Escrito por ilegra, pense além, em 01/06/2020

6 minutos de leitura

Modernização de Aplicações e Otimização de Infraestrutura

Veja como a ilegra está ajudando a Thomson Reuters e player do setor bancário nestes desafios.

Com o atual momento de quarentena, muitas pessoas depararam-se com a necessidade imediata de adaptação ao “home office”. Ao mesmo tempo, muitas empresas têm sofrido com o aumento abrupto de demanda em seus serviços e canais digitais, ocasionando lentidão por conta da falta de resiliência em seus sistemas.

Neste contexto, os temas modernização de aplicações e otimização de infraestrutura passam a ser linhas de solução altamente eficazes para atacar estes desafios e fazer frente à nova realidade. Para mostrar como estas duas práticas podem apoiar as empresas neste momento de crise, selecionamos dois cases que vão ao encontro com os temas mais relevantes do mercado.  

Utilizando a experiência obtida com nossa metodologia de Arquitetura de Software 4×4*, compartilhamos use cases sobre práticas e capabilities que foram eficazes para dois grandes clientes. Em ambos os casos, utilizamos nossas expertises para identificar os problemas e solucioná-los, sempre levando em consideração os objetivos de negócio a serem alcançados.

estratégia de tecnologia e arquitetura de software 4x4

Modernização de aplicações da Thomson Reuters  

Thomson Reuters,  empresa multinacional de comunicação e informação e líder nos setores em que atua,  detinha em seu portfólio produtos com infraestrutura antiga e tecnologias desatualizadas. “Com ameaças de competidores, requerimentos regulatórios e mudanças em compliance no nosso cenário de negócios, precisávamos rapidamente atacar os problemas de infraestrutura e stack tecnológico defasados” conta Kevin Day, Vice Presidente de Tecnologia da Thomson Reuters.

Frente a este cenário, o desafio da companhia era migrar para uma solução escalável que suportasse a incorporação ágil e transparente de novas features. A migração do software para ambiente cloud representava oportunidade de redução de custo e simplicidade operacional aos clientes da Thomson Reuters, características que certamente firmariam e impulsionariam a posição da empresa no mercado. À luz desta diretriz, impôs-se o desafio de uma completa revisão da arquitetura e tecnologias utilizadas. A tecnologia client server cadenciada por gestão de projetos Waterfall foi substituída por mindset Ágil orientado a microsserviços, capaz de escalar tanto em tempo de projeto e desenvolvimento quanto horizontalmente em ambiente produtivo.

Com um time multidisciplinar de profissionais composto por arquitetos de software, especialistas em experiência do usuário, analistas de negócios, engenheiros de front-end e back-end e especialistas DevOps, e atuando de forma sinérgica com a equipe Thomson Reuters, a ilegra liderou a transformação, identificando deficiências e elevando a qualidade. “A ilegra demonstrou sucesso comprovado em modernas tecnologias de desenvolvimento, com alto nível de delivery e construção de parcerias sólidas em seu histórico”, complementa Kevin.

Otimização de custos de Infraestrutura para player do setor bancário

Empresa líder no setor bancário brasileiro identificou problemas com o uso excessivo de seus serviços em nuvem, bem como a ausência de uma padronização para os desenvolvedores consumirem serviços relacionados à infraestrutura.

Partindo destes diagnósticos, a ilegra executou uma revisão de processos, tais como configurações para CI (Continuous Integration) e CD (Continuous Delivery), criação de ferramentas de self-service para os desenvolvedores consumirem recursos em nuvem AWS. Outra frente envolveu aplicação de boas práticas de infraestrutura, adequação do uso de balanceadores de carga (load balancer) e adição de validação de implantação no processo de deploy. 

Como resultado, o banco reduziu seu custo mensal de infraestrutura em 54%, resultando em economia anual de cerca de US$ 1 milhão.

Frente a este cenário inédito, a ilegra busca apoiar as empresas para uma reação rápida às novas demandas e replanejar seu roadmap de tecnologia para o “novo normal” que o mercado estará vivenciando nos próximos meses, quando a pandemia mostrar sinais de enfraquecimento. 

Além de acessar este conteúdo, você pode compartilhar a problemática específica da sua empresa e visualizar possíveis caminhos através do nosso Serviço Consultivo Gratuito, bem como contar diretamente com o nosso serviço de *Estratégia de Tecnologia e Arquitetura de Software 4×4.  

Entre em contato com a gente através do Whatsapp Business.

Newsletter

Insira um dado válido