Escrito por ilegra,

7 minutos de leitura

Dexco + AWS: Disponibilizando aplicações em um ambiente seguro e confiável

Utilização de pipelines integrados a stack da AWS ajuda a Dexco a automatizar seus deploys e aumentar seus recursos em nuvem.

Compartilhe este post:

Sobre a DEXCO

O processo de transformação digital é primordial para quem quer se manter competitivo no mercado. Para empresas mais tradicionais, o desafio é ainda maior, como é o caso da Dexco, empresa brasileira presente no mercado há mais de 70 anos, detentora das marcas Duratex e Durafloor (divisão Madeira), Deca e Hydra (divisão Deca) e Portinari, Castelatto e Ceusa (divisão Revestimentos), que iniciou seu processo de transformação digital há pouco mais de dois anos. Em meio à mudança de marca, que aconteceu no ano passado, até então Duratex, e do novo foco de mercado, a empresa iniciou uma inédita jornada digital, a fim de se tornar mais moderna e cada vez mais próxima do consumidor.

 

Desafio

A Dexco buscou parceiros estratégicos, a exemplo da ilegra, empresa global de inovação, design e software, que vem atuando juntamente à companhia na busca por novos processos, visando a otimização de desenvolvimento e operação de softwares, com a implementação de novas tecnologias, permitindo alavancar suas estratégias e focar exclusivamente em seu core business.

“Toda mudança deve começar de dentro para fora. Esse primeiro passo foi dado com o reposicionamento da marca, de Duratex, para algo que abrangesse todas as áreas de atuação da companhia, como a Dexco bem representa hoje. Ao mesmo tempo, observamos que precisávamos acelerar os nossos processos de inovação e a parceria com o time da ilegra tem sido fundamental”, avalia Evandro Gussi Medrado, arquiteto de Soluções Especialista na Dexco.

 

Por que escolher a Amazon Web Services?

Aliado ao desafio da implementação de novos processos na busca pela otimização do desenvolvimento e operação de software, a utilização por serviços e recursos da AWS faz com que se tenha um ecossistema compatível com a necessidade da empresa. A solução utilizada visa entregar serviços de infraestrutura de maneira fácil e prática, garantindo eficiência e performance no que diz respeito a escalabilidade de acordo com a demanda. O uso de serviços gerenciados, em conjunto com boas práticas de automação viabilizaram uma solução com mais resiliência, reduzindo riscos operacionais como perda dados confiabilidade do sistema como um todo.

“Nosso objetivo foi identificar um ecossistema que fosse compatível com a necessidade da empresa. A arquitetura de tecnologia aplicada ao ambiente faz com que a mesma entregue serviços de infraestrutura de maneira fácil e prática, garantindo eficiência de performance no que diz respeito a escalabilidade de acordo com a demanda”, explica Marcello Perez, Team Leader na ilegra.

 

Solução

A solução desenvolvida está alicerçada em elementos essenciais de infraestrutura e plataforma da AWS que corroboraram no resultado obtido. Dentre os componentes, podemos destacar:

Amazon Virtual Private Cloud (VPC): ao utilizar a VPC, busca-se a implementação de um ambiente seguro, com redundância de conectividade e privada para a plataforma da Dexco. Além disso, o acesso administrativo via VPN site-to-site garante a segurança em manutenção aos aplicativos em caso de necessidade.

Amazon Elastic Container Registry (ECR): o ECR vem a somar com o objetivo de garantir a consolidação, padronização e centralização das imagens com segurança e alta disponibilidade.

Amazon Elastic Container Service (ECS): Foi utilizado como solução para a orquestração de containers das aplicações. Dessa forma, conseguimos prover ambientes escalonáveis e altamente disponíveis, que utilizam o conceito de multi-az para mitigar falhas. A escolha do ECS juntamente com Fargate foi importante para dar agilidade aos deploy de aplicações aos times de desenvolvimento.

Amazon Elastic Compute Cloud (EC2): layer de computação para implementar o pipeline de deploy utilizando soluções como (Terraform, Jenkins, Ansible, SonarQube, entre outros).

Amazon Relational Database Service (RDS): o RDS foi utilizado para disponibilizar um serviço gerenciado de banco de dados relacional, com backups periódicos gerando snapshots de forma a ser rapidamente iniciado em uma diferente zona em caso de falha.

Application Load Balancer (ALB): Componente utilizado para balancear a carga de trabalho para os componentes internos da arquitetura vindo dos consumidores pela internet..

Simple Cloud Storage Service (S3): como solução de armazenamento para objetos estáticos produzidos pelas aplicações . O uso de S3 se provou eficiente em termos de manutenção, resiliência e escalabilidade providas pela AWS na forma de serviço.

AWS CodeBuild: para solução de compilação e construção de imagens personalizadas de Docker, o CodeBuild demonstra eficiência em integrar de forma contínua provisionando automaticamente tendo como resultado a redução de esperas em filas com múltiplas compilações e escala contínua.

Amazon CloudWatch: para a monitoração dos recursos computacionais e serviços da aplicação, o serviço é utilizado para otimizar os recursos relacionando aos dados de forma unificada para facilitar a visão global do sistema, mitigando e isolando problemas de forma extremamente rápida.

 

Benefícios

A implantação de soluções gerenciadas da AWS atrelada com a utilização de pipelines de entrega contínua garantiu o desenvolvimento e monitoramento da infraestrutura com escalabilidade dos serviços, além de tornar os times de desenvolvimento mais independentes para construírem as suas aplicações. Também assegurou uma otimização nos custos, visto que a organização elimina a necessidade de possuir serviços de TI referentes a gerência e manutenção de sua infraestrutura, bem como extingue os elevados gastos de aquisição e substituição de hardwares próprios e de seus serviços de garantia, contando ainda com a vantagem de que a empresa paga apenas pelos recursos utilizados.

O ambiente conta ainda com uma elevada camada de segurança, garantindo a privacidade e resiliência de informações fundamentais para a empresa. A solução implementada demonstrou-se uma alternativa eficaz, assegurando que as aplicações sejam executadas de maneira rápida, segura e com elevada performance.

A utilização desta stack AWS também representa a preocupação da Dexco com a sustentabilidade do meio ambiente. Eliminando a necessidade de servidores próprios, a empresa passa a colaborar diretamente com os objetivos do projeto The Climate Pledge, da AWS, que propõe um compromisso de impacto líquido zero em carbono (net zero) até 2040.

De acordo com Medrado, desde o início da parceria, em meados de 2020, a Dexco identificou uma redução de 33% nos custos com tecnologias para melhorar os processos, o que foi possível também porque a empresa passou a desligar os ambientes fora dos horários comerciais, de homologação, desenvolvimento etc. “Eles ficam desligados mais de 12 horas por dia, no entanto, o objetivo é desligá-los 24 horas e só usar quando for necessário”, acrescenta o executivo. “Esses pontos foram primordiais para o novo modelo que a empresa buscava, com escalabilidade, monitoramento, segurança e economia de custo de forma ágil. A partir disto, inicia-se uma nova etapa de crescimento da empresa, mantendo a qualidade e a excelência dos nossos serviços”, acrescenta.

“A partir de agora, a Dexco e a ilegra dão um novo passo na parceria, com a troca de ferramentas tecnológicas, de olho também no consumidor final, com o desenvolvimento de uma plataforma B2C, o que irá expandir muito os negócios nos próximos anos”, conclui Medrado.

 

Sobre Dexco

Acreditamos que ambientes existem para serem vividos. Para isso, por meio de nossas marcas – Deca, Portinari, Hydra, Duratex, Castelatto, Ceusa e Durafloor – oferecemos soluções que combinam estética e funcionalidade, promovendo conforto e bem-estar. Aqui, acreditamos que temos um papel importante na sociedade e, desde o início da nossa trajetória, as questões ambientais, sociais e de governança pautam nossas discussões sobre o futuro da companhia. Somos uma empresa brasileira, privada e de capital aberto, controlada pela Itaúsa – Investimentos Itaú S.A – e pelo Bloco Seibel. Com sede administrativa em São Paulo, possuímos 22 unidades industriais e florestais estrategicamente localizadas (Estados de Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Sergipe e São Paulo), além de três fábricas de painéis na Colômbia – Dexco Colômbia. Estamos também à frente da LD Celulose, por meio de uma joint venture com o Grupo Lenzing e da Caetex, joint venture criada para o plantio de florestas de eucalipto em Alagoas. Nossas ações estão listadas no Novo Mercado (o mais elevado padrão de Governança Corporativa) e na versão 2019/2020 da B3 – ISE.

Sobre ilegra

A ilegra é uma empresa global de design, inovação e software. Com 20 anos de existência, a empresa busca trazer agilidade para estratégias digitais, auxiliando as companhias para a realidade de um mercado em constante transformação. Com parcerias estratégicas com Google, AWS, GitHub, Hashicorp e Inbenta, a companhia possui em seu portfólio de clientes líderes de mercado que têm a inovação em seu DNA, como DEXCO, Whirlpool, FCA, Bradesco, Cielo, Cresol, Orizon, Sompo Seguros, Nidec Global Appliance, AGCO, SBT e Thomson Reuters.

Compartilhe este post: