Escrito por Guilherme Sesterheim,

7 minutos de leitura

Como gerar resultados através da jornada do usuário?

Não sabe por onde começar no uso de design nos seus produtos digitais? Aqui vai uma sugestão!

Compartilhe este post:
Como gerar resultados atraves da jornada do usuário

Design é um dos investimentos básicos para produtos digitais em várias indústrias (DMI 2015; Gartner 2018; McKinsey 2019). Deveria ser utilizado para entender seus consumidores, colocando-os no centro de seus planos. Como uma continuação do artigo de Janeiro de 2019, este artigo descreve alguns resultados que clientes tiveram durante 2019 após a implementação de um simples primeiro passo: mapeamento da jornada do usuário.

$150k de economia com IVR 

$150.000,00 de economia anual após pequenas mudanças no IVR (Interactive Voice Response) de um banco. A parte animadora aqui é que um pequeno mapeamento da jornada do usuário foi o que ajudou a empresa a alcançar isso. Tudo começou com o pedido padrão de reduzir o custo na agência. Um UX Researcher foi designado para fazer uma avaliação de todos os canais utilizados para se comunicar com o cliente.

Durante a primeira semana de trabalho, ele notou alguns relatórios nos registros do IVR, mostrando que por volta de 25% de ligações direcionadas para o suporte eram perguntas simples como “qual é o meu balanço?”, “qual é meu crédito pré aprovado para a compra de um novo carro?” e “onde fica a agência mais próxima no meu bairro?”. Este cenário se refere a jornada mais curta que podemos desenhar para um usuário: ele só queria saber seu saldo! O principal ponto de dor do canal de telefone era de que estava demorando mais de 2 minutos para chegar a esta resposta, e isso também era uma oportunidade para otimizar os custos.

O UX Researcher sabia que essas perguntas deveriam ser respondidas sem a necessidade de se ter um ser humano no processo. Ele atrasou suas pesquisas iniciais e contou esta história para a liderança. Depois de uma semana de trabalho, ele e um desenvolvedor foram capazes de resolver duas dúvidas críticas de clientes no IVR. Eles pegaram perguntas que iriam ser redirecionadas para um humano e responderam com os serviços automáticos.

Diminuir em 25% a necessidade de um humano atender uma ligação naquele momento resultou em uma economia de $150k/ano.

 

Por que mapear jornadas de experiências do usuário?

 

Aumento de 15% em vendas depois de remodelar um detalhe na cadeia de suprimentos

Este exemplo ataca outro espectro da complexidade das mudanças no processo após o mapeamento da jornada. Outro cliente, que trabalha com maquinário pesado para fazendeiros, descobriu que um dos seus pontos de dor para venderem mais era a burocracia do time de representantes que está na rua. Os fazendeiros queriam comprar das suas estratégias de vender mais pois estes produtos estavam diretamente relacionados a mais produtividade e mais lucro.

Mas o ponto de dor foi de que os representantes eram lentos em atividades cruciais da cadeia: compra e processo de entrega. A compra e entrega costumava depender bastante de trabalho manual envolvendo levar a máquina para um local diferente para receber a atualização de software.

Como resultado do mapeamento da jornada, um software totalmente novo substituiu os antigos. Este novo sistema permite aos fazendeiros a compra das atualizações mais rápido que antes, como um e-commerce. A entrega acontece na mesma hora que eles compram, contanto que a máquina esteja conectada a internet.

O começo

Como os exemplos mostrados acima, mapear a jornada do seu usuário é uma forma animadora de começar a utilizar metodologias design thinking na sua empresa. Após o mapeamento da jornada, outras ferramentas podem aparecer como: workshops, mais pesquisa, análise de dados, protótipos, desenhos de tela, etc.

Fonte: IT Talking – Guilherme Sesterheim

 

Compartilhe este post: