Escrito por Felipe Schütz,

7 minutos de leitura

As reuniões pelo Meet estão um pouco diferentes! Veja o que está mudando nas soluções Google em abril

Conheça as mudanças na visualização dos participantes no app de dispositivos móveis e na criação de salas temáticas no Google Meet.

Compartilhe este post:

Olá, sejam bem-vindes!

Nesta edição, vamos ver as mudanças mais relevantes que a Google fez em seus serviços no mês passado e que estarão disponíveis a partir do mês de abril. As melhorias tem como finalidade o aprimoramento do trabalho colaborativo e das reuniões via Meet.

Abaixo, está a seleção que fiz para você. Boa leitura!

 


 

Saiba quando alguém se inscrever nas notificações por e-mail da sua agenda

A partir de agora, quando você compartilhar sua agenda com outras pessoas, elas vão poder se inscrever para receber notificações sobre as mudanças na agenda. E, para você, será enviado um e-mail com as informações de quem se inscreveu para receber as notificações sobre eventos já existentes, mudanças ou novos eventos.

 

Esta funcionalidade está disponível para todos os clientes do Google Workspace e para os clientes do G Suite Basic e Business.

Quer saber mais? Acesse a Central de Ajuda para saber mais sobre o compartilhamento das permissões do Agenda ou sobre como compartilhar sua agenda com alguém.

 

Eventos de auditoria relacionados ao login disponíveis em um único local no Admin Console

Essa é para os administradores! O Google consolidou todos os eventos de auditoria relacionados ao login em um único local no Admin Console do Google Workspace (Relatórios > Registro de auditoria > Login). Agora, nesse local, você encontra informações sobre estes eventos:

  • Inscrição na verificação em duas etapas ou desativação desse recurso.
  • Inscrição na Proteção Avançada ou desativação desse recurso.
  • Alteração de senha.
  • Mudanças na pergunta de recuperação.
  • Mudanças no telefone de recuperação.
  • Mudanças no e-mail de recuperação.
  • Ativação do encaminhamento de e-mail para fora do domínio.

 

Mais facilidade para você, administrador, que vai poder visualizar todas as informações em um único local, sem precisar alternar entre vários locais no Admin Console.

Este recurso já está disponível para todos os clientes do Google Workspace e para os clientes do G Suite Basic e Business.

Acesse a Central de Ajuda, para saber mais sobre como usar o registro de auditoria de login no Admin Console e também sobre a ferramenta de investigação de segurança.

 

Adiar notificações na área de trabalho no Google Agenda

Um recurso que era muito solicitado pelos usuários e que agora está disponível é o de adiar notificações na área de trabalho no Google Agenda. Essa configuração pode ser feita na própria notificação. As notificações adiadas reaparecem um minuto antes da reunião programada, mas você também pode adiar uma notificações novamente por mais cinco minutos quantas vezes quiser até o fim da reunião. Nas configurações do Agenda, você consegue editar todos os detalhes da notificação.

Agora você pode adiar notificações na área de trabalho no Google Agenda pela própria notificação.

 

Alguns lembretes:

  • Para ver as notificações na sua área de trabalho, você precisa ativar essas notificações e abrir o Agenda em uma guia.
  • Só é possível adiar notificações nos navegadores Chrome.
  • Os usuários com as notificações na área de trabalho ativadas poderão ver o aviso abaixo nas próximas semanas.

 

Os usuários que tiverem ativado as notificações na área de trabalho no Agenda podem ver este aviso nas próximas semanas.

 

Não é possível remover a opção de adiar as notificações, mas você pode alterá-las squando forem exibidas. Para isso, acesse a Central de Ajuda para saber mais sobre como alterar e desativar as notificações no Agenda.

Nas configurações do Agenda, você pode alterar quando as notificações adiadas serão exibidas.

 

Disponível para todos os clientes do Google Workspace e para os clientes do G Suite Basic e Business.

Ajuda do Google: Alterar ou desativar as notificações no Agenda

Personalização da frequência de notificação com mais opções no Google Chat e no Chat no Gmail

Seja no presencial ou no home office, é sempre importante saber quando alguém nos manda uma mensagem via chat. O melhor ainda é poder ter controle sobre as notificações, não é mesmo? Por isso que o Google disponibilizou mais configurações de notificação no Google Chat e no Chat no Gmail. As novas opções afetam as notificações push em computadores e dispositivos móveis e os balões de notificação nos apps Chat e Gmail. Você poderá definir estas preferências de notificação:

  • Notificar sempre: você receberá uma notificação para cada mensagem, e as novas mensagens serão identificadas.
  • Notificar menos: você receberá notificações e balões de menções diretas, menções a @todos e conversas seguidas. Você também tem a opção de receber notificações de novas conversas em salas com conversas agrupadas.
  • Notificações desativadas: você não receberá notificações, mas verá um balão se houver uma menção direta.

 

 

Importante: Nas salas existentes a configuração de notificação pode estar definida para exibir mais notificações. Para ver e atualizar as configurações de notificação, basta selecionar o menu flutuante de três pontos em cada sala.

Disponível para todos os clientes do Google Workspace e para os clientes do G Suite Basic e Business.

Em caso de dúvidas, acesse a Central de Ajuda para saber mais sobre como ativar ou desativar as notificações no Gmail e no Chat.

 

Encontre arquivos compartilhados com você usando os novos operadores de pesquisa do Google Drive

Agilidade no dia a dia é fundamental para o desempenho de nossas atividades, e isso inclui a busca de arquivos compartilhados conosco. O Google, a partir dos feedbacks recebidos de seus clientes, atualizou o sistema de pesquisa no Google Drive para facilitar a localização de arquivos compartilhados. Com a adição de novos e mudanças no funcionamento de alguns sistemas disponíveis atualmente. Você ainda poderá fazer as mesmas pesquisas, mas pode haver algumas diferenças.

Confira quais são as mudanças:

  • operador from: retornará arquivos compartilhados com você pelo endereço de e-mail especificado. Antes ele retornava os arquivos que pertenciam a esse endereço de e-mail.
  • operador to: retornará arquivos que você compartilhou com o endereço de e-mail especificado. Antes ele retornava todos os arquivos que o endereço de e-mail tinha permissão para ver, comentar ou editar.
  • novo operador de pesquisa sharedwith: retornará arquivos que pertençam ao endereço de e-mail especificado ou que esse endereço tem permissão para ver, comentar ou editar.
  • operador owner: retorna os arquivos que pertencem ao endereço de e-mail especificado. Não haverá mudança nesse operador, mas você pode usá-lo para ver os resultados que antes eram retornados pelo operador “from:”.

 

Acesse a Central de Ajuda para saber mais sobre estes e outros operadores de pesquisa no Google Drive.

 

O lançamento gradual começou no dia 22 de março de 2021. E está disponível para todos os clientes do Google Workspace e G Suite Basic e Business.

 

Novas formas de ver notificações importantes no Google Drive para dispositivos móveis

Utilizar o smartphone para atividades profissionais pode garantir uma versatilidade muito maior, principalmente quando não estamos próximos ao nosso computador. Ao longo dos anos as funcionalidades têm sido aprimoradas justamente para garantir uma experiência cada vez melhor. Tendo isso em vista, o Google lançou uma nova forma de ver e gerenciar notificações no app Google Drive para Android. Agora é possível ver as tarefas mais importantes sem sair do Drive.

Agora você poderá:

  • Ver todas as suas notificações em um único lugar, mesmo quando elas não estiverem ativadas no dispositivo.
  • Escolher filtros para controlar os tipos de notificações recebidos.
  • Excluir ou descartar notificações desnecessárias.
  • Realizar ações, como compartilhar arquivos, na própria notificação.
  • Mostrar mais informações sobre o arquivo na notificação.

 

A nova Central de notificações pode ser acessada em “Prioridade” ou em “Início”.

 

Ao abrir o app Google Drive, acesse Prioridade (ou Início se você não for cliente do Google Workspace) e acesse a guia Notificações na parte superior da tela. Você verá todas as notificações, mesmo se elas não estiverem ativadas no dispositivo. Acesse a Central de Ajuda para saber mais sobre as notificações do Google Drive.

O lançamento gradual iniciou em 15 de março de 2021 e estará disponível para todos os usuários com o Google Drive Android v.2021.08 ou mais recente. Portanto, mantenha seu aplicativo atualizado para receber esta e outras atualizações.

 

Apresente com confiança no Apresentações Google com a barra de ferramentas aprimorada

Mudança na barra de ferramentas no Apresentações Google, com controles melhorados para você apresentar, garantindo uma experiência melhor para todos.

Ao fazer apresentações, agora você terá as opções a seguir:

  • Selecionar o slide anterior ou o próximo.
  • Escolher qualquer slide no seletor.
  • Usar o menu flutuante de três pontos, com opções para abrir as anotações, apresentar automaticamente, ver as preferências de legenda e muito mais.

 

Além disso, a zona do acionador na barra do apresentador foi reduzida, para evitar distrações ou obstruções do conteúdo.

 

Em caso de dúvidas, acesse a Central de Ajuda para saber mais sobre como usar o Apresentações Google.

Disponível para todos os clientes do Google Workspace e para os clientes do G Suite Basic e Business.

 

Veja mais feeds de vídeo no Google Meet

Reuniões remotas já são parte do nosso dia a dia, mas nem sempre podemos estar na frente dos nossos computadores. Pensando na experiência dos clientes que utilizam smartphones, o Google expandiu os layouts de visualização em mosaico do Google Meet no iOS e no Android. O lançamento gradual já está em andamento desde o final de março.

Com esta atualização, você vai poder:

  • ter a mesma experiência usando o Google Meet no Gmail ou no app independente;
  • configurar oito feeds de vídeo em smartphones;
  • configurar 48 feeds de vídeo em iPads selecionados.

 

Veja oito feeds de vídeo em smartphones.

 

Veja até 48 feeds de vídeo em iPads selecionados.

 

Este recurso estará ativado por padrão. Ao participar de uma chamada do Google Meet em um dispositivo móvel (como iPhones, iPads e smartphones Android), você verá automaticamente o layout em grade. Acesse a Central de Ajuda para saber mais sobre como ver as pessoas no Google Meet.

Disponível para todos os clientes do Google Workspace, G Suite Basic e G Suite Business. Esse recurso também estará disponível se você estiver usando o Google Meet com uma Conta do Google pessoal.

Clique aqui se precisar de ajuda do Google Meet para participar de uma reunião.

 

Histórico de versões disponível no Jamboard na Web

Que o Jamboard é uma ferramenta de colaboração para criação de fluxos, mapas mentais, organização de tarefas, isso a gente já sabe e adora. Agora, em um arquivo do Jam, será possível fazer:

  • Ver o histórico de versões.
  • Criar versões nomeadas de um arquivo.
  • Restaurar a versão anterior de um arquivo.

 

Essas são as mesmas opções disponíveis nos outros produtos do Google Workspace que a gente já usa, como o Documentos, o Planilhas e o Apresentações. Com o histórico de versões, é fácil ver o que mudou em um Jam e quem fez as alterações. Isso é muito útil em contextos educacionais e em times que utilizam de metodologia ágil, porque podemos ver e gerenciar as mudanças que os participantes fizeram nos arquivos Jam. Também é possível atribuir nomes diferentes às versões dos seus arquivos Jam para restaurar uma versão rapidamente quando necessário.

 

Disponível para todos os clientes do Google Workspace e para os clientes do G Suite Basic e Business.

Saiba como ver o que mudou em um arquivo na Central de Ajuda.

 

Criação de salas temáticas do Google Meet antes de reuniões no Agenda

Agora você pode criar salas temáticas do Google Meet com antecedência no Agenda. Com esse recurso, organizadores de reuniões podem lidar melhor com diferentes estilos de aprendizado e levar em conta a dinâmica do grupo, além de não perderem um tempo precioso criando salas temáticas durante a reunião.

Adicione salas temáticas ao Google Meet no Agenda.

 

Acesse a Central de Ajuda para saber mais sobre como criar salas temáticas com antecedência no Google Agenda.

Disponível para os clientes do Google Workspace Business Standard, Business Plus, Enterprise Standard, Enterprise Plus.

 


 

Esta foi nossa seleção dos recursos que a Google lançou no último mês. Esperamos que as notícias ajudem você e sua equipe a levar o melhor das ferramentas Google Workspace para toda a empresa durante sua jornada de transformação digital. É possível acompanhar estas e muitas outras novidades pelo blog oficial Google Workspace, clicando aqui.

Caso tenha interesse em treinamentos, serviços ou simplesmente queira conhecer mais sobre o que o Google Workspace pode fazer por você, entre em contato conosco.

Até a próxima!

Compartilhe este post: