Escrito por Felipe Schütz,

5 minutos de leitura

Ferramentas Google com foco no futuro do trabalho, aprimorando organização e colaboração

Planilhas, Meet, Chat e Agenda apresentam novos recursos para aumentar a integração dos times e facilitar novas formas de trabalho.

Compartilhe este post:

Olá, sejam bem-vindes!

Nesta edição do ilegra Grow, destacamos algumas mudanças que estarão disponíveis nas ferramentas Google em setembro. Desta vez, as melhorias ocorreram especialmente nos recursos de colaboração, como planilhas, Meet e Chat. Também têm foco no futuro do trabalho, com recursos na Agenda para nos auxiliar na nossa organização diária.

Abaixo, está a seleção que fiz para você. Boa leitura!

 


 

Novas sugestões inteligentes de fórmulas e funções no Planilhas Google

Agora, você verá sugestões online, sequenciais e contextuais de fórmulas e funções quando trabalhar com dados no Planilhas Google.

Com esse recurso, será mais fácil escrever novas fórmulas de forma precisa e fazer análise de dados com rapidez.
É só começar a digitar uma fórmula no Planilhas; as sugestões serão exibidas automaticamente. Você ainda pode ver outras sugestões no menu suspenso.

Com essas sugestões, esperamos que seja mais fácil trabalhar com dados e analisá-los.

 

Saiba mais como usar fórmulas e funções no Planilhas Google. Conheça mais sobre este recurso de adicionar fórmulas e funções.

 

Como ajudar os usuários a evitar eco no Google Meet

Ficou mais fácil identificar e corrigir eco nas videochamadas do Google Meet. Esse problema pode ocorrer quando o sistema reproduz um som atrasado em uma videochamada. Na maioria das vezes, o Meet controla o áudio de forma inteligente para remover o eco. No entanto, esse problema ainda pode ocorrer e faz as pessoas ouvirem eco do seu dispositivo quando falam.

Antes, era difícil saber quando seu dispositivo estava causando eco. Agora, você receberá uma notificação quando for identificado eco do seu sistema que pode ser ouvido pelos outros participantes da chamada. Você verá um ponto vermelho no botão “Mais opções” e uma mensagem de texto. Clique na notificação para acessar a Central de Ajuda, onde você verá as etapas recomendadas para evitar eco.

Os usuários verão uma notificação quando estiverem causando eco.

 

Se você clicar na notificação, verá as etapas de solução de problemas para reduzir o eco.

 

Caso precise da ajuda do Google: Resolver problemas de rede, áudio e vídeo do Meet.

 

Modo escuro para o Google Chat na Web

Já é possível ativar o modo escuro para o Google Chat na Web e o Progressive Web App (PWA) do Google Chat. Em condições de pouca luz, ele reduz o brilho da tela para melhorar a visualização e forçar menos a visão.

No chat.google.com ou no PWA do Google Chat, acesse Configurações > Configurações do tema e selecione “Modo escuro”.

 

Compartilhe de onde você está trabalhando no Google Agenda

Sempre pensando no futuro do trabalho, o Google lançou mais um recurso útil para nossa organização, para facilitar a colaboração presencial ou para definir as expectativas em um ambiente de trabalho híbrido. Você já pode indicar de onde está trabalhando diretamente na sua agenda. É possível adicionar uma rotina semanal com locais de trabalho e fazer atualizações se os planos mudarem.

Defina de onde você está trabalhando nas configurações do Agenda.

 

Mostre seu local de trabalho na agenda.

 

Qualquer pessoa com acesso às informações disponível/ocupado na sua agenda pode ver os locais de trabalho. Essa visualização pode ser desativada a qualquer momento nas configurações da agenda.

Esta é a caixa de diálogo de integração onde você configura seu local de trabalho.

 

Disponível para os clientes do Google Workspace Business Standard, Business Plus, Enterprise Standard e Enterprise Plus.
 

Melhorias no modo braille do Documentos Google criam uma experiência mais avançada e interativa

O Google melhorou a maneira como as sugestões são anunciadas no modo braille no Documentos Google. Com essa mudança, os usuários de tecnologias adaptativas, como leitores de tela e linhas braille atualizáveis, poderão interagir mais facilmente com as sugestões nos documentos.

É possível ouvir sugestões detalhadas inline no texto. Por exemplo, será possível saber quem fez a sugestão e se ela é uma inserção ou exclusão.

Este recurso ficará desativado por padrão e poderá ser ativado pelo usuário em Ferramentas > Configurações de acessibilidade > Ativar suporte a braille. Acesse a Central de Ajuda para saber mais sobre como usar uma linha braille nos Editores de arquivos Google.

Importante: Para acessar essas melhorias, os usuários precisam atualizar as tecnologias adaptativas e os navegadores para as versões mais recentes.

Saiba mais sobre este recurso:

+++ Ajuda do Google: Usar uma linha braille com os Editores de arquivos Google

+++ Ajuda do Google: Sugerir edições no Documentos Google

 

Novo painel de configurações de efeitos no Google Meet

Foi lançado o novo painel de configurações no Google Meet para o acesso rápido a efeitos como imagens e desfoque do plano de fundo e estilos durante as videochamadas do Meet. Esse painel também estará disponível antes de entrar na videochamada na autoverificação dos bastidores. Nos bastidores, você pode testar diversos efeitos antes de entrar em uma videochamada com outras pessoas.

Abra o painel no menu flutuante de três pontos selecionando “Aplicar efeitos visuais”.

 

Selecionando efeitos em uma videochamada do Meet.

 

Caso o administrador tenha ativado essa opção, acesse a Central de Ajuda para saber mais sobre:

+++ Como alterar o plano de fundo em uma videochamada;

+++ Como desfocar o plano de fundo em uma videochamada;

+++ Como visualizar a imagem e o som antes de uma videochamada.

 

Restaurar uma página pelo histórico de versões no novo Google Sites

No novo Google Sites, agora é possível restaurar uma página específica pelo histórico de versões. Antes só era permitido restaurar um site inteiro. Com esse recurso, é mais fácil restaurar, editar e publicar novamente páginas específicas que foram excluídas ou alteradas por engano.

 

Para mais informações sobre este recurso, acesse:

+++ Ajuda do Google: Excluir ou restaurar seu site

+++ Ajuda do Google: Como usar o Google Sites

+++ Ajuda do Google: Encontrar o que mudou em um site

+++ Ajuda do Google: Revisar as alterações mais recentes no seu site antes de publicá-lo

 

Ficou mais fácil navegar nas configurações do Formulários

Você pode personalizar facilmente as configurações do seu formulário. A guia “Configurações” está mais visível, e o layout das configurações passou por melhorias.

Você verá um menu de configurações aprimorado na guia “Configurações”.

Acesse a guia “Configurações” para configurar um formulário ou teste específico ou definir as configurações padrão.
 

As “Salas” do Google Chat agora se chamam “Espaços”

O Google avisou e agora as “Salas” se chamam “Espaços”! E, nos próximos meses, os espaços ganharão vários novos recursos, como tópicos agrupados inline, espaços detectáveis, funções de usuário aprimoradas e moderação. Saiba mais sobre a futura experiência dos espaços.

Acesse a Central de Ajuda para saber mais sobre os espaços e as conversas em grupo no Google Chat.

 

Acesse todos os tipos de arquivos off-line facilmente no Google Drive

O Google Drive armazena seus arquivos mais importantes, que podem ser arquivos do Documentos, Planilhas e Apresentações, PDFs, imagens ou centenas de outros tipos compatíveis. Agora, estão disponíveis mais formas de todos esses arquivos ficarem acessíveis, mesmo quando houver problemas na sua conexão de Internet.

 

Ajuda do Google: Trabalhar em arquivos do Google off-line

 

Encontre e compartilhe GIFs no Google Chat

Os GIFs finalmente chegaram!

O Google está lançando uma nova integração com o Tenor para os usuários poderem pesquisar e enviar GIFs rapidamente no Google Chat na Web, utilizando um novo ícone, GIF, disponível na conversa. Ao clicar, uma janela expandida abrirá, disponibilizando uma série de imagens.

Inclusão de GIFs nas conversas pelo Chat.

 

Nesta janela, os usuários podem pesquisar ou filtrar GIFs por categorias, como “Em alta”.

 

Quando essa configuração tiver sido ativada pelo seu administrador, você poderá encontrar e inserir GIFs selecionando o ícone “GIF” na barra de escrita do Google Chat.

Ajuda do administrador do Google Workspace: Permitir o seletor de GIFs no Google Chat
 

Entenda melhor como você está usando seu tempo no Google Agenda

Com as mudanças nos ambientes de trabalho no ano passado, algumas pessoas estão fazendo mais reuniões e estão tendo menos controle do tempo dedicado ao trabalho. O recurso Estatísticas de uso do tempo mostra esses dados e ajuda você a planejar melhor seu tempo, uma experiência de análise personalizada na Web, para ver como usa seu tempo nas reuniões e com colaboradores.

Só é possível ver o recurso Estatísticas de uso do tempo em um computador.

 

Estes são exemplos de informações que você verá com o recurso Estatísticas de uso do tempo:

+++ Detalhamento do tempo;
+++ Tempo em reuniões;
+++ Pessoas com quem você se reúne.

 

Essas informações só ficam visíveis para você. Portanto, você pode avaliar como está usando o tempo com base nas suas prioridades.

Veja mais sobre este recurso:

+++ Ajuda do administrador do Google Workspace: Ativar ou desativar o recurso Estatísticas de uso do tempo

+++ Ajuda do Google: Ver como você usa seu tempo nas reuniões

 


 

Esta foi nossa seleção dos recursos que a Google lançou no último mês. Esperamos que as notícias ajudem você e sua equipe a levar o melhor das ferramentas Google Workspace para toda a empresa durante sua jornada de transformação digital. É possível acompanhar estas e muitas outras novidades pelo blog oficial Google Workspace, clicando aqui.

Caso tenha interesse em treinamentos, serviços ou simplesmente queira conhecer mais sobre o que o Google Workspace pode fazer por você, entre em contato conosco.

Até a próxima!

Compartilhe este post: