Escrito por ilegra,

14 minutos de leitura

Case: Nubank & GitHub

Como uma parte integral de seu DevOps, a GitHub ajuda o Nubank a proteger seu código.

Compartilhe este post:

Já teve uma experiência frustrante com seu banco ou sentiu que suas preocupações não foram ouvidas? Foi exatamente isso que inspirou o Nubank, instituição financeira sediada no Brasil em 2013. Construído com a missão de criar relacionamentos estreitos com os clientes através de um excelente serviço, baixas taxas, e taxas de juros mais negociáveis – juntamente com uma plataforma digital de ponta – Nubank ganhou 12 milhões de clientes em apenas seis anos. Cumprindo a promessa de fazer um banco indolor para seus clientes através da tecnologia, significa que o Nubank também tem que depender fortemente deste recurso. Como uma empresa nativa da nuvem, eles precisam de um sistema de controle que trabalhe da mesma forma, então colocaram a GitHub Enterprise no coração de seu DevOps para implantar micro serviços, criando modelos para as fundações de sua própria infraestrutura.

O Coração do Nubank está no código fonte:

“Nossa organização de engenharia no Nubank conta com a GitHub. Tudo relacionado a lógica empresarial está ali no source code.” relata o Gerente Técnico da Infosec Victor Haberkorn Gomes. “É realmente o coração da empresa. Tudo começa lá.”

A chave do sucesso entre os desenvolvedores do Nubank é a colaboração, disse Gomes, o que não seria possível sem a prática de open source através da GitHub Enterprise Cloud. Também é chave para o objetivo maior da empresa: dar a todos os seus clientes acesso à programas financeiros e produtos que eles não tinham antes. Engenheiros não são os únicos que usam a plataforma no Nubank – seu produto e suas equipes de arquitetura empresarial têm licenças também. Gomes disse que o número total de licenças da GitHub Enterprise em uso no Nubank vêm crescendo o tempo todo.

Os benefícios do desenvolvimento na nuvem:

“O uso da GitHub Enterprise Cloud remove o ônus do gerenciamento da infraestrutura, e nós não precisamos nos preocupar com a disponibilidade de nosso versioning code, source code e versioning tools,” citou Gomes. “Isso nos deixa focar em o que é importante para nosso negócio e nossos clientes.” Tendo times em toda a empresa usando a mesma plataforma também faz com que seja mais fácil implantar perfeitamente as mudanças administrativas e updates em grande escala, ao invés de cada equipe trabalhar para gerenciar suas próprias ferramentas.

“Nós gostamos de nos estruturarmos de maneira que nos permita mover-se rapidamente, o que é facilmente feito quando todos estão na mesma plataforma” Gomes afirma. “Todos tendo acesso nos permite publicar qualquer documentação e usar esse link para transmitir algumas informações importantes para toda a empresa.”

Práticas Open Source entre a Equipe Nubank:

Desenvolvedores no Nubank usam e contribuem com remanejos de open source como Kubernetes para continuar evoluindo e projetando sua infraestrutura e pipeline codes. Práticas de open source tem uma vantagem extra para o Nubank – elas não só ajudam com seus próprios DevOps, mas na verdade conectam a empresa com pessoas que acabaram tornando-se funcionários. Tanto o usuário quanto o contribuinte, através do open source, lhes dá uma perspectiva mais única da evolução das ferramentas que eles usam.

“Nós recebemos um bom retorno porque mantemos contato com a comunidade open source. É uma situação vantajosa para ambos os lados,” disse Gomes. “Eu acredito que nossa contribuição para o desenvolvimento das ferramentas open source ajuda eles a se desenvolverem de uma maneira que as pessoas fora do mundo dos desenvolvedores podem nem sempre perceber.”

GitHub no universo DevOPs do Nubank:

A GitHub está incorporada por todo o ecossistema DevOps do Nubank, desde a contínua integração e formação dos templates da nuvem até a criação de um pipeline de implantação, bem como integrações com o Slack para a comunicação e Quay.io para seu repositório de imagem. Aumentou seu tempo de liderança global para a produção e eles planejam explorar ações da GitHub para automatizar mais tarefas.

“Nós gostamos de desenvolver ações de um maneira que ajude-nos a automatizar tarefas operacionais.” pontua Gomes. “As ações da GitHub tiram as funções manuais que nós temos para muitos processos.”

“Nossa organização de engenharia no Nubank depende da GitHub. Tudo relacionado com a lógica do mercado está logo ali em source code. É realmente o coração da empresa. Tudo começa lá.”

As práticas de open source da Nubank também abriram caminho para iniciativas de innersourcing. Seu time de engenharia de produtividade já criou bibliotecas de código comum que permitem aos desenvolvedores hospedar repositórios para novos serviços, criptografia, encaminhamento de log e mais.

“Nós tentamos padronizar nosso estilo de código, nossas linguagens, para que todos possam contribuir com repositórios. É realmente bom para mim fazer a mudança em um projeto, um esqueleto de serviço, ou uma biblioteca comum para saber que todo mundo irá usá-la para implantar seu trabalho,” disse Gomes. “Essa é a ação com maior valor para mim, ter todas as trilhas de log para cada mudança.”

Proteção do código com GitHub:

Como uma parte integral de seu DevOps, a GitHub ajuda o Nubank a proteger seu código delegando avaliações para diferentes grupos ao invés de executar tudo através de uma filial principal, bem como entregar o código rapidamente, mantendo o registro de diferentes versões. Seus engenheiros trabalham muito mais rápido com a GitHub, cita Gomes, e muitos já conhecem bem a plataforma quando são contratados. Isso também ajuda com seu ambicioso plano de onboarding.

Um maior trabalho em open source é o plano para um futuro próximo, Gomes pontua, e eles querem contribuir mais com a comunidade de desenvolvedores e fazer mais repositórios abertos para auxílio.Essa iniciativa também melhorará sua reputação geral na comunidade de desenvolvimento.

“Eu acredito que a comunidade admira empresas que realmente se importam com o open source. É uma boa maneira de promover o Nubank como uma empresa que é realmente inclusiva. Nós fazemos isso em nossas contratações, mas eu acho que podemos ser inclusivos em nossa code base, além de dar um maior retorno a comunidade.”

Eles também estão animados para seguir em frente com a GitHub. Toda vez que eles precisaram de suporte, a GitHub respondeu rápida e efetivamente, afirma Gomes, e eles até entraram em contato com o Nubank para ajudá-los a encontrar novas maneiras de usar suas licenças.

“Há coisas que vamos evoluir nos próximos meses, como por exemplo: criar uma comunidade com a GitHub para entender o porque eles estão desenvolvendo seu ambiente e ecossistema de ferramentas e características.” ele disse. “O suporte tem sido bom.”

desenvolvimento seguro para serviços financeiros

 

Fonte: GitHub

Compartilhe este post: