Escrito por Júlia Vieira,

5 minutos de leitura

Como construímos nossa Cultura de Design no contexto Outsourcing

Saiba como construir um time forte de Designers e uma cultura de Design sólida, através da história do time de Design do Outsourcing da ilegra, hoje chamado de We Are UX, ou carinhosamente de WAU.

Compartilhe este post:
grupo de pessoas em frente ao computador

O que é Cultura:

Antes de discutir a Cultura de Design, é necessário entender o conceito de cultura em geral, que se refere às características e conhecimentos de um determinado grupo de pessoas, como língua, religião, culinária, música e artes.

O que é Cultura Organizacional:

Também é importante destacarmos a importância de considerar outras culturas que podem afetar o design, como a cultura organizacional de uma empresa, que inclui atitudes, regras formais e informais, hábitos, símbolos e linguagem. Cada empresa é única e tem sua própria cultura.

O que é Cultura de Design:

A cultura de design é mais do que uma estrutura de trabalho, é uma forma de ser, agir e pensar, baseada na crença de um mundo melhor e na vontade de melhorar a vida das pessoas. Isso envolve a solução de problemas e a visão sistêmica, entendendo pessoas, contextos e ramificações. Uma cultura de design forte e bem definida leva a resultados mais consistentes e eficazes. E pode assumir diferentes níveis de maturidade em diferentes contextos e culturas organizacionais.

Na imagem abaixo podemos ver um exemplo visual de como essas culturas se constroem através de seus atravessamentos.

Agora precisamos compreender o contexto em que o time de design We Are Ux está inserido. E este contexto é o do Outsourcing.

Um pouco sobre Outsourcing e Cultura de Design

O Outsourcing na Cultura de Design pode ser uma estratégia utilizada por empresas que não possuem uma equipe de design interna, ou que precisam de um reforço em algum projeto específico.
É importante ressaltar que o Outsourcing na Cultura de Design pode apresentar alguns desafios. Por exemplo, pode ser mais difícil manter uma comunicação eficiente e uma cultura de trabalho colaborativa, mas não é impossível.
O outsourcing pode trazer diversos benefícios para as empresas, como por exemplo, diferentes pessoas, de distintas realidades pensando o mesmo projeto. Construindo e compartilhando um produto cada vez mais rico em diversidade e potencial. Resumindo: é um trabalho de muita parceria, comunicação e soma de todos os lados! Por que no fim, somos o que somamos, não é mesmo?

 

Agora que já contextualizamos, vamos falar do desafio de construir o We Are UX?

O Desafio era estruturar o time de Designers de Produto na perspectiva Outsourcing. Ou seja, os designers iram atuar em diferentes clientes, com diferentes realidades no seu dia a dia. Então como poderíamos construir um ambiente interno fortalecido e uma boa Cultura de Design?

Para aprofundar o entendimento deste contexto trago a imagem abaixo um pouco na nossa estrutura de trabalho como time de design no Outsourcing:

Nesta imagem vemos nosso time de design (We Are UX) em laranja e ao lado em roxo o time de Design dos nossos parceiros. Também em laranja podemos ver onde nossos designers se encaixam dentro do time de uma empresa parceira.

Já nesta segunda imagem, que está abaixo, podemos ver a diversidade de atuações que um designer do nosso time pode vivenciar e o quanto temos a oportunidade de lidar com diferentes cenários e contextos no nosso dia a dia como time, já que muitos profissionais podem estar atuando em parceiros diferentes.

E quais foram as estratégias que escolhemos?

A estratégia era construir um ambiente onde houvesse um forte senso de comunidade de design, desenvolvimento técnico, desenvolvimento pessoal e pertencimento, sempre priorizando o engajamento e o bem-estar do time.
Para alcançar esse objetivo, inicialmente fortalecemos o vínculo entre todos os membros do time através da criação de um nome para o grupo, We Are UX (WAU), e estabelecemos encontros quinzenais com foco em dinâmicas facilitadas pela liderança e trocas de conhecimento. Cada agenda incluía um tema de estudo trazido por um membro do time. O objetivo principal aqui era a criação de um senso de pertencimento e comunidade entre todos os membros, o que era a base para avançarmos em níveis de maturidade como um time de Design.
Além disso, tivemos como prioridade os acompanhamentos, desenvolvendo um modelo que engloba o colaborador, o cliente e o projeto em que o colaborador está atuando, bem como o time de Design We Are UX.

Na imagem abaixo é possível ver como organizamos, em um primeiro momento, esse processo.

Mas e hoje? Como está organizado nosso time de design We Are UX?

Com base nas relações protegidas e fortalecidas, nossa equipe de Design progrediu; E para complementar as agendas quinzenais e acompanhamento individual com feedbacks, implementamos outras iniciativas, tais como mentores técnicos entre os seniores da equipe, dailys em inglês para praticar a linguagem técnica, Happy Hours, dojos de assuntos diversos, grupos de estudos, treinamentos técnicos, OKRs , identidade visual da equipe, talks, meetups abertos ao público e várias outras ideias, que estão representadas na imagem abaixo.

Além das iniciativas mencionadas anteriormente, procuramos promover ações que envolvam a empresa como um todo, como por exemplo, nossa participação no ilegra 360, uma agenda de troca de conhecimento que engloba todos os setores da empresa. Recentemente, construímos um treinamento completo sobre Product Discovery, com a colaboração de quatro membros de nossa equipe de Design, que se juntaram para realizar pesquisas e criar o material. Disponibilizamos o treinamento no Google Classroom, permitindo que todos na empresa possam acessá-lo, compartilhando conhecimento não apenas com a nossa equipe de Design, mas com todos os profissionais da empresa.

E o que aprendemos?

Aqui estão os principais aprendizados que foram extraídos da experiência do We Are Ux na construção de um time forte de Design e uma cultura de Design sólida:

+++As relações são a base de tudo em um tempo. É importante encontrar pontos de convergência e criar uma relação de confiança com cada pessoa do tempo.
+++Não adianta forçar. As pessoas precisam ver valor no que está sendo proposto para se engajar.
+++Cada pessoa é única, e o que funciona com uma pessoa pode não funcionar com outras. Não há uma receita de bolo quando se trata de gerenciar pessoas.
+++Todos fazem parte do sucesso da equipe.
+++É importante cometer erros e aprender com eles para seguir em frente e melhorar.
+++Delegar funções e definir responsabilidades é fundamental para o sucesso da equipe.
+++Dar direção é diferente de levar pela mão.
+++Fortalecer a cultura da equipe é um trabalho contínuo e nunca acaba.
+++Se o time confiar em você, eles permanecerão com você até debaixo do mau tempo.
+++Pessoas felizes lidam melhor com os desafios e conflitos do dia a dia.

Compartilhe este post: