Escrito por Giovanna Gadelha,

7 minutos de leitura

Power BI Gateways: no conceito e na prática

Entenda a definição, o uso e tipos do Gateway, ferramenta que é de extrema importância para uma organização.

Compartilhe este post:

O Power BI é uma poderosa ferramenta para Business Intelligence (BI) em cenários corporativos, permitindo a criação de um ambiente sustentável e organizado. Além disso, ele tem a capacidade de se conectar com diferentes fontes de dados, inclusive fontes de dados locais. Para isso, é necessário utilizar um componente intitulado de Gateway. O objetivo do presente artigo é demonstrar o que essa ferramenta é conceitualmente, o que ela é capaz de fazer e como utilizá-la em um contexto prático.

 

O que são e para que servem?

Power BI Gateway é uma aplicação utilizada para conectar a nuvem com a rede local, aplicando regras de segurança e definições estabelecidas previamente para que, dessa maneira, ocorra a comunicação correta entre as duas pontas. Em suma, podemos definir o Gateway, então, como uma ponte entre os dados locais e a nuvem. Com isso, entende-se que o uso dele se restringe a casos em que é necessário a transferência de dados que estão armazenados localmente para a nuvem. Abaixo, há um diagrama que representa, de maneira visual, a ferramenta em questão e o fluxo realizado pela mesma.

Figura 1. Diagrama conceitual do Gateway

A rápida e eficiente conexão possui uma arquitetura bastante segura, pois é utilizado o barramento de serviço do Azure. Isso significa que as credenciais fornecidas pelos usuários são criptografadas, utilizando criptografia assimétrica. Com isso, os dados são protegidos na nuvem e são descriptografados apenas no computador do Gateway, garantindo que os dados não possam ser descriptografados durante a sua transferência, ou seja, eles somente utilizam portas de saída.

 

Tipos de Gateway e suas diferenças

Ao iniciarmos a instalação do Gateway como veremos no tópico a seguir, iremos nos deparar com dois modos do aplicativo: o pessoal e o local. Ambas são de uso gratuito, sendo suas diferenças baseadas em como queremos utilizar a ferramenta. Enquanto o modo pessoal é mais pensado para um cenário individual, o modo local é pensado para um cenário corporativo. Abaixo há uma tabela listando as principais características e como elas são aplicadas nesses dois tipos de Gateway.

Figura 2. Tabela de diferenças entre os tipos de Gateway

Entende-se com isso que, o modo pessoal é criado para utilização individual, com o público alvo em analistas de negócios que desejam configurar e usar o componente para executar e compartilhar seus relatórios. Apesar de algumas restrições como o tipo de conexão, suporte somente aos serviços do Power BI e não possuir controle e monitoramento, esse modo é bastante indicado em cenários de poucas opções de configuração, fácil configuração também e para recursos de desenvolvedor único. Já o modo local, apresenta bastante funcionalidades e recursos para um bom gerenciamento em um contexto organizacional, sendo o público alvo os administradores e equipes de BI.

 

Passo a passo: como instalar

Para utilizar o Gateway é necessário fazer sua instalação primeiramente. Para isso, é preciso iniciar o serviço do Power BI em um navegador, entrar em sua conta e ao lado direito do menu superior clicar nos … → Download → Gateway de Dados. Como mostra a imagem a seguir.

 

Em seguida, seremos direcionados à página do Power BI e nesse momento será necessário escolher o tipo de Gateway. Nesse tutorial será utilizado o Gateway no modo pessoal, portanto, basta clicar nessa opção como mostra a imagem abaixo.

Com isso, será feito o download do arquivo de instalação e quando o mesmo estiver pronto basta clicar e seguir as instruções que seguem.

 

 

+++ Aceitar os termos de uso e política de privacidade e clicar em Instalar.

 

 

+++ Informar o endereço de email a ser usado no Gateway e clicar em Entrar, com isso será redirecionado para fazer o login na conta, informando a senha.

 

 

+++ Quando a conta for autenticada com sucesso, o Gateway está online e pronto para ser usado. O próximo passo então, será configurar no Power BI Online.

 

Passo a passo: como configurar no Power BI Online

Como o tutorial demonstra a instalação do Gateway no modo pessoal, o acesso será restrito ao Power BI Online e só poderão ser executadas tarefas como a importação de dados e agendamento da atualização dos mesmos, portanto, iremos ver como verificar se o Gateway está sendo utilizado corretamente e como configurar para agendar atualizações através dele. O primeiro passo é iniciar o serviço do Power BI em um navegador, entrar em sua conta e ao lado direito do menu superior clicar nos … → Configurações → Configurações novamente → Clicar na aba Conjunto de Dados.

 

Em seguida, em Conexão de Gateway será possível ver o Gateway instalado e o status do mesmo, se tudo estiver correto, ele aparecerá como Executando no seu dispositivo, como mostra a imagem abaixo.

 

 

Após isso, para agendar atualização do conjunto de dados é necessário, primeiro, editar as credenciais. Para isso, em Credenciais da fonte de dados será demonstrado todos os conjuntos de dados que foi enviado para o Power BI Online, como é mostrado a seguir.

 

 

Note que ainda há credenciais para serem editadas, por isso, a atualização ainda não é possível de ser realizada. Portanto, basta clicar em Editar credenciais e em Configuração de nível de privacidade para esta fonte de dados, escolha a opção None pois os dados estão locais, então não é preciso nenhum outro tipo de validação. Por fim, clique em entrar.

 

 

Com isso, será possível agendar atualizações, basta entrar na opção de Atualização agendada e escolher a frequência, o fuso horário e a hora da atualização dos conjuntos de dados, sendo possível escolher até 8 horários que variam de meia hora ou uma hora cheia.

 

 

Conclusão

Com base no conteúdo abordado no presente artigo é possível compreender de forma introdutória a definição, uso e tipos do Gateway, componente que é de extrema importância para uma organização e que atua como ponte conectora do local para a nuvem, facilitando ainda mais o uso dos serviços do Power BI e garantindo a segurança e transferência dos dados de uma corporação. Para além disso, conta com uma demonstração básica de como realizar a instalação e configuração da ferramenta, demonstrando de maneira prática, o conceito do tema estudado. Em caso de necessidade de aprofundamento no assunto, recomenda-se a documentação oficial da Microsoft

Compartilhe este post: