Escrito por ilegra,
4 minutos de leitura
Dexco reduz em 33% custos com tecnologias para melhorar processos
Empresa iniciou projeto de transformação digital em 2020 e conta com a ilegra na implementação.
A Dexco, empresa brasileira presente no mercado há mais de 70 anos, detentora das marcas Duratex e Durafloor (divisão Madeira), Deca e Hydra (divisão Deca) e Portinari, Castelatto e Ceusa (divisão Revestimentos), iniciou um processo de transformação digital há pouco mais de dois anos. Em meio à mudança de marca que aconteceu no ano passado (a empresa até então era conhecida apenas como Duratex) e do novo foco de mercado, a empresa iniciou uma jornada digital.
Para ajudar nesse desafio, a buscou parceiros estratégicos, a exemplo da ilegra que vem atuando juntamente à companhia na busca por novos processos, visando a otimização de desenvolvimento e operação de softwares, com a implementação de novas tecnologias, permitindo alavancar suas estratégias e focar exclusivamente em seu core business.
“Toda mudança deve começar de dentro para fora. Esse primeiro passo foi dado com o reposicionamento da marca, de Duratex para algo que abrangesse todas as áreas de atuação da companhia, como a Dexco bem representa hoje. Ao mesmo tempo, observamos que precisávamos acelerar os nossos processos de automação, governança e inovação e a parceria com o time da ilegra tem sido fundamental”, avalia Evandro Gussi Medrado, Arquiteto de Soluções Especialista na Dexco.
A solução desenvolvida está alicerçada na implantação de soluções de nuvem da Amazon Web Services (AWS), atrelada à utilização de pipelines de entrega contínua, que garantiu o desenvolvimento e monitoramento da infraestrutura com escalabilidade dos serviços da Dexco, além de tornar os times de desenvolvimento da empresa mais independentes para construírem as suas aplicações.
Além disso, assegurou uma otimização nos custos com a implementação da nuvem, diminuindo consideravelmente os gastos de aquisição e substituição de hardwares próprios e de seus serviços de garantia, uma vez que a empresa paga apenas pelos recursos utilizados.
“Nosso objetivo foi identificar um ecossistema que fosse compatível com a necessidade da empresa. A arquitetura de tecnologia aplicada ao ambiente faz com que a mesma entregue serviços de infraestrutura de maneira fácil e prática, garantindo eficiência de performance no que diz respeito a escalabilidade de acordo com a demanda”, explica Marcello Perez, Team Leader na ilegra.
De acordo com Evandro, desde o início da parceria, em meados de 2020, a Dexco identificou uma redução de 33% nos custos com tecnologias para melhorar os processos, o que foi possível também porque a empresa passou a desligar os ambientes fora dos horários comerciais, de homologação, desenvolvimento etc. “Eles ficam desligados mais de 12 horas por dia, no entanto, o objetivo é desligá-los 24 horas e só usar quando for necessário”, acrescenta Evandro. “Esses pontos foram primordiais para o novo modelo que a empresa buscava, com escalabilidade, monitoramento, segurança e economia de custo de forma ágil. A partir disto, inicia-se uma nova etapa de crescimento da empresa, mantendo a qualidade e a excelência dos nossos serviços”.
O ambiente conta ainda com uma elevada camada de segurança, garantindo a privacidade e resiliência de informações fundamentais para a empresa. A solução implementada demonstrou-se uma alternativa eficaz, assegurando que as aplicações sejam executadas de maneira rápida e segura.
“O ganho em automação e eficiência foi impressionante. Antes de iniciarmos o projeto, o processo para subir no ambiente e infraestrutura demorava, em média, até uma semana e meia. Hoje, fazemos em, no máximo, uma hora. Isso porque, a tecnologia aplicada possui uma automação que substitui todo o processo manual, como era anteriormente, em que tínhamos uma pessoa para cada ação específica”, explica Evandro.