Escrito por Iuri Vargas,

4 minutos de leitura

Bruce Thuckman: os estágios da formação de uma equipe

Conheça a teoria criada por Bruce Tuckman sobre as fases evolutivas de uma equipe.

Compartilhe este post:

Olá, tudo bem?

Este artigo tem como objetivo explicar um pouco como funciona a teoria criada por Bruce Tuckman sobre as fases evolutivas de uma equipe.

Bruce Tuckman foi um pesquisador americano, nascido em 1938, que ficou conhecido por uma de suas teorias que explicava os estágios de desenvolvimento de uma equipe, mais conhecida como Tuckman’s stages of group development. Ela foi publicada em 1965 e basicamente era dividida em quatro ciclos: forming, storming, norming e performing.

 

Forming

O primeiro ciclo é onde forma-se uma nova equipe, a liderança explica o propósito e objetivos desta equipe para seus membros que geralmente sentem um certo receio pelo momento de adaptação e iteração que se fará presente todos os dias. Ainda não há engajamento, neste caso o papel do líder torna-se fundamental para conseguir deixar explícito qual rumo deve-se seguir e acompanhar a evolução desta equipe.

 

Storming

O segundo ciclo inicia quando os membros da equipe começam a se confrontar. Neste cilo, as metas da equipe já estão definidas mas as responsabilidades e papéis de cada integrante ainda não, gerando dificuldades de se chegar em um senso comum, conflitos e desconforto para essas pessoas. Neste caso, o papel do líder continua sendo fundamental de modo que consiga acompanhar a evolução da equipe e ser um facilitador na resolução desses conflitos.

 

Norming

O terceiro ciclo trata a normalização da equipe. Nele, os processo já estão definidos e o entusiasmo e níveis de competência dos membros cresce. Os integrantes já conhecem uns aos outros, e tanto o respeito quanto o trabalho em equipe começam a se fazer presentes no dia-dia da equipe.

 

Performing

O quarto ciclo aborda a performatização da equipe. Nele, a equipe já executa o trabalho de modo muito produtivo e performático, começa a tornar-se auto gerenciável, organizada, e cada membro da equipe sabe seu papel e a importância que ele tem para que os objetivos da equipe sejam atingidos. Ainda neste ciclo, a equipe exibe um sentimento de orgulho muito grande em fazer parte daquele grupo, a necessidade do líder para resolução de problemas torna-se cada vez menor.

 

Adjourning

Em 1977, junto de Mary Ann Jensen, Bruce Thuckman acrescentou um quinto ciclo em sua teoria, conhecido como Adjourning. Ele aborda o fim desse lindo processo de formação de equipe. Neste ciclo, todos os objetivos da equipe foram alcançados e, junto do sentimento de orgulho pelo trabalho realizado, existe a angústia pelo desconhecimento de quais serão as próximas páginas dessa jornada. A equipe pode ser mantida ou desmembrada, tudo depende da estratégia adotada por quem a lidera. O papel do líder torna-se novamente fundamental, pois será o principal responsável por definir o futuro de cada membro da equipe.

 

Quem já teve a oportunidade de trabalhar em uma equipe desde sua criação até a entrega do objetivo final muito provavelmente já vivenciou os ciclos abordados pela teoria de Bruce Thuckman. A teoria explica basicamente as fases que um grupo de pessoas passa durante o percurso para atender um grande objetivo. Esse percurso carregará consigo o processo de formação, turbulência, normatização, performatização e dissolução/transformação da equipe.

Referência

Compartilhe este post: