Escrito por Felipe Schütz,

5 minutos de leitura

Sua empresa está preparada para o Futuro do Trabalho?

Analisamos as principais transformações ocorridas nos modelos de trabalho e as perspectivas para o pós-pandemia.

Compartilhe este post:

A pandemia da Covid-19 provocou uma aceleração da transformação digital de 6 anos no mundo do trabalho, aponta estudo feito pela Twillio. Mesmo as organizações que ainda não estavam buscando se adaptar a novos modelos tiveram que implementar o trabalho remoto e, com isso, perceberam uma mudança profunda em estruturas e culturas organizacionais.

O fato é que as organizações que já estavam se preparando, disponibilizando recursos e estruturas para acolher e impulsionar seus profissionais de maneira mais assertiva, saíram na frente nesse período. Em contrapartida, as pessoas vislumbraram um novo modo de trabalhar e de poder buscar novas oportunidades de emprego sem sair da cadeira de casa.

Essas transformações culturais vieram pra ficar. O trabalho remoto mostrou, para empresas e profissionais, a possibilidade de se trabalhar de qualquer lugar, de maneira mais autônoma, e ainda assim atingir as metas. Para 95% dos CEOs entrevistados em pesquisa realizada pela Indeed, a autogestão é uma das habilidades que o profissional deve desenvolver no futuro do trabalho.

As lideranças tiveram que se atualizar para dar conta desse novo desafio: gerenciar pessoas de forma remota e, às vezes bem distantes, promovendo modelos de equipes mais horizontais. O trabalho colaborativo se tornou ainda mais dinâmico, digital e produtivo. De acordo com a pesquisa O Futuro do Trabalho no Brasil, realizada pela IDC a pedido do Google Workspace, 82% dos profissionais afirmam ter sido produtivos ou muito produtivos durante o período de trabalho remoto.

Por consequência, o uso de recursos na nuvem aumentou. Segundo dados da Gartner Consultoria, o armazenamento na nuvem cresceu 40,7% em 2020, se comparado com o ano anterior. As empresas de soluções cloud tiveram que se adaptar para atender ao aumento exponencial da demanda. Features novas foram lançadas e recursos que já existiam foram aprimorados, contribuindo para um ambiente de trabalho mais inclusivo, tanto em espaços geográficos quanto em pessoas.

Essa nova dinâmica de trabalho em que fomos inseridos nos fez sair da nossa zona de conforto e nos desenvolver, tanto como profissionais quanto como seres humanos. Abrimos nossas câmeras para o dia-a-dia das nossas casas, com famílias, pets, vulnerabilidades e limitações. Junto aos benefícios do trabalho remoto, algumas consequências negativas também surgiram. A Síndrome de Burnout teve uma alta de 21% nos diagnósticos, se comparados ao período pré-pandemia. Ansiedade e depressão também tiveram seus números ampliados em até três vezes, de acordo com o psiquiatra Wagner Gattaz, diretor do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da USP.

Para a consultoria Gartner, a empatia está no cerne de um futuro do trabalho mais produtivo. E essa é apenas uma das perspectivas a que devemos estar atentos para o Futuro do Trabalho. Os profissionais estão em busca de ambientes que sejam mais inclusivos, acolhedores, horizontais – ou seja, que destoam do modelo clássico de trabalho. Ainda segundo a pesquisa O Futuro do Trabalho no Brasil, 78% dos entrevistados cuja empresa não definiu um modelo de trabalho pós-pandemia sugeriram o formato híbrido ou 100% remoto. E, segundo levantamento da Gartner Consultoria, 4 em cada 10 funcionários correm o risco de sair da empresa caso o modelo de trabalho seja o presencial.

O mundo mudou e as transformações chegaram. As perspectivas são amplas e dinâmicas. O grande diferencial para o sucesso de uma organização no futuro é estar atenta aos seus colaboradores. Para as empresas alcançarem maior produtividade e excelência em suas operações, é imprescindível continuar ajustando seus processos e investimentos em metodologias e tecnologias com foco em pessoas.

 

Complemente a leitura com outras matérias relevantes que abordam o Futuro do Trabalho.

+++ Cloud office: tecnologia e cultura devem trabalhar juntas para gerar inovação e competitividade

+++ Tendências em tecnologia para os negócios: saiba o que considerar em 2022

+++ Os aprendizados da pandemia: o que vai mudar no mundo do trabalho?

+++ Construindo o futuro do trabalho com Google Workspace

 


 

Caso tenha interesse em nossa consultoria, serviços ou simplesmente queira conhecer mais sobre o Futuro do Trabalho, entre em contato conosco.

Até a próxima!

Compartilhe este post: