Confira aqui um infográfico de mais um case de sucesso AWS em parceria com a ilegra.

 

Sobre o Grupo A

Fundada em 1973 em Porto Alegre , o Grupo A (antes Artmed Editora) reúne um grande portfólio de negócios voltados para o universo educacional, integrando conteúdo, tecnologia e serviços. Posicionando-se como uma fonte de soluções educacionais altamente personalizadas para Instituições do Ensino Superior o Grupo A possui hoje o maior portifólio de soluções integradas do mercado. Utilizando-se de soluções próprias e associado a líderes internacionais de seus segmentos, o Grupo A conta com cerca de 2.400 títulos ativos, mais de 50.000 usuários de educação continuada de medicina à distância e mais de 1 milhão de estudantes utilizando suas plataformas. Sediada em Porto Alegre, o Grupo A pretende ser o principal player de tecnologia de ensino no Brasil.

 

O Desafio

O Grupo A, tinha como sustentação de uma de suas plataformas um ambiente composto por servidores sem capacidade de escala em um co-location. A expansão dos negócios do grupo, aliado ao crescimento da utilização das plataformas digitais, trouxe o desafio de evolução do ambiente tecnológico visando o aumento na segurança dos dados dos clientes, a estabilidade da plataforma, a escalabilidade para suportar o crescimento do número de clientes atendidos e também a automatização desta escalabilidade para suportar picos de volume de acesso em determinados momentos do dia, conforme o peculiar comportamento de acesso do ensino à distância ou online.

 

Por que escolher a Amazon Web Services?

“No momento da decisão pela opção tecnológica que pudesse trazer as soluções para os desafios do crescimento dos negócios do grupo, visualizamos na AWS o potencial para nos trazer a possibilidade de auto escalabilidade, garantindo a performance de nossas operações durante os picos de utilização de nossa plataforma. Por outro lado, visualizamos também a capacidade da AWS, através de suas certificações em segurança, de contribuir com a proteção aos dados de nossos clientes, diz Mauro Pires , Gerente de Inovação e Tecnologia do Grupo A. O Grupo A contou com a parceria da ilegra, que hoje faz parte da Rede de Parceiros AWS (APN), para apoiar na arquitetura, migração e suporte de seus serviços para a AWS.

 

A Solução

A arquitetura proposta para atender às necessidades do cliente é compostados componentes:

Amazon Virtual Private Cloud (VPC) : para criar um ambiente seguro e privado para a plataforma do Grupo. Acesso administrativo via Bastion garantindo a segurança em manutenção aos aplicativos em caso de necessidade.

Amazon Elastic Compute Cloud (EC2) : para suportar a Plataforma Microsoft, juntamente com o serviço de Auto-Scaling, garantindo a escalabilidade necessária ao ambiente.

Simple Cloud Storage Service (S3) : para agir como o repositório de dados da plataforma, tendo redundância, performance e todos os atributos de seguranças, garantindo acesso aos dados de forma eficaz.

Amazon Relational Database Service (RDS) : para disponibilizar um serviço gerenciado de banco de dados relacional com backups periódicos utilizando snaps de forma a ser rapidamente iniciado em uma diferente zona em caso de falha.

Application Load Balance (ALB) : para prover acesso à plataforma possibilitando a indicação de contextos para cada serviço correspondente e trazendo uma camada de segurança e gerenciamento de conteúdo.

 

Os benefícios

A estrutura, criada pelo Grupo A com apoio da ilegra e utilizando-se os serviços de cloud da AWS, atualmente já suporta os clientes do grupo trazendo uma maior segurança aos dados, performance no acesso às soluções independente do volume de acessos, e alta disponibilidade, reforçando a preocupação do Grupo A na constante busca pelas melhores soluções tecnológicas para seus clientes.

 

Próximos passos

Para saber mais sobre como a AWS pode ajudar com as necessidades relacionadas a aplicações, acesse nossa página de aplicações web, móveis e de redes sociais: http://aws.amazon.com/web-mobile-social/

Para obter mais informações sobre como a ilegra pode ajudar empresas a executar infraestrutura na Nuvem AWS, consulte as informações da ilegra no Diretório de parceiros da AWS.