Escrito por ilegra,

4 minutos de leitura

Beyond Banking: a evolução dos serviços financeiros

Entenda como as inovações tecnológicas estão moldando o futuro dos serviços financeiros e desafiando o modelo bancário convencional.

Compartilhe este post:
homem mexendo em finanças no celular, para representar o beyond banking

O Beyond Banking é uma estratégia de negócio inovadora que vem se destacando no mercado. Trata-se de uma abordagem que pode garantir diversos benefícios a uma instituição financeira, sendo o aumento da receita um deles.

Inovação e competitividade andam de mãos dadas. As empresas que não inovam perdem espaço em seu nicho de atuação para a concorrência. É importante destacar que essa prática deve ser entendida pelos gestores como uma estratégia diferenciadora, e que sua implementação pode levar à otimização de procedimentos e processos, e a um melhor posicionamento no mercado.

Quer entender a prática e como o Beyond Banking pode contribuir para a inovação e o crescimento do seu negócio? Leia o post.

O que é Beyond Banking?

O Beyond Banking é uma estratégia de negócio no qual bancos oferecem serviços e produtos que vão além dos financeiros.

Pode ser entendida, ainda, como uma abordagem que evita a comoditização das ofertas financeiras e que possibilita que as instituições tradicionais façam frente aos neobancos. A comoditização dos serviços ocorre quando os clientes desse mercado não percebem a diferença entre os produtos oferecidos por sua instituição e a concorrência. Por exemplo, considere um contexto em que diversos bancos disponibilizam contas de poupança com taxas de juros e funcionalidades semelhantes. Nessa situação, os clientes tendem a perceber esses serviços como muito parecidos, carecendo de características distintas que justifiquem a preferência por um banco em detrimento de outro.

As organizações financeiras pensam no Beyond Banking como uma forma de fidelizar, entender seus clientes e ampliar a entrega de valor para eles.

Como funciona?

O Beyond Banking possibilita que as empresas invistam na sua estratégia digital com foco em novos negócios para os clientes que necessitam de serviços que vão além dos financeiros tradicionais. A estratégia ajuda a criar valor para a experiência dos seus usuários.

Veja, na prática, como funciona:

O Beyond Banking funciona como um novo modelo de negócios no qual os consumidores recebem uma gama diversificada de soluções por meio de um ecossistema provedores. (via API)

Sendo assim, diferentes ofertas e produtos bancários e não bancários, como ferramentas de educação financeira, gestão de contabilidade, seguros, investimentos, compras online, viagens e muito mais, podem ser oferecidos através de uma rede de parcerias entre bancos e startups, por exemplo.

Ou seja, a instituição financeira pode ofertar serviços personalizados aos seus clientes, além dos seus, é claro, em um único lugar, como por meio do seu aplicativo digital ou agências, ou através dos canais dos parceiros.

Benefícios do Beyond Banking

Trata-se de uma estratégia que pode garantir diversos benefícios para uma empresa. Conheça os principais:

  • Melhoria na experiência do cliente: O Beyond Banking é profundamente centrado no cliente. Ele reconhece que os usuários desejam uma experiência completa e conveniente que atenda a todas as suas demandas financeiras e não financeiras em um só lugar. Portanto, a abordagem busca aprimorar uma experiência fluida, sem costuras, priorizando as reais necessidades e expectativas dos clientes.
  • Grande potencial de retorno financeiro: Como mais produtos e serviços são oferecidos em um único lugar, além dos tradicionais, há um grande potencial de retorno econômico advindo desse novo ecossistema de soluções.
  • Possibilidade de parcerias: A estratégia se apresenta, também, como uma oportunidade para fazer parcerias e fortalecer o networking. Isso acontece pois o Beyond Banking permite que a organização negocie com outras, visando atingir propósitos em comum, como aumentar as vendas e melhorar a experiência do cliente.
  • Aumento da competitividade no mercado: Por se tratar de um modelo de negócio inovador, que visa permitir que o cliente consiga resolver não só seus problemas financeiros, mas sim as suas necessidades em diferentes esferas em apenas um lugar, pode-se dizer, também, que colabora para o aumento da competitividade da empresa no mercado.
  • Oportunidade de novos negócios: Além de oferecer os serviços financeiros principais, a empresa tem a oportunidade de investir em um novo modelo de negócio que congrega ofertas personalizadas e que pode agregar valor às suas operações, bem como encurtar o alcance dos seus objetivos.
  • Maior conexão com o cliente: O Beyond Banking é também uma estratégia que permite a uma empresa ter maior conexão com seus clientes, já que essa abordagem foca em centralizar as principais necessidades e desejos dos consumidores em um só lugar.

 

Modelos do Beyond Banking

O Beyond Banking oferece dois modelos possíveis de negócios, que podem ser implementados de forma isolada ou conjunta, a depender dos interesses dos parceiros. Saiba quais são:

  • Modelo bank-as-plataform: É um modelo tradicional, no qual ofertas co-concebidas com parceiros são distribuídas através dos canais digitais e das agências da instituição financeira. Nesse caso, a organização bancária funciona como uma plataforma pela qual os serviços/produtos são oferecidos.
  • Modelo bank-as-a-service: Nesse modelo, a instituição bancária concebe as ofertas, mas elas são distribuídas através dos canais digitais e físicos dos parceiros com o objetivo de maximizar as vendas e fortalecer serviços financeiros embutidos.

Fique por dentro de outras tendências do mercado financeiro ao acompanhar as publicações em nosso blog.

Compartilhe este post: