Escrito por ilegra,

9 minutos de leitura

SBT aumenta audiência online em mais de 80% com novo projeto

Emissora investiu em novo site para atrair audiência e ampliar conexão com o público, o projeto é resultado de uma parceria  com a ilegra e o Google.

Compartilhe este post:
SBT aumenta audiência online - ilegra

O Sistema Brasileiro de Televisão (SBT) aumenta sua audiência online, em parceria com o Google e a ilegra, empresa global de design, inovação e software,a partir do desenvolvimento de um novo site mobile first mais dinâmico, com o objetivo de torná-lo mais acessível e atrativo para o público. 

O modelo de página única, com rolamento infinito, permitiu maior escalabilidade e velocidade de carregamento, resultando em aumento de 81% no número de visualizações de páginas por sessão. Com a migração finalizada em abril de 2019, o SBT conseguiu visualizar resultados expressivos em sua audiência on-line. A média de sessões no site pulou de 10 milhões por mês, em 2017, para 13 milhões, em junho de 2019.

“Trabalhamos com conceitos de UX design no novo site, algo que ainda não tínhamos. A arquitetura anterior não permitia ações atuais e com alto impacto. Em um de nossos programas ao vivo, por exemplo, decidimos promover um bingo, porém, por mais que tentássemos, não tínhamos como fazer a escalada no site e não aguentamos o pico de acesso. Tínhamos uma limitação tecnológica”, conta Luis Marciano, Gerente Executivo de TI do SBT.

A transformação digital é uma necessidade, mas também um desafio para as emissoras de TV, que precisam se renovar rapidamente para conquistar novas audiências. “A TV não vai acabar, mas ela tem, sim, uma lição de casa para se adaptar, assim como o rádio e o cinema fizeram, entregando experiências e conteúdo de forma diferente. Estamos fazendo experiências multitelas, onde a programação off-line se complementa com a on-line”, conta Carolina Gazal, gerente de Conteúdo Digital do SBT.

Um dos maiores exemplos desta conexão são as inscrições pelo site para a participação em programas, seja no auditório do Silvio Santos ou na consultoria do Esquadrão da Moda. “O SBT tem o cuidado de trazer o espectador para dentro do estúdio. Precisamos facilitar isso para as pessoas, pensando naquelas que têm banda de internet limitada. Além disso, queríamos deixar muito fácil e intuitivo, para que as pessoas possam ter uma boa experiência do início até o fim”, diz Carolina.

Acessibilidade

Em um projeto de seis etapas e apenas nove meses de implantação, a ilegra renovou o gerenciamento de conteúdo e a estrutura do site do SBT, com base nas soluções do Google Cloud, tais como App Engine, Cloud SQL e Cloud Storage. “O desafio era reescrever o site do SBT, que estava em um ambiente físico, para a nuvem, trazendo a escalabilidade necessária para atender a audiência deles, bem como seus patrocinadores e investidores em marketing digital”, comenta Felipe Amaral do Santos, head de inovação, comercial e marketing da ilegra.

Clique aqui para saber mais sobre os serviços de Arquitetura de Software da ilegra.

O SBT também tinha o desafio de melhorar a experiência do usuário em seu site. Para isso, a ilegra e a área de Digital do SBT promoveram a formulação necessária para o projeto, que contou com três etapas: pesquisa, análise e ideação.

A etapa de pesquisa consistiu no entendimento do objetivo e do formato adequado para o site. A partir das análises, a ilegra elaborou uma matriz CSD (Certezas, Suposições e Dúvidas) em formato de brainstorm. Por fim, foi utilizada a metodologia de Design Sprint, juntamente com os stakeholders do SBT, para concluir a etapa de ideação e agregar valor à solução que foi construída.

Clique aqui para saber mais sobre os serviços de Design Digital e Inovação da ilegra.

Os resultados também foram sentidos pela equipe interna. “Recebemos o feedback de que o trabalho está muito mais produtivo, ágil e rápido. Estamos muito felizes com o resultado e agora podemos focar em inovar cada vez mais”, comemora Carolina. 

 

Sobre o SBT

Sistema Brasileiro de Televisão é uma rede de televisão comercial aberta brasileira fundada em 19 de agosto de 1981 pelo empresário e animador de televisão Silvio Santos. É a segunda maior rede de televisão do Brasil, atrás somente da Rede Globo, e possui filiais e canais afiliados em todo território nacional.

 

Sobre a ilegra

A ilegra é uma empresa global de design, inovação e software. Com 17 anos de existência, a empresa busca trazer agilidade para estratégias digitais, auxiliando as companhias para a realidade de um mercado inquieto. Com parcerias estratégicas com Google, AWS e GitHub, a empresa possui em seu portfólio de clientes companhias líderes de mercado que tem a inovação em seu DNA, como Whirlpool, FCA, Bradesco, Cielo, Sapore, Agibank, Orizon, Embraco, AGCO, Thomson Reuters e Thyssen Krupp Elevadores.

Compartilhe este post: