Escrito por Juliana Manara,

3 minutos de leitura

Blockchain e Data Supply Chain: a combinação revolucionária para gestão

Juntos, esses dois conceitos podem trazer benefícios significativos para a estrutura de empresas de qualquer segmento, incluindo eficiência, confiabilidade e transparência em toda a cadeia de suprimentos.

Compartilhe este post:
mulher em frente ao computador com imagens de blockchain

A gestão de dados é uma das principais preocupações de empresas de todos os setores. A necessidade de reconciliar dados de vários sistemas, a falta de transparência e a vulnerabilidade a ataques cibernéticos são apenas alguns dos desafios enfrentados pelas empresas. Mas e se houvesse uma solução que fornecesse uma infraestrutura segura e descentralizada para gerenciar dados e garantisse sua qualidade e integridade em todas as etapas da cadeia de valor? É aí que entra a combinação revolucionária entre Blockchain e Data Supply Chain.

Enquanto a tecnologia Blockchain é amplamente conhecida por sua capacidade de fornecer uma infraestrutura de dados descentralizada e segura, o conceito de Data Supply Chain se concentra na gestão de dados em todas as etapas da cadeia de valor, garantindo a qualidade e a integridade dos dados em cada etapa. Juntos, esses dois conceitos podem trazer benefícios significativos para a estrutura de empresas de qualquer segmento, incluindo eficiência, confiabilidade e transparência em toda a cadeia de suprimentos.

Embora ainda não existam muitos estudos que comprovem a combinação de ambas, estudos individuais já têm mostrado resultados interessantes. A implementação da tecnologia Blockchain em uma cadeia de suprimentos tem potencial para reduzir os custos operacionais em até 30% (Deloitte, 2021) e aumentar a eficiência em até 15% (DHL, 2019). Já as empresas que implementaram uma estratégia de Data Supply Chain foram capazes de reduzir os custos operacionais em até 20% (resultados colhidos pela GE Appliances), reduzir o tempo de resposta em até 40% (resultados colhidos pela Unilever) e melhorar a qualidade dos dados em até 15% (resultados colhidos pela Intel).

Cases como a plataforma IBM Food Trust, que usa a tecnologia Blockchain para fornecer informações transparentes aos consumidores sobre a origem e o processo de produção dos alimentos, e a Bitfury, que está usando a tecnologia Blockchain para criar uma plataforma de registro de terra, são exemplos de como a combinação de Blockchain e Data Supply Chain pode ser aplicada na prática e trazer resultados expressivos.

No entanto, a adoção da tecnologia Blockchain e do conceito de Data Supply Chain pode enfrentar desafios, como a integração com sistemas legados e a necessidade de treinar os funcionários para trabalhar com a nova tecnologia. As empresas também precisam estar preparadas para lidar com questões regulatórias e de conformidade.

Em resumo, a combinação entre Blockchain e Data Supply Chain é uma solução promissora para a gestão de dados empresariais, trazendo eficiência, confiabilidade e transparência para toda a cadeia de valor. À medida que mais empresas adotam essa abordagem, é provável que os benefícios sejam ainda mais comprovados, fornecendo uma infraestrutura de dados mais segura, descentralizada e confiável para empresas de todos os setores.

Este artigo foi publicado originalmente no iCoLab.

Compartilhe este post: