Escrito por Eduardo Moser,

5 minutos de leitura

Engenharia de software para alcançar o sucesso sustentável do projeto

Saiba o que você pode fazer para que seu projeto continue organizado mesmo com o crescimento das demandas.

Compartilhe este post:

Quando queremos iniciar um projeto de desenvolvimento de software, muitas vezes, é bem claro o que desejamos entregar, mas ainda não sabemos como fazer. Naturalmente, existem os desafios para definição das tecnologias, mas após a definição das tecnologias é comum partir para a mão na massa e, em pouco tempo, nos deparamos com a dificuldade da organização dos processos tão necessários no dia-a-dia. Não se preocupe, esse comportamento é normal e quero trazer aqui como você pode resolver isso.

Para fazer um paralelo: no Brasil, muitos empreendedores abrem seu negócio por dominarem a parte técnica. No início, trabalham sozinhos ou com alguém do seu convívio, atendem a alguns clientes, e isso funciona até atingir um certo volume de vendas. Depois, começam a vir os desafios de gerenciar os funcionários, logística, contas a pagar e a receber, além da própria expansão do negócio. Aqueles que lidam bem com isso avançam; os outros declinam ou ficam estagnados.

Com um projeto de software não é diferente. Alguns iniciam o desenvolvimento do código da forma como se sentem mais confortáveis, não utilizando padrões de arquitetura, não criando registro das demandas e principais entregas, além de manter os arquivos salvos somente no seu próprio repositório e publicando manualmente o código gerado. Então, assim como acontece com as empresas, quando o volume de demandas aumenta, aqueles que lidam bem com isso avançam e os outros declinam ou ficam estagnados.

 

Agora que você já está atento com isso, o que você pode fazer?

Organize as ideias, escrevendo-as de forma simples; mais importante do que a riqueza de detalhes é vencer a parte de materializar as demandas. Dessa forma, mais pessoas têm conhecimento das atividades a serem realizadas. Você ainda pode otimizar criando um quadro de tarefas para saber o que está por fazer, o que está sendo feito e o que já está pronto, acompanhando a evolução de seu projeto.

Compartilhe um repositório de arquivos para que as pessoas tenham acesso aos códigos do projeto e possam obter sempre a última versão para realizar os trabalhos. Essa atitude também gera ganhos de rastreabilidade, indicando quem alterou cada trecho do código.

Utilize uma ferramenta hospedada em um servidor para compilar o código fonte. Isso irá permitir que o software tenha um padrão de compilação, evitando problemas do tipo “na minha máquina funciona e no servidor não” e permitindo uma maior qualidade do software – pois todos irão realizar a tarefa de compilação da mesma forma, e caso não esteja no padrão a ferramenta irá recusar o progresso.

Automatize a publicação do seu código. Processos manuais são lentos e suscetíveis a falhas, enquanto a publicação automatizada seguirá exatamente os passos que foi configurada, possibilitando também a realização de trabalhos simultâneos – o que contribui para a produtividade.

 

Você já sabe o que pode fazer, mas talvez ainda tenha dúvidas de como fazer. Se pesquisar na internet, encontrará muitas ferramentas para atender a cada uma dessas necessidades,  gerando ainda mais confusão. Deixo, então, uma dica: você pode utilizar a plataforma do Azure DevOps, que é uma solução da Microsoft gratuita para até 5 usuários. Nela, você tem a ferramenta Boards, para organizar suas ideias e gerenciar o progresso; ferramenta Repos, para compartilhar o código fonte; e a ferramenta de Pipeline, para padronizar a compilação e automatizar a publicação do seu código.

Além das ferramentas apresentadas, existem outras funcionalidades no Azure DevOps. Wiki, para que você possa manter a documentação do processo de desenvolvimento; a ferramenta Artifacts, para hospedar as bibliotecas que você criar; e também a Test Plans, para realizar o registro dos testes efetuados no projeto. O mais legal é que a plataforma consegue te acompanhar desde o início do projeto até atingir uma escala global, dando confiabilidade e segurança para poder crescer independentemente do volume de demandas.

Fazer uso da engenharia de software possibilitará que você tenha uma comunicação assertiva entre os integrantes, segurança do que está sendo desenvolvido e garantia do padrão de qualidade desejado para alcançar o sucesso sustentável do projeto.

Caso queira conhecer um pouco mais sobre o Azure DevOps, consulte a documentação oficial da Microsoft.

Compartilhe este post: