Escrito por ilegra,
5 minutos de leitura
Cloud office: tecnologia e cultura devem trabalhar juntas para gerar inovação e competitividade
Líder em Digital Workplace Consulting pelo ISG pelo segundo ano, ilegra defende que incentivar a destreza digital dos colaboradores potencializa skills cada vez mais necessárias para as empresas
Neste post:
- Impacto dos ambientes digitais nos resultados de negócio;
- O conceito de destreza digital, segundo Gartner Consultoria;
- ISG Provider Lens™ Digital Workplace of the Future – Brasil;
- Fortalezas da ilegra, segundo a ISG.
O futuro do trabalho se aproxima rapidamente e prevê que empresas implementem uma série de mudanças para se adaptarem ao novo cenário. A jornada digital do colaborador deu um salto no início do ano, quando a pandemia mundial de Covid-19 exigiu que as empresas mantivessem times remotos para seguirem em operação, e continuará evoluindo.
Em meio à necessidade de acompanhar os novos jeitos de trabalhar e de impulsionar as empresas no cenário digital, ferramentas de digital workplace – utilizadas para produzir de forma colaborativa, criar conteúdo, analisar dados e consumir informações – estão passando por uma transformação significativa.
Todas essas mudanças fornecem às organizações uma oportunidade única de melhorar substancialmente seus resultados de negócio, pois incentiva que a força de trabalho se torne mais hábil digitalmente. Segundo a Gartner Consultoria, digital dexterity (ou destreza digital, em tradução livre) é a intenção e a capacidade de usar a tecnologia para obter retornos mais efetivos, uma qualidade cada vez mais esperada dos funcionários.
Soluções que exigem mudança de cultura
Pesquisas da Gartner Consultoria com CEOs indicam que a transformação que os gestores esperam nos talentos de suas empresas passa por torná-los mais proativos, centrados na tecnologia, colaborativos, inovadores e empoderados. Todas essas características são potencializadas com a destreza digital.
Líderes responsáveis por tecnologia devem colaborar efetivamente com os objetivos de transformação digital das empresas. Para isso, precisam também evoluir a cultura dos colaboradores, facilitar novos modelos de trabalho e incentivar o desenvolvimento dos profissionais, conforme as expectativas do mercado de trabalho.
Em geral, as organizações costumam tratar a transição para cloud office como uma atividade centrada em TI. No entanto, o sucesso do projeto de implantação das ferramentas de escritório em nuvem depende diretamente do engajamento dos funcionários.
“Um programa de digital workplace é uma estratégia de negócio que possibilita e incentiva a destreza digital da força de trabalho, por meio de um ambiente envolvente e intuitivo”, resume Caroline Capitani, VP de Design Digital e Inovação na ilegra.
Digital Workplace Consulting Services
Digital Workplace Consulting, segundo o ISG Provider Lens™ – pesquisa global comparativa entre provedores de soluções de tecnologia –, são serviços que incluem avaliação do ambiente atual, projeção da transformação e definição do business case, mapeamento de personas e roteiro de implementação e facilitação da adoção de tecnologias.
ilegra foi reconhecida, na mais recente da ISG, pelo segundo ano, como líder na categoria Digital Workplace Consulting Services na avaliação do ISG.
“Nossa presença no quadrante de líderes de mercado, ao lado dos gigantes mundiais da indústria, mostra a força do nosso posicionamento como boutique. Somos capazes de prover soluções altamente customizadas e eficazes ao trabalhar, com proximidade e profundidade, necessidades e desafios particulares de cada organização”, define Felipe Santos, VP de Marketing e Vendas da ilegra.
“ilegra já demonstrou ter completo domínio da gestão de HCM em projetos feitos para a Nidec no passado, com alta taxa de sucesso e feedback extremamente positivo dos usuários. Não tivemos dúvidas na qualidade do serviço prestado. Experiência, know-how técnico e humano e metodologia comprovada são, para mim, os diferenciais da empresa”, aponta Ronaldo Hornburg, Information Technology Specialist na Nidec.
ilegra foi responsável pela transição de soluções de digital workplace e Human Change Management da Embraco há quatro anos e, em 2020, foi novamente procurada pela Nidec – detentora da marca Embraco – para impulsionar novos estilos de trabalho para produtividade e inovação nas sedes da empresa localizadas na China, na Itália, no México e na Romênia.
O relatório do ISG reforça que a metodologia de mudança da ilegra pode ser aplicada com sucesso em organizações empresariais internacionais de médio e grande porte com mais de 10.000 usuários. Empresas como Whirlpool, Embraco, Lebes, Sapore, Cresol, PwC, Porto Seguro e Fiat Chrysler tiveram o processo de transição para soluções cloud office conduzido pela ilegra.
A Whirlpool teve o desafio de implementar as soluções G Suite para toda a América Latina. A operação envolveu nove países e mais de cinco mil funcionários. Nesse caso, o suporte técnico em múltiplos idiomas, realizado 24/7, colaborou para o sucesso da migração.
Fortalezas da ilegra, segundo o ISG Provider Lens™
Os pontos abaixo foram destacados no relatório Digital Business Consulting Services como os diferenciais da oferta da ilegra para transição para cloud office.
Falando a língua da mudança
“ilegra idealizou um novo fluxo de trabalho com uma prática avançada de consultoria em gestão da mudança organizacional. As referências de seus projetos incluem a migração simultânea de usuários em vários países. A ilegra aplica os princípios de design thinking e da gamificação para envolver os usuários em design e na criação de forma conjunta, permitindo que os usuários reinventem seu trabalho para colaborar de forma mais eficaz”, indica o ISG Provider Lens.
“Acreditamos que nossa soma de expertises em tecnologia e em Human-Centered Design é que nos permite entregar soluções que realmente ajudam as empresas a conquistarem seus objetivos de habilidade digital. Atuamos na conexão entre as soluções cloud office mais modernas e os novos modelos de trabalho”, comenta Caroline Capitani.
Inovação e transformação contínuas
O ISG ressalta que a ilegra reavivou seu foco em digital workplace, desenvolvendo um ecossistema que colabora com diferentes tecnologias para ampliar a produtividade dos colaboradores.
“A parceria com GitHub permitiu que organizações de desenvolvimento de aplicações passem por uma transformação, fazendo com que melhorem colaboração e desempenho. A parceria com Workplace by Facebook permite que a ilegra promova novas formas de trabalho em uma escala enterprise. Já com a Inbenta, pode prover soluções de chatbots e IA voltadas ao ambiente de trabalho. Além disso, a ilegra continua desempenhando um papel fundamental de transformação de ambientes cloud office por meio das tecnologias Google.”
Por fim, a ilegra está capacitada, ainda conforme o relatório, a fazer o deploy de tecnologias e plataformas de digital workplace sem a interrupção das operações dos clientes, incluindo migração de dados e treinamento de usuários. Com seu core em tecnologia, a companhia possui capabilities importantes para o contexto de implementação de digital workplace: cloud, modernização de aplicações, desenvolvimento de software customizado e squads remotas, entre outros.