Escrito por Leidiane Caroline Ongaratto,

4 minutos de leitura

Novos modelos de pagamento

Os novos modelos de pagamento chegaram, sim, para transformar de maneira permanente a sociedade. Entenda como eles podem ajudar o consumidor.

Compartilhe este post:
celular aproximado de uma máquina de pagamento

Não há dúvidas de que as novas formas de pagamento transformaram e seguem causando mudanças na sociedade. Com a pandemia de Covid, que começou no ano de 2020, as compras online aumentaram exponencialmente e, com isso, mudanças que já estavam previstas, foram aceleradas. Com essas novas oportunidades, surgiram inovações, como o Pix, na América do Sul; o Buy Now Pay, na América do Norte; e o Open Banking, com pioneirismo da Europa, onde está em estágio mais avançado.

Diante deste novo cenário, com diversos modelos de pagamento, existem três pontos mais críticos e que devem ser analisados com cuidado. O primeiro deles é o seamless, que é o famoso ‘one click’, garantindo um check out dinâmico e rápido. Além disso, é importante garantir a personalização e a adaptação para o usuário e, por fim, oferecer segurança, proteção e reputação. Os novos modelos de pagamentos, e como essas inovações estão transformando, facilitando e construindo bases para outras mudanças em payments, foi assunto de destaque durante o maior evento de conectividade do mundo, o Mobile World Congress (MWC), que acontece em Barcelona.

Shahrokh Moinian, Head da Middle East and Africa (EMEA) na JPMorgan, instituição líder mundial em serviços financeiros, afirmou que os pagamentos são mensagens e contam a história de como aquele consumidor quer comprar e, por isso, é preciso analisar o mercado para conseguir falar a mesma língua da população. O executivo disse ainda que é essencial que os payments sejam parte da estratégia de todos os negócios que desejam crescer nos próximos anos.

Já Jeff DeLong, Diretor da Vertical de Growth da Worldpay, empresa de processamento de pagamentos, destacou que a segurança ainda precisa ser um ponto de análise e atenção em todo o mundo. O executivo explicou que é necessário manter o equilíbrio entre não colocar barreiras demais e dificultar a experiência do usuário, mas, ao mesmo tempo, não ser fraco demais e correr um risco maior de fraudes.

Nizar Al Altwaijri, CEO na STC Pay, carteira digital integrada e segura, trouxe um olhar diferenciado: o mercado de pagamentos só terá sucesso quando conseguir ajudar os clientes a entender e analisar melhor as suas finanças. O discurso dele se alinha muito com o que temos debatido, o ESG – é importante pensar no social e, quando falamos de serviços financeiros, isso parece ainda mais relevante em países como o Brasil.

Os novos modelos de pagamento chegaram, sim, para transformar de maneira permanente a sociedade, no entanto, de nada adiantará oferecer a melhor jornada seamless se não houver uma preocupação genuína em como ajudar os consumidores a comprar e utilizar esses meios de pagamento de maneira consciente. O setor de payments precisa ponderar e buscar, cada vez mais, soluções que não joguem contra a vida financeira das pessoas.

Este artigo foi publicado originalmente no Meio & Mensagem.

Compartilhe este post: