4 minutos de leitura
O Beyond Banking é uma estratégia de negócio inovadora que vem se destacando no mercado. Trata-se de uma abordagem que pode garantir diversos benefícios a uma instituição financeira, sendo o aumento da receita um deles.
Inovação e competitividade andam de mãos dadas. As empresas que não inovam perdem espaço em seu nicho de atuação para a concorrência. É importante destacar que essa prática deve ser entendida pelos gestores como uma estratégia diferenciadora, e que sua implementação pode levar à otimização de procedimentos e processos, e a um melhor posicionamento no mercado.
Quer entender a prática e como o Beyond Banking pode contribuir para a inovação e o crescimento do seu negócio? Leia o post.
O Beyond Banking é uma estratégia de negócio no qual bancos oferecem serviços e produtos que vão além dos financeiros.
Pode ser entendida, ainda, como uma abordagem que evita a comoditização das ofertas financeiras e que possibilita que as instituições tradicionais façam frente aos neobancos. A comoditização dos serviços ocorre quando os clientes desse mercado não percebem a diferença entre os produtos oferecidos por sua instituição e a concorrência. Por exemplo, considere um contexto em que diversos bancos disponibilizam contas de poupança com taxas de juros e funcionalidades semelhantes. Nessa situação, os clientes tendem a perceber esses serviços como muito parecidos, carecendo de características distintas que justifiquem a preferência por um banco em detrimento de outro.
As organizações financeiras pensam no Beyond Banking como uma forma de fidelizar, entender seus clientes e ampliar a entrega de valor para eles.
O Beyond Banking possibilita que as empresas invistam na sua estratégia digital com foco em novos negócios para os clientes que necessitam de serviços que vão além dos financeiros tradicionais. A estratégia ajuda a criar valor para a experiência dos seus usuários.
O Beyond Banking funciona como um novo modelo de negócios no qual os consumidores recebem uma gama diversificada de soluções por meio de um ecossistema provedores. (via API)
Sendo assim, diferentes ofertas e produtos bancários e não bancários, como ferramentas de educação financeira, gestão de contabilidade, seguros, investimentos, compras online, viagens e muito mais, podem ser oferecidos através de uma rede de parcerias entre bancos e startups, por exemplo.
Ou seja, a instituição financeira pode ofertar serviços personalizados aos seus clientes, além dos seus, é claro, em um único lugar, como por meio do seu aplicativo digital ou agências, ou através dos canais dos parceiros.
Trata-se de uma estratégia que pode garantir diversos benefícios para uma empresa. Conheça os principais:
O Beyond Banking oferece dois modelos possíveis de negócios, que podem ser implementados de forma isolada ou conjunta, a depender dos interesses dos parceiros. Saiba quais são:
Fique por dentro de outras tendências do mercado financeiro ao acompanhar as publicações em nosso blog.