Escrito por ilegra,

4 minutos de leitura

Guia de Experiência do Usuário do Open Banking ajuda empresas a se adaptarem ao sistema

Com o time de UX Designers e UX Researchers, a ilegra trabalhou no projeto de construção das fases 2 e 3 junto ao BACEN.

Compartilhe este post:

Se há alguns anos a experiência do usuário era apenas um diferencial, hoje estamos falando de algo essencial para o sucesso de qualquer empresa. A mais nova prova deste cenário é a implementação no país do Open Banking – projeto que permite que os titulares dos dados possam compartilhar suas informações financeiras como e onde quiserem, gerando um fluxo de dados mais fluído, de acordo com sua vontade e consentimento. O lançamento está ocorrendo em quatro fases, sendo a última prevista para acontecer em dezembro. Com isso, as instituições que quiserem se adequar ao sistema deverão passar por um processo que inclui entender a jornada do seu consumidor no compartilhamento de dados.

O time de UX Designers e UX Researchers da ilegra trabalhou no projeto de construção do Guia de Experiência do Usuário, parte integrante do regulamento do Open Banking no Brasil, participando da criação do projeto para as fases 2 e 3. O guia apresenta princípios, diretrizes, referências, requisitos obrigatórios e recomendações para a criação da jornada do usuário para compartilhamento de dados e iniciação de pagamento. Cada caso de uso é acompanhado de telas ilustrativas para facilitar a compreensão do texto que não implicam em obrigatoriedade para o desenvolvimento das interfaces.

 

Baixe aqui o Guia de Experiência do Usuário diretamente do site do Open Banking Brasil.

 

“Tivemos envolvimento direto na construção do documento e tangibilização das jornadas. Ao recebermos o material bruto, nosso time teve a missão de revisar o material, analisando os textos, para que o entendimento do mesmo fosse acessível a todos. Ficou sob nossa responsabilidade auxiliar na forma como o documento é apresentado, pensar na lógica de leitura, ordenar os capítulos quanto à apresentação, uniformizar os termos de acordo com o glossário (mantendo distintas a comunicação com instituições e com clientes finais), desenvolver todo o projeto gráfico/editorial do documento, bem como desenhar a interface ilustrativa apresentada dentro do Guia”, comenta Laykor Fochesatto, líder do projeto de desenvolvimento do Guia de Experiência do Usuário na ilegra.

Toda a proposta do Open Banking se baseia em colocar o cidadão no controle dos seus dados, sendo assim, a padronização dessa experiência é um dos pontos-chave para que esse movimento dê certo.

“O Guia se propõe exatamente a isso, garantir que o cidadão, independentemente da instituição com a qual esteja interagindo, tenha uma experiência concisa. Para isso, apresenta uma série de requisitos obrigatórios e recomendações para que haja essa padronização do mercado e para que o cidadão, de fato, seja empoderado. Além disso, o documento é de suma importância para as instituições, uma vez que vão encontrar um guia da regulamentação, com apoio visual da interface ilustrativa, para que possam desenvolver em seus sistemas e plataformas o ambiente do Open Banking”, reforça Laykor.

 

Em relação ao conteúdo do guia referente às fases, a primeira trata sobre a criação das APIs nas instituições para ter fluxo de informações entre elas. A fase dois fala sobre o ambiente de compartilhamento desses dados e a terceira destaca questões de pagamento e crédito. O Banco Central separou o manual em fases para todos conseguirem se organizar e adequar às exigências e orientações. Em dezembro está prevista a quarta fase, que trata da ampliação do conceito, para incluir mais opções de dados que poderão ser compartilhados.

A ilegra foi selecionada para participar do projeto por possuir grande expertise em transformação digital e em estratégias de inovação para o setor financeiro, tendo em seu portfólio clientes como Agibank, Bradesco, Banco Next, BTG Pactual, Cresol, Sicredi e Unicred.

Compartilhe este post: