Escrito por ilegra,

6 minutos de leitura

Como reforçar a TI para evitar lacunas de segurança

Definir claramente os princípios e garantir sua comunicação. Conheça mais sobre como reforçar a segurança nos times de tecnologia.

Compartilhe este post:

As lacunas de segurança existem há tanto tempo quanto os produtos digitais. E, infelizmente, as vulnerabilidades de segurança no desenvolvimento de produtos digitais ainda persistem.

Segundo a Modern Applications Development Security, pesquisa realizada pela Veracode, não há sinais de melhorias:

+++ Somente 36% dos entrevistados classificam seu programa de segurança de aplicações com notas com 9 ou 10;

+++ 66% disseram que as ferramentas de segurança de aplicações protegem menos de 75% de sua base de código;

+++ 48% reconheceram que colocam um código vulnerável para a produção regularmente.

 

A chave para mitigar as lacunas de segurança no desenvolvimento de produtos digitais é definir claramente os princípios de segurança e comunicá-los às equipes de desenvolvimento de software. Veja neste post como produtos que reforçam o modelo Zero Trust podem reforçar a segurança nos times de TI.

 

Por que prevenir lacunas de segurança é importante no desenvolvimento de produtos digitais?

+++ Remoção de erros de projeto antes que eles sejam incorporados ao código;
+++ Custos mais baixos, graças à detecção precoce e eliminação de lacunas de segurança;
+++ Os stakeholders abraçarão a importância do investimento em metodologias seguras e não pressionarão os desenvolvedores a lançarem um produto digital mais rapidamente.

 

5 ações para mitigar lacunas de segurança

 

1. Colocar a segurança em TI em primeiro lugar

Não são todas as empresas que conseguem ter muitos especialistas em segurança envolvidos no desenvolvimento de produtos digitais. Mas é possível tornar a proteção uma prioridade e evitar lacunas de segurança ao:

+++ Treinar e educar continuamente toda a equipe de desenvolvimento de software;
+++ Documentar os padrões de critérios de segurança em ferramentas digitais;
+++ Formalizar a colaboração no planejamento e no gerenciamento de lançamento;
+++ Gravar e publicar revisões de sprint para que o time possa assisti-las e sinalizar implementações arriscadas;
+++ Exigir que todas as APIs, microsserviços, integrações e aplicações recém-desenvolvidas tenham testes de segurança em seus pipelines de CI/CD.

 

Ter uma cultura clara e promover a felicidade da equipe de TI podem ser as maneiras mais importantes de os gestores contribuírem para melhorar a segurança no desenvolvimento de produtos digitais.

Na pesquisa da comunidade DevSecOps de 2020, desenvolvedores contentes com o local de trabalho provaram ser 3,6 vezes mais propensos a prestar atenção à segurança.

 

2. Proteger dados confidenciais

Os principais desafios de operações de dados para líderes e times de TI é adotar uma governança de dados proativa, rotular dados confidenciais e educar desenvolvedores sobre práticas aceitáveis de dados.

Centralizar o gerenciamento de identidade, definir direitos baseados em função e mascarar dados confidenciais em ambientes de desenvolvimento são práticas importantes de segurança e privacidade de dados.

O gerenciamento de dados confidenciais vai além da sua segurança. Por exemplo, muitas empresas, especialmente aquelas em setores regulamentados, devem capturar a esteira de dados mostrando quem, quando, onde e como os dados mudam.

Na maioria das vezes, ouve-se falar de Zero Trust Security no contexto de autenticação de usuários/solicitações/transações e verificação de identidade de forma contínua.

No entanto, não se costuma ouvir falar em aplicar o Zero Trust nos ciclos de desenvolvimento de produtos digitais e DevOps. As equipes de TI devem começar a considerar a implementação de políticas e sistemas deste conceito no processo de desenvolvimento para proteger melhor as aplicações desde o código-fonte.

O HashiCorp Vault ajuda as organizações a reduzir o risco de violações e exposição de dados com automação de segurança baseada em identidade e criptografia como serviço.

A solução permite que profissionais e empresas protejam, armazenem, acessem e distribuam de forma centralizada dados sensíveis dinâmicos como tokens, senhas, certificados e chaves de criptografia em qualquer ambiente de nuvem pública ou privada.

 

3. Implantar compliance e gerenciamento de código aberto

Muitos líderes reconhecem que restrições e processos de aprovação complexos retardam a inovação e frustram desenvolvedores talentosos.

Políticas, governança e práticas de gerenciamento claramente definidas em torno do uso de open source, seleção de ferramentas e gerenciamento do ciclo de vida da tecnologia são necessários para mitigar os riscos.

Para atingir uma política equilibrada entre segurança e inovação, há a necessidade de estabelecer uma equipe para definir procedimentos de governança, padrões de prática e métricas.

Ter ferramentas que integrem os recursos do desenvolvedor com as melhores práticas de segurança reforça a TI e alivia alguns dos desafios do código aberto.

O uso do GitHub Advanced Security, por exemplo, facilita a eliminação de lacunas de segurança em projetos open source gerenciados nessa plataforma. Este é um passo importante para promover a segurança mais cedo no ciclo de vida de desenvolvimento de produtos digitais.

 

4. Restringir acesso a códigos-fonte e pipelines de CI/CD

Seguir a orientação do modelo de Zero Trust e do princípio de privilégio mínimo é uma boa prática que limita o acesso a repositórios de controle de origem e suas funções.

Uma solução como o GitHub Enterprise fornece permissões de usuário refinadas para limitar os desenvolvedores — ou equipes de desenvolvimento inteiras — a uma porção menor da base de código relacionada ao seu trabalho.

Há várias disciplinas de segurança nas quais as equipes de TI devem assumir a responsabilidade. É possível mitigar os riscos protegendo o pipeline de CI/CD, implementando soluções alternativas seguras para automação com autenticação multifator, promovendo conscientização de segurança e desenvolvendo práticas de codificação seguras.

 

5. Usar bibliotecas e estruturas populares e bem mantidas

É melhor usar bibliotecas ou estruturas populares e bem mantidas ao escrever software, pois é menos provável que tenham vulnerabilidades do que as bases de código recém-criadas.

O uso de componentes de código aberto pode ajudá-lo a gerenciar melhor a segurança do software, pois você pode se beneficiar da detecção antecipada de erros e dos patches. Além disso, o uso de bibliotecas de desenvolvimento de software seguras pode ajudar a reduzir a superfície de ataque do seu aplicativo e torná-lo mais seguro.

Os desenvolvedores devem sempre pesquisar a reputação de uma biblioteca ou estrutura antes de usá-la no desenvolvimento de produtos digitais. É possível usar ferramentas online que forneçam informações detalhadas sobre a atividade da comunidade de cada projeto, frequência de lançamento e outras métricas. No fim das contas, isso vai ajudar a tomar uma decisão informada sobre se esse componente é seguro o suficiente para suas necessidades.

Para inúmeras organizações, as práticas recomendadas de segurança são apenas uma reflexão tardia quando ocorre uma violação de dados e a infraestrutura de uma empresa é comprometida.

No entanto, essas ameaças à segurança devem ser abordadas de forma proativa e defensiva desde o desenvolvimento de um produto digital. A ilegra está pronta para ajudar!

Compartilhe este post: