escrito por Felipe Schütz
7 minutos de leitura
Olá, sejam bem-vindes!
Nesta edição, vamos ver as mudanças mais relevantes que a Google fez em seus serviços no mês passado e que estarão disponíveis a partir do mês de maio. As melhorias tem como finalidade facilitar o acesso a informações ao usuário final e otimizar a gestão pelos administradores.
Abaixo, está a seleção que fiz para você. Boa leitura!
Para nós, que somos fãs do painel lateral, O Google lançou mais uma melhoria, o Google Maps. Agora, é possível ver e pesquisar informações sobre lugares na mesma tela da agenda, sem mudar de app nem precisar abrir várias guias.
Assim fica mais fácil planejar e participar de eventos na hora certa. Ver os detalhes sobre lugares, como a localização, o horário de funcionamento e as avaliações dos usuários; confirmar que você adicionou o local correto a um evento do Agenda; acessar horários e rotas de viagem para programar o deslocamento até o local de um evento. Você pode adicionar viagens ao Agenda para saber quando precisa sair para chegar na hora certa. A previsão de tráfego e trânsito no horário do evento é usada para exibir uma estimativa mais precisa do tempo de deslocamento.
Este recurso estará ativado por padrão para todos os usuários com o Agenda e o Maps ativados. Caso o Maps esteja desativado, o Administrador poderá ativar ou desativar serviços para seus usuários.
Este recurso está disponível para todos os clientes do Google Workspace e para os clientes do G Suite Basic e Business.
O Google está adicionando vários novos recursos para gente ter mais opções de uso, exibição e organização dos dados do BigQuery ao usar o páginas conectadas. Mais especificamente, estes são os novos recursos:
Se você for um novo usuário do BigQuery e do páginas conectadas, assista a este vídeo de demonstração.
Disponível para os clientes do Google Workspace Enterprise Standard e Enterprise Plus.
O Google está realizando algumas mudanças na página inicial do Admin Console. Com isso você terá novas formas de criar, ver e gerenciar as regras no Admin Console, como por exemplo:
Nova página inicial “Regras” no Admin Console
A ideia principal é de que estas informações possam ajudar os administradores a decidir mais rapidamente quais regras precisam ser implementadas, centralizar o gerenciamento e fazer investigações com a integração da ferramenta de investigação.
Para mais detalhes sobre este recurso acesse o conteúdo no blog do Google Workspace.
Mais uma para os administradores: agora, é possível bloquear o acesso de todas as APIs de terceiros aos dados do Google Workspace com uma nova configuração. Essa nova opção complementa as outras configurações OAuth disponíveis, que ajudam a controlar quais apps de terceiros e internos acessam os dados do Google Workspace.
Quando ela estiver selecionada, apps de terceiros não terão acesso aos dados dos usuários finais e do Google Workspace, e todos os escopos OAuth 2.0 serão bloqueados. Os usuários também não poderão fazer login em sites e apps de terceiros com a conta do Google Workspace.
Essa nova configuração reforça a proteção dos dados dos usuários finais e do Google Workspace. Nem todos os apps de terceiros têm medidas de proteção rigorosas ou seguem sua política de segurança. Ao impedir que APIs de terceiros solicitem informações confidenciais, como os escopos de login ou e-mail, você garante que seus dados e os dos usuários fiquem protegidos.
Quando o acesso de todas as APIs de terceiros estiver bloqueado, um app não poderá acessar os dados dos usuários do Google Workspace na Web e em dispositivos móveis. Se os usuários tentarem autorizar um app não confiável, eles verão uma mensagem de erro de autorização. Os administradores podem personalizar essa mensagem de erro como quiserem.
Administradores: este recurso ficará DESATIVADO por padrão. Para ativá-lo, acesse Segurança > Controles de API no Admin Console e selecione “Bloquear o acesso de APIs de terceiros”. Acesse a Central de Ajuda para saber mais sobre como bloquear o acesso a todas as APIs de terceiros ou controlar quais apps de terceiros e internos acessam os dados do Google Workspace.
Usuários finais: Você receberá uma mensagem de erro de autorização se tentar usar sua conta do Google Workspace para acessar um app não autorizado.
Disponível para todos os clientes do Google Workspace e para os clientes do G Suite Basic e Business.
O Google está estendendo o cronograma anunciado de mudanças na política de armazenamento do Google Workspace. Este é o novo cronograma:
Não haverá mudanças nas datas anunciadas para as Contas do Google pessoais.
Para mais detalhes sobre este recurso acesse o conteúdo no blog do Google Workspace.
Como o Google já anunciou, o Sites clássico está sendo substituído pelo novo Sites. Todos os clientes do Google Workspace terão até o fim de 2021 para concluir essa transição.
Gostaríamos de lembrar que, a partir de 15 de maio de 2021, os usuários não poderão mais criar sites no Google Sites clássico. Recomendamos que você desative a criação de sites no Sites clássico no seu domínio antes de 15 de maio de 2021.
O cronograma dessa transição será diferente para os usuários com Contas do Google pessoais. Veja mais detalhes sobre esta atualização clicando aqui.
Esta foi nossa seleção dos recursos que a Google lançou no último mês. Esperamos que as notícias ajudem você e sua equipe a levar o melhor das ferramentas Google Workspace para toda a empresa durante sua jornada de transformação digital. É possível acompanhar estas e muitas outras novidades pelo blog oficial Google Workspace, clicando aqui.
Caso tenha interesse em treinamentos, serviços ou simplesmente queira conhecer mais sobre o que o Google Workspace pode fazer por você, entre em contato conosco.
Até a próxima!