Escrito por ilegra,

6 minutos de leitura

Google Workspace: ainda mais interação e compartilhamento com segurança

Relatórios aprimorados, nova organização dos encontros no Meet e Chat com opções de personalização de contatos. Veja as novidades mais recentes do Google Workspace.

Compartilhe este post:

Olá, sejam bem-vindes!

Nesta edição, vamos ver as melhorias mais relevantes que a Google fez em seus serviços no mês de novembro. As mudanças têm foco em interação e compartilhamento de conteúdos com segurança, além de alterações relevantes nas políticas de armazenamento na utilização dos recursos.

Abaixo, está a seleção que fizemos para você. Boa leitura!

 

Relatórios de participação do Google Meet aprimorados e disponíveis para mais clientes

A Google fez várias melhorias nos relatórios de participação do Google Meet para reuniões que já estavam disponíveis nas edições Education. Agora, disponível também para os clientes do Google Workspace Business Plus, Enterprise Standard e Enterprise Plus. Confira quais são elas:

  • Dados sobre a visualização de transmissões ao vivo: os relatórios de participação mostram o número de visualizadores ao longo da transmissão ao vivo e o total de espectadores, em uma guia separada. Além disso, os organizadores de transmissões ao vivo e os convidados de reuniões (não os visualizadores de transmissões ao vivo) verão o total de participantes quando entrarem em uma transmissão ao vivo no Meet usando um computador.
  • Controle de participação para administradores: os administradores poderão definir se o controle de participação ficará disponível para uma unidade organizacional.
  • Novas configurações para controlar a criação de relatórios: os organizadores poderão escolher se um relatório será criado nas configurações da reunião ou no evento do Agenda antes do início da chamada. Os organizadores em domínios Education continuarão recebendo automaticamente os relatórios de participação das reuniões com cinco ou mais pessoas.
  • Para os Administradores, os relatórios de participação e de transmissão ao vivo ficarão disponíveis por padrão para todos os usuários. No entanto, você poderá torná-los indisponíveis no seu domínio, unidades organizacionais e grupos específicos. O número de visualizadores das transmissões ao vivo ficará ativo por padrão e não poderá ser desativado.

 

Exemplo de um relatório de participação de uma transmissão ao vivo.

 

O número de visualizadores da transmissão ao vivo é mostrado no canto superior esquerdo da tela

 

Edição de arquivos do Office no iOS traz a colaboração do Google Workspace nos arquivos do Microsoft Office

Esta é pra você que utiliza um dispositivo iOS. A Google disponibilizou a Edição de arquivos do Office no iOS. Desse modo, você terá acesso aos recursos de colaboração e atendimento assistido do Google Workspace nos seus arquivos do Microsoft Office quando estiver usando seu dispositivo iOS.

Com ele você pode:

  • editar, comentar e colaborar nos arquivos do Microsoft Office com as ferramentas avançadas de colaboração em tempo real no Documentos, no Planilhas e no Apresentações Google;
  • melhorar as opções e os controles de compartilhamento;
  • reduzir a necessidade de download e envio de anexos por e-mail;
  • otimizar os fluxos de trabalho, por exigir menos conversões de tipos de arquivos.

 

Esse recurso já está disponível na Web e no Android, para os clientes do Google Workspace Business Starter, Business Standard, Business Plus, Enterprise Standard e Enterprise Plus, G Suite Basic, Business,além dos usuários com Contas do Google pessoais.

Ah, importante! A Edição de arquivos do Office substituirá o Quickoffice (também chamado de Modo de compatibilidade com o Office), que tem funcionalidades e recursos de colaboração mais limitados. Veja mais informações sobre a Edição de arquivos do Office no anúncio na Web.

 

Mais informações sobre colegas de trabalho no painel lateral do Gmail

Sem dúvidas, ter informações de contatos dos colegas é bem importante no nosso dia a dia. Agora, você poderá ver mais informações sobre seus colegas de trabalho, contatos e remetentes de e-mail no painel lateral do Gmail. Esse recurso expande as informações dos nossos contatos e possibilita uma interação maior.

Você pode preencher todos os dados dos usuários nos apps do Google Workspace, como: informações de contato, como telefone e e-mail; equipe e ou gerente; local do escritório e da mesa de trabalho; e se você já recebeu e-mails dessa pessoa.

As informações adicionais aparecerão no painel lateral do Gmail

 

Você também poderá adicionar pessoas aos seus contatos e enviar e-mail ou mensagem para elas.Esse recurso não tem um controle específico, depende do seu perfil. Se você for administrador, acesse a Central de Ajuda para saber mais sobre a adição de informações ao perfil do diretório de um usuário. Se você for um usuário final, clique em “Mais informações” ao passar o cursor sobre o card de informações de um contato ou selecione o ícone dele no painel lateral. Em caso de dúvidas, acesse a Central de Ajuda para saber como usar os produtos do Google lado a lado.

Disponível para os clientes do Google Workspace Business Starter, Business Standard, Business Plus, Enterprise Standard e Enterprise Plus, G Suite Basic, Business. Não disponível para usuários com contas do Google pessoais.

 

Lançamento das salas temáticas no Google Meet para mais clientes do Google Workspace

No mês passado, a Google lançou as salas temáticas no Google Meet para os clientes do G Suite Enterprise for Education. Agora, esse recurso também está disponível para os clientes das edições: Google Workspace Business Standard, Business Plus, Enterprise Standard e Enterprise Plus, G Suite Business. Confira o que podemos utilizar dessas melhorias para aprimorar nossa interação durante os meets:

  • Pedir ajuda: os participantes poderão pedir ajuda quando estiverem em uma sala temática. O moderador poderá ver o pedido no painel e entrar na sala.
  • Timer/contagem regressiva: o moderador poderá definir um timer para uma sala temática. Os participantes verão um banner para saber o tempo restante na sala temática. Quando faltarem 30 segundos, eles receberão um alerta para encerrar a conversa. Os participantes precisarão voltar para a reunião principal quando o tempo terminar.
  • Mais opções de participação: agora, os participantes que ligarem para uma reunião poderão ser atribuídos a salas temáticas. Daqui a duas semanas, os usuários anônimos também poderão ser adicionados a salas temáticas.

 

Levante a mão virtualmente para fazer uma pergunta no Google Meet

Sabe aquelas reuniões que têm muitas pessoas e que você precisa falar a respeito de algum ponto levantado sem atrapalhar o andamento ou interromper outro participante? Para evitar isso, passa a ser possível “levantar a mão” nas videochamadas.

Para usar esse recurso, clique em “Levantar a mão” na barra inferior do Meet durante a reunião. O botão mudará para “Abaixar a mão”.

Visualização das “levantadas de mão” para o moderador da sala

 

Quando um participante usa o recurso, o moderador vê um ícone de mão no vídeo. Se o moderador estiver apresentando em outra guia, receberá uma notificação sonora quando alguém levantar a mão.

No painel da lista de participantes, o moderador também pode ver todas as mãos levantadas na ordem em que as pessoas clicaram no botão. Isso ajuda a responder às perguntas na ordem correta. O moderador pode abaixar a mão de uma pessoa específica ou de todos os participantes.

Este recurso está disponível apenas para os clientes do Workspace Business Standard, Business Plus, Enterprise Standard, Enterprise Plus, G Suite Business.

 

Adição de vários endpoints do Exchange ao Google Agenda

Agora, será possível adicionar vários endpoints do Microsoft Exchange ao Google Agenda. Os usuários do Agenda poderão ver a disponibilidade no calendário dos usuários do Exchange em vários ambientes Exchange, na ferramenta Calendar Interop. Com a ferramenta Calendar Interop, você pode sincronizar eventos e a disponibilidade entre o Google Agenda e o Exchange (no local e no Exchange Online).

Você pode compartilhar a disponibilidade do calendário com parceiros externos confiáveis. É um ótimo recurso para organizações com diversas subsidiárias. Ah! E cada novo endpoint precisa de um domínio exclusivo.

Para os administradores: a configuração atualizada pode ser encontrada no Admin Console em Apps > Workspace > Agenda > Gerenciamento do Calendar Interop. Acesse a Central de Ajuda para saber mais sobre como configurar o compartilhamento da disponibilidade do calendário do Exchange no Admin Console. Os usuários finais verão a disponibilidade do calendário em algumas horas, depois que outro endpoint do Exchange for adicionado.

Esse recurso está disponível para os clientes do Workspace Business Starter, Business Standard, Business Plus, Enterprise Standard, Enterprise Plus, G Suite Basic e Business.

 

Fixar conversas no Google Chat

Você tem aquele colega ou cliente com quem fala com mais frequência no chat? Pois bem, já é possível fixar uma sala ou mensagem direta no Google Chat. Isso mantém a conversa na parte superior da visualização em lista do Chat no Gmail.

Depois que você fizer isso, será fácil e rápido acessar essas conversas no menu de navegação à esquerda

 

Modo de exibição do chat com contatos e grupos fixados

 

Esse recurso está disponível para os clientes do Workspace Business Starter, Business Standard, Business Plus, Enterprise Standard e Enterprise Plus, G Suite Basic, Business.

 

Programar eventos do Google Agenda no Google Chat

Que tal programar reuniões no Google Agenda diretamente nas conversas do Google Chat? Isso é possível, basta usar o novo ícone na barra de escrita da conversa.

O ícone de calendário surge entre as opções do Google Chat

 

Ao clicar no ícone, o rascunho de um evento na agenda é aberto com os participantes do chat. Você pode personalizar o convite, inclusive os participantes, antes de enviá-lo.

Nos dispositivos móveis, esse rascunho é aberto no app Google Agenda

 

 

No computador, ele é aberto no painel lateral

Disponível para os clientes do Workspace Business Starter, Business Standard, Business Plus, Enterprise Standard e Enterprise Plus, G Suite Basic, Business.

 

Mudanças nas políticas de armazenamento do Google Workspace a partir de 1 de junho de 2021

Em 2021, a Google fará algumas mudanças no armazenamento de conteúdo que podem afetar seu domínio. Estas mudanças se aplicam aos seguintes serviços: Google Fotos, Documentos, Planilhas, Apresentações, Desenhos, Formulários e Jamboard.

Nunca se armazenou tanto conteúdo. Todos os dias, mais de 4,3 milhões de gigabytes são adicionados ao Gmail, Drive e Fotos. Essas mudanças na política de armazenamento são necessárias para oferecer uma boa experiência aos usuários e responder ao aumento da demanda. Para saber mais detalhes dessas mudanças, acesse o link.

Os administradores principais nos domínios afetados receberão uma notificação por e-mail antes de a nova política de armazenamento entrar em vigor. Enquanto elas não são implementadas, veja detalhes sobre o uso do armazenamento na sua organização no relatório para usuários Uso de apps (seções Geral > Fotos e Drive). Para entender a quantidade de armazenamento disponibilizada pelo seu plano atual, consulte a seção “Uso e suporte” da Central de Ajuda dessas edições: Business, Enterprise, Education, e G Suite. Se você não souber qual edição está usando, acesse a página “Faturamento” no Admin Console.

A mudança nas políticas de armazenamento do Google Workspace serão aplicáveis a todos os clientes com licenças do Google Workspace e do G Suite.

 


 

 

Esta foi nossa seleção dos recursos que a Google lançou no último mês. Esperamos que as notícias ajudem você e sua equipe a levar o melhor das ferramentas Google Workspace para toda a empresa durante sua jornada de transformação digital. É possível acompanhar estas e muitas outras novidades pelo blog oficial Google Workspace, clicando aqui.

Caso tenha interesse em treinamentos, serviços ou simplesmente queira conhecer mais sobre o que o Google Workspace pode fazer por você, entre em contato conosco.

Até a próxima!

Compartilhe este post: