Escrito por Amanda Zacharuk,

6 minutos de leitura

Microsoft Azure: conhecendo os conceitos

Entenda os conceitos iniciais para entrar nessa jornada no mundo cloud da Azure.

Compartilhe este post:

Microsoft Azure é a plataforma de cloud computing da Microsoft. Ela disponibiliza diversos serviços de nuvem, como computação, análise, armazenamento e rede. Os usuários podem escolher entre estes serviços para desenvolver e escalar novas aplicações, ou executar aplicações já existentes na nuvem. Desde sua criação em 2012, a Microsoft Azure tem evoluído a um ritmo acelerado, se tornando umas das principais ferramentas no mundo cloud. Nesse artigo vou te apresentar os principais conceitos presentes na Azure e nos ambientes cloud, para que a prática com a ferramenta seja algo mais tranquilo no futuro.

 

Conceitos Chaves da Azure

Quando começamos a aprender ferramentas de uma área que não conhecemos, é importante iniciar os estudos pelos conceitos mais utilizados. Primeiramente vamos conhecer os conceitos chaves relacionados ao ambiente cloud da Azure:

+++ Regiões: Uma região é uma localização geográfica específica para abrigar seus recursos. Através da Azure você tem a escolha de onde deseja implantar a sua aplicação.

O seu uso traz diversos benefícios, como:

  • Alta disponibilidade
  • Baixa latência
  • Adequação à regulamentação global

 

E a Azure, através da Microsoft, oferece mais de 60 regiões ao redor do mundo, sendo o cloud provider com o maior número de regiões disponíveis.

 

+++ Zonas de Disponibilidade: As Zonas de Disponibilidade são locais fisicamente separados dentro de uma região da Azure. Elas estão disponíveis em algumas regiões e com o seu uso é possível alcançar alta disponibilidade na mesma região (ou localização geográfica).

O seu ponto principal é o isolamento e cada Zona de Disponibilidade consiste em um ou mais datacenters equipados com energia independente, resfriamento e rede.

Regiões e Zonas de Disponibilidade

 

Tipos de Serviços Cloud

Agora podemos seguir para os tipos de serviço cloud oferecidos pela Azure:

+++ IaaS: Infrastructure as a Service, ou Infraestrutura como Serviço em português, é a camada fundamental das plataformas cloud. Com ela, usamos somente a infraestrutura do fornecedor cloud, como Virtualização, Hardware e Rede. Como a Microsoft explica, cada recurso é oferecido como um componente de serviço separado e você só paga por um recurso específico durante o tempo em que precisa dele.

+++ PaaS: Na Plataform as a Service, ou Plataforma como Serviço, você está fazendo uso de uma plataforma que é fornecida pela ferramenta cloud (Azure, por exemplo). Na documentação oficial, é possível entender que PaaS é um ambiente completo na nuvem, com recursos que permitem fornecer tudo, desde aplicativos simples baseados em nuvem a sofisticados aplicativos empresariais habilitados para a nuvem. Além de disponibilizar Virtualização, Hardware e Rede, como em IaaS, temos também middleware, ferramentas de desenvolvimento, serviços de BI (business intelligence), sistemas de gerenciamento de banco de dados e outros.

+++ SaaS: Software as a Service, ou Software como Serviço, de acordo com a Microsoft, se refere ao conjunto de serviços que permite ao usuário se conectar e usar aplicativos baseados em nuvem, tudo pela Internet. Alguns exemplos desse tipo de serviço seriam: Email, Calendário e ferramentas office (como Outlook 365, Microsoft Office 365, Gmail, Google Docs).

Tipos de Serviços Cloud

 

Serviços oferecidos pela Azure

A Azure oferece quatro categorias de serviços:

+++ Compute Services: Oferece serviços de computação, como hospedagem de aplicativos, desenvolvimento e implantação na Azure.

+++ Data Services: Azure Storage e Azure SQL Database fazem parte desta categoria. Eles armazenam dados na nuvem, de uma forma que podem ser escalados de acordo com a necessidade do negócio.

+++ Application Services: Esses serviços apoiam o usuário na construção e execução de aplicações. Engloba serviços como o Azure Active Directory, Azure Scheduler e HDInsight.

+++ Network Services: Virtual Networks e Azure Traffic Manager são exemplos dessa categoria de serviços. Com eles o usuário conta com um apoio na conexão com a infraestrutura na nuvem ou on-premises.

Assim finalizamos essa passagem de conhecimento, trazendo os principais conceitos de Cloud Computing na Azure. Com essa apresentação sobre o assunto espero ter te ajudado nos estudos e, se surgir o interesse, ir atrás de mais informações. Recomendo muito a leitura da própria documentação oficial da Microsoft para a Azure.

Compartilhe este post: