Escrito por ilegra, pense além, em 10/01/2020

8 minutos de leitura

O processo de transformação digital da Orsegups

Confira aqui um infográfico que produzimos com a versão resumida do case Orsegups.

Sobre a Orsegups

A Orsegups, empresa genuinamente brasileira e líder nacional no mercado de segurança, atua fortemente nas áreas de segurança eletrônica, segurança patrimonial e facilities. Tecnologia de última geração, métodos inovadores e sistemas inteligentes aplicados às soluções em segurança consolidam a Orsegups como referência no Brasil em análise, prevenção e redução de riscos.

Com mais de 40 anos de mercado, fiel às suas diretrizes organizacionais e seus valores; transparência, responsabilidade social, cooperação, resultado e excelência, a Orsegups se solidificou e escreveu uma história de protagonismo no segmento de segurança. Foi a partir de seu DNA, atuando com ética e transparência, que a Orsegups conquistou certificações nacionais e internacionais como Dun and Bradstreet Corporation e ISO 9001:2015, além das premiações Top of Mind e Prêmio Impar.

Sediada em São José, na Grande Florianópolis, Santa Catarina, a Orsegups atua no Brasil todo e conta em seu portfólio com mais de 80 mil clientes. A sua equipe, altamente capacitada, é composta por mais de 6 mil colaboradores, distribuídos entre os seus 26 escritórios regionais e unidades operacionais. Sua capacidade de atendimento está alicerçada em centenas de rotas táticas de pronta resposta, presentes em diversas cidades brasileiras, ratificando a melhor e maior oferta de soluções em segurança para o mercado nacional.

 

O Desafio

Como parte do processo de transformação digital pelo qual está passando, e em busca de uma cultura mais inovativa, a Orsegups tinha o objetivo de construir uma plataforma digital que possibilitasse a criação de produtos digitais que habilitem novos modelos de negócios e melhores oportunidades e experiências aos usuários. Seu antigo modelo de trabalho – operar com sistemas ‘white label’ de terceiros – não permitia inovar nem desenvolver vantagem competitiva e diferenciais, e naquele momento a área de TI não tinha o conhecimento necessário em tecnologia e design para a inovação em produtos digitais, além de tempo para se dedicar ao projeto, visto que estavam focados na operação.

Por que escolher a Amazon Web Services? 

A Consultoria de Arquitetura da ilegra atuou desde a estratégia e execução, passando por utilização de abordagem cloud-native, que permite o desenvolvimento de software mais rápido, até a criação de aplicativos resilientes (capazes de se recuperarem de falhas e continuarem a funcionar), gerenciáveis e escalonáveis. 

Para que haja uma verdadeira transformação digital é preciso investir em um ecossistema alicerçado numa arquitetura de tecnologia que suporte todas estratégias da empresa do ponto de vista de negócios e que entregue valor aos clientes. Nós valorizamos muito a arquitetura de tecnologia que estamos desenvolvendo junto à ilegra para suportar a nossa evolução pelos próximos anos”, comenta Giliardi dos Santos, CTO da Orsegups.

Neste contexto, a AWS apresentou-se como parceiro provedor cloud, tornando viável a implantação da arquitetura proposta através da sua ampla gama de produtos e serviços cloud. 

A solução 

A arquitetura proposta para atender às necessidades do cliente é composta dos componentes:

  • Amazon Virtual Private Cloud (VPC): para criar um ambiente seguro e privado para a plataforma do Grupo. Acesso administrativo via Bastion garantindo a segurança em manutenção aos aplicativos em caso de necessidade. 
  • Amazon Elastic Compute Cloud (EC2): para suportar o pipeline de deploy, os sistemas relacionados aos serviços (Artifactory, Jenkins, Vault, ETCD, entre outros), juntamente com o serviço de Auto-Scaling, garantindo a escalabilidade necessária ao ambiente
  • Amazon Elastic Kubernetes Services (EKS): para possibilitar a implantação, gerenciamento e escalabilidade de todos os microsserviços de front-end e back-end disponibilizados via Containers, em diferentes zonas, garantindo que a solução esteja sempre disponível para os usuários.
  • Simple Cloud Storage Service (S3): para agir como o repositório de dados e imagens da plataforma, tendo redundância, performance e todos os atributos de seguranças, garantindo acesso aos dados de forma eficaz. 
  • AWS IoT: para realizar a comunicação entre o sistema e todas as centrais de segurança instaladas nos clientes, permitindo o controle e performance de todos os dispositivos de uma forma centralizada e segura. 
  • Amazon Relational Database Service (RDS): para disponibilizar um serviço gerenciado de banco de dados relacional com backups periódicos utilizando snaps de forma a ser rapidamente iniciado em um diferente zona em caso de falha.
  • AWS Lambda Functions: para disponibilizar funções que irão executar sob demanda de acordo com os status reportados pelas centrais de segurança através das regras do AWS IoT Core.
  • Amazon Simple Queue Service (SQS): para utilização de filas de mensagens gerenciadas pelos microsserviços.
  • Amazon Elasticache: para utilização de armazenamento de dados em memória pelos microsserviços, permitindo alto throughput e baixa latência no acesso aos mesmos.
  • Application Load Balance (ALB): para prover acesso à plataforma possibilitando a indicação de contextos para cada serviço correspondente e trazendo uma camada de segurança e gerenciamento de conteúdo. 

 

Solução AWS

 

Os benefícios 

Entre os resultados conquistados até agora estão o desenvolvimento de uma plataforma digital com práticas de engenharia moderna, feitas de forma sustentável, suportando novos modelos de negócio, redução de custos, simplificação de processos e melhor experiência para o usuário final. Entre os benefícios estão a velocidade na criação de novos serviços, qualidade e estabilidade das soluções, bem como modernização e redução de tempo e gargalos.

A ilegra agregou muito à nossa cultura, com uma série de processos voltados para inovação e boas práticas, tornando o desenvolvimento digital e de geração de valor ao negócio muito mais fácil de se adotar. Além do conhecimento técnico, trouxe confiança com uma cultura do trabalho remoto, com times distribuídos entregando software com qualidade e uma comunicação fluída, como se estivessem trabalhando lado a lado”, reforça o CTO.

Próximos passos

Para saber mais sobre como a AWS pode ajudar com as necessidades relacionadas a aplicações, acesse nossa página de aplicações web, móveis e de redes sociais: http://aws.amazon.com/web-mobile-social/

Para obter mais informações sobre como a ilegra pode ajudar empresas a executar infraestrutura na Nuvem AWS, consulte as informações da ilegra no Diretório de parceiros da AWS.

 

Newsletter

Insira um dado válido