Case

+ ilegra

Somamos na nova jornada digital da Dexco, criando novos processos para a otimização de desenvolvimento e operação de softwares.

Desafio

A Dexco, empresa brasileira presente no mercado há mais de 70 anos, é detentora das marcas Duratex e Durafloor (divisão Madeira), Deca e Hydra (divisão Deca) e Portinari, Castelatto e Ceusa (divisão Revestimentos). Em 2020, iniciou um processo de transformação digital, mudou a marca e também criou um novo foco de mercado.
Como principais motivações para o projeto, buscava otimizar processos de desenvolvimento e operações de software, melhorar comunicação entre TI e áreas de negócio e internalizar a cultura de design para colocar o usuário no centro, além de diminuir o turnover e ampliar o conhecimento dos sistemas.

Como somamos

A ilegra está somando nessa nova jornada digital, atuando na busca por novos processos para a otimização de desenvolvimento e operação de softwares. Com a implementação de novas tecnologias, está permitindo que a Dexco alavanque suas estratégias e foque exclusivamente em seu core business. Hoje já são mais de mil horas utilizadas dos times para deploy de aplicações nos ambientes Dexco. Mais de 80 projetos estão integrados à esteira DevOps, evitando ações manuais e garantindo os requisitos mínimos de segurança. Onze times utilizam e seguem os processos criados totalmente em conformidade com as diretrizes tecnológicas. Por fim, mais de 55 tecnologias, frameworks, componentes e linguagens são suportadas pelo projeto.

DevOps
FinOps
Squads multidisciplinares

A arquitetura de tecnologia aplicada ao ambiente entrega serviços de infraestrutura de maneira fácil e prática, garantindo eficiência de performance na escalabilidade de acordo com a demanda.

Desde o início da parceria, em meados de 2020, a empresa identificou uma redução de 33% nos custos com tecnologias para melhorar os processos. Essa economia impacta inclusive nos esforços de ESG, pois a empresa passou a desligar os ambientes de homologação, desenvolvimento etc fora dos horários comerciais, provocando uma redução nos gastos de energia. Além disso, o ganho em automação e eficiência foi notável. “Antes de iniciarmos o projeto, o processo para subir no ambiente e infraestrutura demorava, em média, até uma semana e meia. Hoje, fazemos em, no máximo, uma hora. Isso porque, a tecnologia aplicada possui uma automação que substitui todo o processo manual, como era anteriormente, em que tínhamos uma pessoa para cada ação específica”, explica Evandro.

Evandro Gussi Medrado

Arquiteto de Soluções Especialista na Dexco

“Precisávamos acelerar os nossos processos de automação, governança e inovação e a parceria com o time da ilegra tem sido fundamental.”