Escrito por Gediel Luchetta,

4 minutos de leitura

Como aumentar as probabilidades de sucesso da modernização de seu sistema legado

Conheça duas abordagens importantes que aumentam a probabilidade de sucesso nas iniciativas de modernização de aplicações.

Compartilhe este post:

Se sua empresa está perdendo participação de mercado ou não crescendo como planejado por fatores como baixo ritmo de inovação ou alto custo operacional, considerar um investimento para modernização de seu sistema legal é algo que precisa ser feito. Neste artigo, listei 4 motivos para investir nesse tipo de projeto.  Como mencionado anteriormente, a modernização de um sistema core, quase sempre, é uma jornada longa e de alto investimento. Existem porém, duas abordagens importantes que aumentam a probabilidade de sucesso nessa iniciativa. Entenda melhor cada uma delas a seguir.

 

1. Entenda qual é a principal dor e comece por ela

Antes de iniciar, faça um diagnóstico correto do cenário atual, determinando onde estão os maiores ofensores para os resultados de negócio e, com isso, a estratégia de ataque inicial – ou seja, como obter resultados de maneira ágil e com o menor investimento. Por exemplo, se o maior problema para o negócio atual é a diminuição de crescimento ou a evasão de clientes devido à limitação na interface do produto, pode-se iniciar a modernização fazendo uma separação entre as camadas de frontend e backend e, com isso, utilizar novas tecnologias para liberar novas interfaces para outros dispositivos, enquanto o backend permanece o mesmo.

Outra possibilidade: quando o principal problema é o elevado custo de infraestrutura e manutenção de data center próprio. Uma ação poderia ser uma migração (lift and shift) para a nuvem ou, talvez, a substituição de seu RDBMS proprietário, com elevado custo de licenciamento, para uma solução de banco de dados open source.

É importante salientar que, aqui, estamos falando de faseamento e uma estratégia de ataque inicial que deve resolver uma das dores. Para resolução de todas as dores, será preciso uma modernização completa, reescrevendo o software com o cliente final no centro e utilizando as melhores práticas de arquitetura de software, infraestrutura, stack de tecnologia, boas práticas de engenharia de software e DevSecOps.

 

2. Aproveite a iniciativa de modernização para criar um produto realmente “customer centric”

Utilize uma abordagem “customer centric” e faça um discovery para determinar quais funcionalidades realmente geram valor para o seu cliente final. Um erro muito comum de times envolvidos em iniciativas de modernização é pressupor que todas as funcionalidades presentes no software atual precisam ser modernizadas e mantidas na nova solução. Essa premissa também gera uma falsa sensação de que as barreiras de entrada para concorrentes são mais altas do que realmente são.

A título de exercício, imagine um módulo de um sistema legado que possui, hipoteticamente, 20 funcionalidades. No projeto de modernização, devemos considerar a migração de todas? Os usuários finais realmente precisam e usam seu produto devido a presença de todas essas funcionalidades? Na prática, vemos muitos casos de startups surgindo e ganhando mercado com um produto digital moderno, simples e de fácil uso, com apenas duas ou três dessas funcionalidades

Em resumo, um processo de discovery com o cliente final no centro, entendendo o que realmente gera valor, pode determinar uma grande simplificação e otimização da jornada de modernização ou trazer oportunidades de crescimento com inovações em novas funcionalidades que não estavam presentes no produto e nem no roadmap do sistema legado.

 

Leia também: A modernização do core bancário da Unicred garantiu disponibilidade para o cooperado e capacidade de inovação

 

A decisão por um projeto de modernização é multifatorial. Os ganhos com este investimento incluem maior agilidade para inovar, redução do time-to-market de novas funções e features, diminuição de custos de operação, além da ampliação da capacidade de rastreabilidade de falhas, garantindo maior assertividade e rapidez para a resolução de problemas.

Usar uma linguagem de código atualizada e com excelente reputação também traz segurança para o produto a longo prazo, já que a mão de obra qualificada está amplamente disponível.

Compartilhe este post: