Escrito por ilegra,

5 minutos de leitura

Zero Trust Security com HashiCorp Vault e Consul

Conheça soluções que são pilares para construir uma arquitetura de segurança que não confia em ninguém e valida sempre.

Compartilhe este post:
Segurança na nuvem em um mundo Zero Trust

O desafio da nuvem

A adoção da nuvem implica que equipes e organizações repensem como proteger suas aplicações e infraestrutura. A segurança na nuvem está em processo de reformulação – de estática e baseada em IP (definida por um perímetro) para dinâmica e baseada em identidade (sem perímetro claro). Essa ideia é conhecida como Zero Trust Security.

O Zero Trust Security baseia-se em proteger tudo com base em identidades confiáveis. Com o modelo da HashiCorp em torno da segurança de confiança zero, as organizações podem gerenciar sua migração para a nuvem enquanto mantêm o nível de segurança de que precisam: não confiando em nada, autenticando e autorizando tudo.

A abordagem da HashiCorp para segurança e acesso baseados em identidade fornece uma base sólida para as empresas migrarem e protegerem sua infraestrutura, aplicativos e dados à medida que migram para um mundo multicloud.

Automação da infraestrutura de cloud com HashiCorp

Em vez de focar apenas em tecnologias, a HashiCorp cria fluxos de trabalho projetados para resolver os problemas do mundo real de operadores de TI que trabalham com ambientes multicloud.

Suas ferramentas são baixadas mais de 100 milhões de vezes por ano por profissionais de TI. As versões Enterprise dos produtos potencializam os resultados e oferecem ainda mais segurança e consistência para os projetos em nuvem.

Ao contrário dos onerosos sistemas baseados em ITIL, as soluções da HashiCorp emitem credenciais para pessoas e máquinas de maneira dinâmica. O objetivo é prover um ambiente para o desenvolvimento de soluções seguras, eficientes e verdadeiramente multicloud, adequadas a um mundo cada vez mais inseguro.
 

 

Autenticação e autorização de máquina com o HashiCorp Vault

O HashiCorp Vault ajuda as organizações a reduzir o risco de violações e exposição de dados com automação de segurança baseada em identidade e criptografia como serviço.

A solução permite que profissionais e empresas protejam, armazenem, acessem e distribuam de forma centralizada dados sensíveis dinâmicos como tokens, senhas, certificados e chaves de criptografia em qualquer ambiente de nuvem pública ou privada.

O Vault fornece um fluxo de trabalho automatizado para pessoas e máquinas, capaz de gerenciar centralmente o acesso a credenciais e criptografar dados confidenciais por meio de uma única API (Application Program Interface).

Com o HashiCorp Vault, é possível obter segurança no desenvolvimento de um produto digital sem a complexidade e sobrecarga de execução.

E como é a sua utilização? Primeiro, autenticamos usando essa identidade com o Vault. Em seguida, com base em uma política do Vault, é possível autorizar se essa identidade pode acessar o ambiente desejado. Supondo que a política seja aprovada, o cliente obtém acesso.

Usando essa abordagem altamente dinâmica, o Vault consegue, de maneira muito flexível, oferecer suporte a clientes em qualquer plataforma — tradicional e moderna — e reunir tudo isso para acessar qualquer tipo de material sensível e sigiloso.

 

Ganhos com o uso do Vault:

+++ É possível gerar mais de 10 mil tokens exclusivos diariamente;
+++ 90% menos tempo gasto no gerenciamento de dados sensíveis dinâmicos;
+++ Mais de 100 integrações para controlar o acesso a dados e sistemas confidenciais.

 

Cielo + HashiCorp: Pagamento adiantado cinco vezes mais rápido (clique e leia no blog)

 

Acesso máquina a máquina com o HashiCorp Consul

O HashiCorp Consul automatiza a rede para entrega de aplicações simples e seguras em nuvens. Ajuda as organizações a conectar e observar aplicações com segurança, permitindo o acesso máquina a máquina e garantindo que apenas as máquinas certas estejam conversando entre si.

O Consul codifica as regras de autorização com tráfego criptografado enquanto automatiza o acesso baseado em identidade, o que possibilita escalar a operação com eficiência e segurança.

A partir da utilização do Consul, as organizações podem disponibilizar novos serviços, automatizar configurações de rede e habilitar uma conectividade segura em qualquer nuvem.

A ferramenta tem três funcionalidades principais:

+++ Descoberta de serviço: fornece uma visão global de todos os serviços implantados em sua rede, mostrando sua disponibilidade e integridade.

+++ Malha de serviço multinuvem: permite que todas as conexões sejam autorizadas, comprovando a identidade em ambos os lados, além de criptografadas para proteger os dados em trânsito.

+++ Conjunto de recursos de automação de infraestrutura de rede: utilizando a capacidade do Consul de catálogo global em tempo real, é possível atualizar balanceadores de carga em tempo real.

 

Benefícios com o uso do Consul:

+++ Aumento da resiliência e o tempo de atividade de uma aplicação;
+++ Acelere as implantações de aplicações;
+++ Melhoria da segurança nas comunicações de serviço.

 

Acesso humano e autorizado

As empresas usam diferentes plataformas de identidade para sistemas de registro. Aproveitar esses provedores de identidade confiáveis ​​é o princípio básico do acesso e segurança baseados em identidade. Os produtos da HashiCorp têm integração com os principais provedores de identidade.

Impacto comercial da HashiCorp em várias nuvens

A abordagem da HashiCorp para segurança e acesso baseados em identidade fornece uma base sólida para as empresas migrarem e protegerem sua infraestrutura, aplicativos e dados.

Alguns dos benefícios observados são:

+++ Adoção mais rápida da nuvem: acelere a migração para a nuvem com implantações simples e práticas recomendadas integradas.

+++ Aumento da produtividade: escale a produtividade e reduza os custos com uma infraestrutura totalmente gerenciada.

+++ Flexibilidade em várias nuvens: ative a flexibilidade em múltiplas nuvens com um único fluxo de trabalho para todos os provedores.

Contratando as ferramentas HashiCorp com a ilegra, você terá o dimensionamento dos produtos e respectivos serviços de acordo com ambientes de desenvolvimento de software, cultura e maturidade digital de sua empresa. Durante todo o processo de aquisição, será realizado o acompanhamento consultivo para o sucesso no uso dos produtos e serviços. A abordagem business centric da ilegra tratá sempre a solução ideal para seu negócio.

Conheça mais sobre os produtos HashiCorp.

Compartilhe este post: