Escrito por Hayane Leotte,

4 minutos de leitura

Futuro do trabalho: saúde mental e bem estar no trabalho digital

Além de disponibilizar ferramentas para o trabalho remoto, os gestores devem estar atentos aos sinais de saúde física e mental de seus funcionários.

Compartilhe este post:

É inegável que os formatos de trabalho híbrido e remoto vieram para ficar. Com o avanço da pandemia de Covid-19 em todo mundo e as incertezas acerca da doença, as empresas, gestores e funcionários vivem em constante adaptação neste cenário de crescimento digital e instabilidade financeira.

Entretanto, para além de toda a absorção de metodologias ágeis e softwares de organização de rotina, as empresas devem estar atentas ao bem mais importante da sua relação de trabalho: as pessoas.

 

Distâncias e telas: o problema

No trabalho remoto, times inteiros são formados por pessoas de diversos lugares do país. Com a perda do contato físico do dia a dia, um problema que já era recorrente no mercado, mas que atualmente surge com uma nova roupagem, é a ineficácia das empresas de entender os sinais de esgotamento e descontentamento dos seus funcionários. Carga horária pesada, isolamento, sedentarismo e a falta de humanização nas relações de trabalho tornam-se centrais para o surgimento de transtornos mentais, entre eles a síndrome de burnout.

Segundo uma pesquisa feita pela Oracle, cerca de 84% dos brasileiros acreditam que as empresas precisam de mais ações para proteger a saúde mental dos funcionários. Além disso, há uma falsa impressão por parte das empresas que cuidar da saúde mental é uma tarefa trabalhosa e cara.

A falta de recursos financeiros foi citado por 50% das empresas quando o assunto era saúde mental em uma pesquisa da Mercer Marsh Benefícios de 2019. Entretanto, segundo a OMS,os efeitos dos problemas relacionados a doenças mentais resultam em um impacto de quase US$ 1 trilhão no PIB global, ou seja, não tratar as questões de saúde mental faz com que as empresas percam dinheiro.

 

Como melhorar?

Além das ferramentas e softwares necessários para que o trabalho digital seja desenvolvido, é necessário que as empresas entendam as demandas, necessidades e apostem no desenvolvimento dos seus talentos, focando na saúde física e psicológica.

Levantamento da Gartner Consultoria mostra que 78% dos funcionários têm expectativa de voltar para o trabalho híbrido em breve, durante ou após a pandemia de Covid-19. A justificativa é que mudando de local de trabalho a sua produtividade e engajamento devem apresentar melhores resultados.

É importante compreender que o cuidado com a saúde mental no trabalho remoto também é resultado de diversas circunstâncias, como o funcionário ter um espaço e estação de trabalho adequados, uma divisão familiar e de tarefas domésticas justas. Uma informação alarmante nesse sentido é a de que diversas pesquisas mostram que as mulheres e mães tem tipo um maior esgotamento devido a divisão desigual do trabalho familiar e doméstico. Além de fatores pessoais de cada funcionário que não há como lidar diretamente, mas que também levam ao esgotamento.

Algumas empresas têm optado por implementar soluções importantes que ajudam a proporcionar um ambiente de trabalho saudável. Plataformas de terapia individual ou em grupo, sessões de meditação, desconto em academias e estúdios e grupos de atividades físicas, descontos em atividades culturais e etc.

Entretanto, é imprescindível que ocorra uma mudança de postura e estrutura das empresas para que o tema seja colocado como prioridade; apenas aplicativos não são suficientes, é preciso educar as equipes para criar um ambiente colaborativo e empático.

 


 

Caso tenha interesse em nossa consultoria, serviços ou simplesmente queira conhecer mais sobre o Futuro do Trabalho, entre em contato conosco.

Até a próxima!

Compartilhe este post: