemplo de como pesquisar dados do Google Voice na interface clássica do Google Vault.

 

Disponível para os clientes do Google Workspace e do G Suite com licenças do Google Voice Standard e Premier.

Acesse a Central de Ajuda para saber mais sobre como usar o Vault com o Google Voice.

 


 

Esta foi nossa seleção dos recursos que a Google lançou no último mês. Esperamos que as notícias ajudem você e sua equipe a levar o melhor das ferramentas Google Workspace para toda a empresa durante sua jornada de transformação digital. É possível acompanhar estas e muitas outras novidades pelo blog oficial Google Workspace.

Caso tenha interesse em treinamentos, serviços ou simplesmente queira conhecer mais sobre o que o Google Workspace pode fazer por você, entre em contato conosco.

Até a próxima!

 

Compartilhe este post: